ponteiras vs condição do mar

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"ponteiras vs condição do mar"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

ponteiras vs condição do mar

Mensagem por CANIVETE »

As ponteiras,falamos das canas,dos carretos, das montagens,ect e muito pouco das ponteiras ,são elas que nos transmitem o que se passa lá em baixo.Um elemento a que o pessoal fora das lides da competição não liga muito,umas de fibra umas de carbono.
A ideia do tópico é:que tipo devemos usar enquadrada, com profundidade,tipo de mar,tipo de peixe,a própria ação da cana por vezes determina o tipo de ponteira .



abraço



manuel matos
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: ponteiras vs condição do mar

Mensagem por pedrolourenco79 »

Boas eu sou dos teimosos da competiçao...

Uso a mesmo Ponteira de fibra de carbono em 99% das situaçoes, podendo no maximo trocar por uma de fibra apenas para uma pesca muito especifica de rapar o fundo. O meu braço, o meu toque de peixe e o trabalhar da cana está feito para aquela ponteira, por isso nao mudo nem por nada :) :join:


P.S. alem disso em condiçoes ideais do pescador, a cana tem que acompanhar o mais possivel a ondulaçao e movimentos do barco, este mar chao esteja mar de 3m... só assim conseguimos ser completamente eficientes, e logo este facto das condiçoes de mar (pessoalmente) não influencia em nada a escolha da ponteira
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: ponteiras vs condição do mar

Mensagem por CANIVETE »

então pessoal ninguem diz nada,vou esperar mais um pouco para dar tambem o meu parecer.


abraço




manuel matos
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: ponteiras vs condição do mar

Mensagem por ffgsoares »

Ó Manel a maioria são engodadores :118: :hahaha: :hahaha: :hahaha:

:fixe:
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: ponteiras vs condição do mar

Mensagem por Trophy_Master »

De pesca de embarcada nao percebo nada amigo, andei a pesquisar pela net e pouco encontrei sobre o assunto, encontrei este pequeno texto sobre canas de embarcada, espero que ajude em algo



"
PARABÓLICAS
Canas que trabalham num todo, ou seja, quando trazemos um peixe para cima, a sua curvatura vai do início da vara (cunho) ao final (ponteira). Essa curvatura é mais ou menos acentuada consoante a espessura de cada elemento.
Trata-se de canas bastante adequadas aos menos experientes, pois ‘permitem’ certos erros aquando do trabalhar de melhores exemplares. Normalmente, são mais eficazes em tamanhos até 2.7 m, aproximadamente.



SEMI-PARABÓLICAS
São em muito idênticas às anteriores, só que, ao invés dessas, a sua curvatura inicia-se a dois terços da vara, ou do meio para a frente.
Comparando este tipo com o anterior, pode dizer-se que são canas mais potentes na hora da ferragem, mas na hora do tal peixe não permitem tantos erros. São as canas mais comuns no mercado, aconselhadas a quem já sabe ‘umas coisas’.
Apresentam, em geral, comprimentos entre 2.7 e 3.2 m (em alguns casos, 3.5 m).
PROGRESSIVAS
As últimas a chegar ao mercado. Como o próprio nome indica, a sua acção não é uniforme e é ditada pelo peixe, ou melhor, pela força que este exerce na ‘luta’ daí o nome que receberam.
Podemos dizer que o peixe dita a curvatura que a cana terá; quanto maior ou quanto mais forte ele for, mais pronunciada será a
curvatura da cana. Com um peixe menor(como uma safia), estas canas parecem ter acção de ponteira; mas quando enfrentam um exemplar maior (como um pargo), parecem canas semi-parabólicas.
Normalmente exigem bastante conhecimento de pesca, pois só um pescador mais experimentado consegue dizer que peixe traz mesmo antes de ele chegar cá acima.



Podemos ainda dizer que quem pesca com estas canas ‘trabalha’ o peixe muito mais com o carreto (leia-se: com a embraiagem) do que com a cana propriamente dita.
Geralmente, são mais inclinadas para a competição e este tipo de acção é mais fácil de encontrar em cana telescópicas que fazem várias medidas, quer entre os 3 e os 4 m, quer entre os 4 e os 5 m.
DE ACÇÃO DE PONTEIRA
Como o próprio nome indica, estas canas ‘trabalham’ o peixe essencialmente no último terço do seu comprimento, ou seja: nelas trabalha a ponteira e pouco mais! São canas incrivelmente rijas e que, hora após hora em acção de pesca, ‘rebentam’, literalmente, os braços de quem as usa.
Mas, como em tudo, existem vantagens e desvantagens. Se as desvantagens estão enumeradas, as grandes vantagens deste tipo de canas são a sua incrível potência e eficácia no acto de ferragem.
Como as canas progressivas, são maioritariamente telescópicas e, também elas, muito utilizadas em competição. Julgamos que o seu tamanho ideal se situa nos 4m."
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: ponteiras vs condição do mar

Mensagem por CANIVETE »

obrigado Master eu tenho as minhas proprias ideias se são corretas não sei tenho estado a aguardar,mas é um assunto muito pouco esmiuçado


abraço


Manuel Matos
Avatar do Utilizador
pedrodasilva
Mensagens: 761
Registado: segunda abr 18, 2011 9:34 pm

Re: ponteiras vs condição do mar

Mensagem por pedrodasilva »

Boas, eu pessoalmente tambem pesco quase sempre com ponteira de carbono, excepto quando o peixe anda a comer de faca e garfo ou quando pesco mais fundo com o mar parado. No entanto, quem pesca com canas de ação de ponteira devem ter mais em conta o aspecto da escolha da ponteira pois caso escolham uma ponteira de carbono demasiado dura, a probabilidade de a partir no lançamento aumenta exponencialmente...
Espero não ter dito nenhuma barbaridade...lol
Abraço e boas pescas...
Pedro Silva
malena
Mensagens: 168
Registado: quarta dez 19, 2007 3:03 pm

Re: ponteiras vs condição do mar

Mensagem por malena »

Não fazendo competição e de barco praticamente só pesco a exemplares maiores mas e, duma maneira generalista, uso ponteiras mais rijas para mares mais calmos e mais macias quando está mais mar. Tem como fundamento o facto se queremos manter a pesca estavel no fundo o conjunto cana/ponteira tem de ser o mais macio possivel de forma a amortecer as "porradas" do mar. De qualquer forma uso quase sempre as mesmas ponteiras nas mesmas canas, ou seja, quando quero mudar mudo cana/ponteira, mais ou menos macia de acordo com os pressupostos atrás.
De qualquer forma acho mais importante do que tudo isto, a adaptação do pescador ao material!!! se nos habituarmos a determinada cana/ponteira usamo-la em praticamente todas as situações.
Responder