Que espécie será esta?

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Que espécie será esta?"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Que espécie será esta?

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Já agora, alguns pescadores da zona de Vila Praia de Âncora (foi lá primeira vez que vi este peixe) também lhe chamam de barbos devido aos 3 barbilhos que tem este peixe.

Eles lá, na maré vaza, usam canas de bambu com um anzol na ponta iscado de sardinha, e enfiam várias canas nos buracos entre as pedras onde acham que pode haver peixe. Já vi apanharem peixes de quilo :fixe:

Ab
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Que espécie será esta?

Mensagem por fdp »

Boas pessoal do SDP !!
Mudam-se as terras , mudam-se os nomes !!
Larotes , Lulões , aqui na minha zona chamamos Barbadas ou Julianas (não sei porquê) ! :huuum:
Como é possível que o pobre do «peixito» tenha tantos nomes ???
Parece-me óbvio que pertence à «família» das abróteas !
Por aquilo que sei esconde-se em qualquer buraco nas pedras , e «pica» a qualquer isco !!
Muitas vezes na vazia ficam encurralados nas poças de água e quase que podem ser apanhados à mão !!
Quando se pesca à chumbadinha , é presença quase certa !!
bladerunner Escreveu: Já vi apanharem peixes de quilo
Nunca vi sair nenhum de kilo , quando muito 300/400 g !!
MAS FRITINHOS , SÃO TÃO BONS !!
Fiquem bem !!!
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: Que espécie será esta?

Mensagem por Trophy_Master »

Ainda hoje via tirarem um que umas 500 grs tinha na boa, foi o maior que tinha visto até agora
Avatar do Utilizador
pintassilgo
Utilizador Regular
Mensagens: 2018
Registado: domingo jan 11, 2009 2:48 pm

Re: Que espécie será esta?

Mensagem por pintassilgo »

ja vi de kg.e ate ja apanhei bem grandes e todos no cais de viana.normalmente estes grandes ate eram vermelhos.1 tio meu apanhou 1 que ao passar pelo buraco por onde meteu o ferro ficou sem parte da barriga por ser muito grande e mesmo assim passava pela casa de kg e era vermelho.la sao ao xuto.
Avatar do Utilizador
rasta
Mensagens: 776
Registado: domingo jan 23, 2011 11:23 pm

Re: Que espécie será esta?

Mensagem por rasta »

ja tirei kg em aveiro no cais das bacas com lula :join: :118:
miguel30
Mensagens: 125
Registado: terça jul 17, 2012 5:18 pm

Re: Que espécie será esta?

Mensagem por miguel30 »

Sinceramente aqui chama-se abrótea. Á chumbadinha com camarão é bom até com mar complicado
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Que espécie será esta?

Mensagem por krazy_dude »

Olha os larotes :join:
Por aqui saiem ao fundo, à boia (quando está perto do fundo) e a chumbadinha... ha e também saiem vários nas armadilhas do camarão, eles não dão hipoteses! :hahaha:
é um peixe bom especialmente se for grande, já provei frito (tinha que fazer a experiencia já que tanta gente me dizia que eram uma maravilha) e gostei!
Já vi tirarem um enorme mesmo, alguns são tigrados (cores)
Li um artigo já não me recordo onde... em que fala desta espécie e em como são saborosos, pelo que a noticia dizia este peixe não é comercializado por ser muito fragil em termos de conservação, (é um peixe mole), mas ha pescadores especialmente os mais velhos em que dizem maravilhas deste peixe em caldeiradas
Eu pessoalmente nunca os trago, só se for um grande (trago para o meu pai e como uma garfada :join: ) ou se for um que embuxou, mas é raro trazer...
Abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
VitorGil
Mensagens: 43
Registado: sexta nov 30, 2012 12:46 am

Re: Que espécie será esta?

Mensagem por VitorGil »

Boas ppl,essa especie para mim é abrotea sim, embora ainda pequena,ultimamente onde pesco com os meus companheiros (zona de peniche) é o que tem saido frequentemente , uma delas tinha + de kilo e meio. :D .Abraços e boas pescarias
Responder