ponteiras vs condição do mar

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"ponteiras vs condição do mar"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: ponteiras vs condição do mar

Mensagem por CANIVETE »

Os meus agradecimentos pelas opiniões dadas
O titulo do tópico não é o mais correcto para o que pretendia,depreendi depois pelas opiniões.
As ponteiras nos diversos:de facto conhecer o material com que trabalhamos é importante para mim,canas de melhor ou menor qualidade, equipadas com ponteiras de fibra ou carbono,com ação de ponteira, parabólica ou semi-parabólica,é mais fácil a adaptação,diria que qualquer uma serve para este tipo de pesca.
Pargos:aqui já começam as complicações,canas leves,na casa dos 4m,algumas são canas de boia adaptadas com ponteiras de fibra maciça, um pouco mais compridas de ação semi ou parabólica.
Douradas:ui aqui pia fininho ,canas de qualidade,leves,rijas,acão de ponteira e em carbono de preferência
Estas são situações que vi no terreno ,e estou tentando aprender e aperfeiçoar,não é uma regra,não tem de ser assim,no meu caso só pesco com ponteiras de carbono

abraço



Manuel Matos
Avatar do Utilizador
N Moreira
Mensagens: 183
Registado: segunda jan 17, 2011 3:04 pm

Re: ponteiras vs condição do mar

Mensagem por N Moreira »

Boas eu acho que a cana ser rija para as douradas não é o melhor, pois a cana tambem deve ter espaço de manobra para vergar nas cabeçadas da dourada e então dourada um peixe bem lutador tal como os pargos, aquilo que a cana de dourada deve ter é trabalhar com uma ponteira super sensivel de modo que a dourada respire e tu vejas na ponteira so o respirar o resto é jeito e saber, o segundo certo em que se reage para a ferragem, a força e amplitude com que se faz depende da cana e isso so depende se estas abituado a ela ou não, a cana tem de fazer parte do teu corpo, reacção e força, depois tem um acessorio que se chama ponteira e que resulta se sobermos casalo com o tipo de pesca que estamos a fazer
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: ponteiras vs condição do mar

Mensagem por CANIVETE »

Amigo Moreira para mim nas douradas o que aprendi a ponteira é fundamental é um bem precioso nesta pesca ,concordo contigo que a cana tenha a tal amplitude para dar sempre um pouco para o caso de uma captura maior,mas sempre com uma rigidez que permita uma ferragem na hora e no momento certo



abraço




Manuel Matos
Avatar do Utilizador
N Moreira
Mensagens: 183
Registado: segunda jan 17, 2011 3:04 pm

Re: ponteiras vs condição do mar

Mensagem por N Moreira »

sabes essa conversa das canas!?!??!!!!

aquilo que vou a vendo dorante o ano inteiro ,é muito pescador que compra 1 / 2 ou mais canas por ano tem 20 canas em casa algumas se não a maior parte bem caras, umas para isto outras para aquilo e a maior parte do ano pesca sempre com a mesma , dizem eles que é a da sorte :lol:

na minha opinião aquilo que se chama sorte é habito o pescador e a cana são um só e estão bem adaptados .

seja a pesca daquilo que for claro que a canas mais para uma coisa que para outra.

ja vi muito pescador que parte um elemento da cana e esta a pescar bem, pronto é pescador, vai ao saco e tira outra cna mais parabolica menos parabilica , outra cana diferente e continua a pescar bem, chama-se ter sensiblidade e jeito, que é o que muita gente não tem,

e olha eu as vezes tambem me falta
Avatar do Utilizador
teco43043
Mensagens: 222
Registado: sexta fev 25, 2011 7:15 pm

Re: ponteiras vs condição do mar

Mensagem por teco43043 »

:fixe: :fixe:
jopesca
Mensagens: 65
Registado: sexta mai 04, 2012 11:37 pm

Re: ponteiras vs condição do mar

Mensagem por jopesca »

pedrodasilva Escreveu:Boas, eu pessoalmente tambem pesco quase sempre com ponteira de carbono, excepto quando o peixe anda a comer de faca e garfo ou quando pesco mais fundo com o mar parado. No entanto, quem pesca com canas de ação de ponteira devem ter mais em conta o aspecto da escolha da ponteira pois caso escolham uma ponteira de carbono demasiado dura, a probabilidade de a partir no lançamento aumenta exponencialmente...
Espero não ter dito nenhuma barbaridade...lol
Abraço e boas pescas...
Pedro Silva
" caso escolham uma ponteira de carbono demasiado dura, a probabilidade de a partir no lançamento aumenta exponencialmente..." na pesca de barco é só deixar cair o cumbo fundo abaixo,nao precisa de fazer lancamentos por varias razoes...
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: ponteiras vs condição do mar

Mensagem por Josy »

Pesco na maioria das vezes de barco, mas nunca fiz a chamada pesca embarcada em grupos, tenho talvez umas 10 canas , dentro as quais escolho para uitlização no barco, nenhuma delas é de ponteira. As de ponteira quanto a mim são óptimas só para uma coisa para partir e andar a comprar ponteiras novas.

Já agora a titulo de dica, vi muitas vezes vários profissionais a encherem o barco com douradas a pescar á cana, nunca vi nenhum com cana de ponteira.

Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: ponteiras vs condição do mar

Mensagem por Ramiro »

Aqui na zona de Peniche, a maior parte dos que se dedicam à Dourada (pesca embarcada, claro) utilizam canas do tipo spinning, sendo uma das favoritas a SpeedMaster da Shimano, 3.3mts e acção 20-80grms.
Responder