estado do mar

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"estado do mar"
na nova versão do site.

grande peixe
Mensagens: 44
Registado: domingo set 09, 2012 10:21 am

estado do mar

Mensagem por grande peixe »

Boa noite, estou a pensar experimentar uma embarcada à galega, o meu grande receio é o estado do mar, agradecia dicas para escolher um dia com certeza de apanhar um mar estanhado. . Sites como o windguru ajudam mas nem sempre são fiáveis.. já tive situações de não sair de casa por causa da previsão de ventos fortes e o tempo estar porreiro e o contrário também.. certamente deve haver dias que não enganam.. obrigado.
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: estado do mar

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
grande peixe Escreveu:Boa noite, estou a pensar experimentar uma embarcada à galega, o meu grande receio é o estado do mar, agradecia dicas para escolher um dia com certeza de apanhar um mar estanhado. . Sites como o windguru ajudam mas nem sempre são fiáveis.. já tive situações de não sair de casa por causa da previsão de ventos fortes e o tempo estar porreiro e o contrário também.. certamente deve haver dias que não enganam.. obrigado.
Como dizes o windguru é um dos locais onde se pode fazer a consulta do estado do mar, para além de muitos outros, por exemplo o Instituto Portguês do Mar e da Atmosfera, vê aqui, http://www.ipma.pt/pt/maritima/cartas/, mas também te alerto para o seguinte, os mestres dos barcos não saem com mau tempo, mar ou vento.

Também te digo, que para saberes o estado do mar e vento, para depois marcares uma pesca, vai ser quase impossível, pelo menos em Aveiro, só se tiveres um amigo com barco, porque sabes o estado do tempo com com previsões fiáveis entre as 96 e as 48 horas do embarque, mas às vezes menos.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
Antero Braz da Silva
Mensagens: 49
Registado: sexta dez 28, 2012 7:52 pm

Re: estado do mar

Mensagem por Antero Braz da Silva »

Boa tarde
Como disse o amigo Braga, não é fácil saber de antemão se o mar vai estar estanhado daqui a alguns dias, para se poder marcar a pescaria pela certa.

A título de exemplo, digo-lhe que por muitas vezes fiz algumas centenas de Kms para ir à pesca e quando chego ao local, acabamos por não sair por causa do estado do mar.

O que lhe posso dizer, é que marque a pescaria apontando algures para um período de quarto crescente ou quarto minguante e depois "seja o que Deus quiser". Mas os mestres das M.T. são gente que sabe o que faz e não arriscam se não houver condições de segurança.
grande peixe
Mensagens: 44
Registado: domingo set 09, 2012 10:21 am

Re: estado do mar

Mensagem por grande peixe »

Boa tarde,

Obrigado pelas respostas é bom saber que existe essa consciência por parte dos operadores, já agora a meio da semana será mais fácil conseguir vaga? ou pelo menos marcar com menos antecedência? acho que ter o azar de ir num dia de mar em que não se pare quieto no barco, ou como o amigo Braga disse num post recente que esteve de estar o dia todo a pescar sentado por causa do estado do mar seria para desistir da ideia, ou o mais certo perder o dinheiro e não embarcar.. Mais uma vez obrigado.
grande peixe
Mensagens: 44
Registado: domingo set 09, 2012 10:21 am

Re: estado do mar

Mensagem por grande peixe »

Já agora gostava de fazer mais uma pergunta para quem está habituado a estas lides, qual o grande susto (s) que já apanharam? E o porque de terem acontecido.. Obrigado
Avatar do Utilizador
Antero Braz da Silva
Mensagens: 49
Registado: sexta dez 28, 2012 7:52 pm

Re: estado do mar

Mensagem por Antero Braz da Silva »

O Grande susto que apanhei foi num dia de mar muito calmo, quando vinhamos a navegar muito junto à costa, todos a brincar e quase sem ninguém saber como, estávamos num "baixio" com uma onda a rebentar quase em cima.
Felizmente houve um "click" segundos antes, e houve sangue frio suficiente para ultrapassar a situação.
Mas já passei por outros sustos, embora menores e acho que "o mar avisa-nos sempre". Depois há que ter capacidade para entender os avisos e não ter vergonha que alguém nos chame "medrosos"!
Uma outra vez, estava a sul da Nazaré e fez-se um silêncio tal que me arrepiei. Olhei para os meus colegas e um deles perguntou: Sentiste o mesmo que eu?
Viemos para terra, eram cerca de 11h da manhã e quando estavamos a almoçar, começámos a vêr os barcos todos a regressar. Estava um temporal lá para fora, que metia medo.
O Salva Vidas saiu em auxílio de um barco por volta das 15 horas e já não havia nada a fazer.

O mar não gosta de brincadeiras nem de heróis!
grande peixe
Mensagens: 44
Registado: domingo set 09, 2012 10:21 am

Re: estado do mar

Mensagem por grande peixe »

Pois é muito importante respeitar o mar e eu por natureza para além de ser medricas sou muito cauteloso e não gosto de arriscar nada o problema também poderá ser num barco com 10 pessoas qual é a vontade que prevalece? A do mestre? Espero que sim... já agora quais conhece e gosta em Aveiro? Obrigado pela ajuda.
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: estado do mar

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

Dentro de um barco só há uma voz e é a do comandante.
É das primeiras coisas que se aprende ao tirar a carta é que o barco não arranca da marina sem estar perfeitamente claro quem é a pessoa do comando, isto claro quando existe dentro do mesmo barco várias pessoas com competência para navegar.

Acho que a primeira embarcada é sempre arriscada porque a pessoa não sabe se é propicia de enjoar ou não.
Acho que deve aguardar um pouco mais até ao mês de março se quiser ter mais probabilidades de apanhar um mar simpático e que proporcione um dia diferente e agradável.
Ainda que a pescaria não seja a melhor, sabe bem aqueles dias de sol de primavera em que o calor ainda não é muito e o frio também já não "chateia".

Cumprimentos,
Roberto
Responder