Cana para principiante

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Cana para principiante"
na nova versão do site.

Andrezio
Mensagens: 235
Registado: terça dez 04, 2012 10:39 pm

Cana para principiante

Mensagem por Andrezio »

Boas, como está ai o Natal estava a pensar em oferecer uma cana de mar para mim, mas como nunca pesquei em mar não sei bem o que hei de comprar.
Sou do Algarve e em principio a pesca será feita para Aljezur, embora de vez em quando não quer dizer que não faça num sitio em que as rochas sejam menos altas ou até mesmo em pontões.
Eu sei que é bastante improvável que uma cana dê para fundo e para a boia, mas será que dá?
Pelo que tive a ler no fórum as canas para bóia devem ter no minimo 5m, e as de surfcasting ou para rock fishing com 4,5m para uma pessoa com 1,72(o meu caso).
Ai vem as perguntas: uma cana que dê para surfcasting dá também para rock fishing e qual a capacidade de arremesso e comprimento que devem ter?Tipo de acção?
Para uma cana à boia qual a capacidade de arremesso que deve ter e compripmento para a zona onde vou buscar?Deve ser parabolica ou com acção mais de ponteira?
Há cerca de um mês fui a uma loja e o vendedor queria vender me uma cana de 4,5m(não me lembro o nome)e a cana tinha a parte de onde se agarra que dava para adaptar para boia ou fundo.Já agora oq ue tava a pensar a gastar na cana era 50 euros e no carreto 40.Sei que não é o ideal, mas não dará para dessenrascar.?
Peço desculpa por tantas perguntas, mas estou a tentar perceber como se escolhe bem uma cana.
Daquia uma semana ou uns dias estou a pensar em ir a loja e depois entro em contacto convosco de novo para me decidir no que compro.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Cana para principiante

Mensagem por ffgsoares »

Ó André, uma cana de bóia não dará para fazeres fundo e vice versa, cada cana é diversa da outra.

Se queres uma cana para fazer surfcasting e rockfishing ok, só que o orçamento que falas é um bocado curto, bem assim como para o carreto, já agora porque não dás uma espreitadela pelos classificados, há sempre malta que tem por lá á venda material que te pode servir na perfeição e onde arranjas preços engraçados.

É o que me oferece aconselhar-te.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
Jac Seabra
Mensagens: 251
Registado: segunda ago 27, 2007 3:50 pm

Re: Cana para principiante

Mensagem por Jac Seabra »

Boas

Não sendo eu propriamente um experte vou dar-te a minha opinião que farás dela o que muito bem entenderes.
Uma cana que faça simultaneamente pesca de fundo a partir da praia ou da rocha e boia, não me parece, se ficas bem servido para a pesca de fundo, de certeza que ficas mal na boia e vice versa.
Para pesca de fundo de praia e rocha sim podes usar a mesma cana. Comprimento eu uso 4,2 e 4,5 tenho a mesma altura que tu, no entanto sei de quem use 5 mts .
Quanto ao ser parabólica ou de acção ponteira, se procurares encontras de certeza textos na net a explicar as vantagens e desvantagens de cada caso.
Eu quando compro uma cana gosto sempre de as sentir na mão poder, dobrá-la pela ponteira e sentir o seu comportamento.
Agora a questão do preço, com a s verbas que dizes ter disponível não sei se vai ser fácil, só se for material da decathelon, ou uma promoção. De qualquer modo podes ver em algumas lojas on line : por exemplo balanzon, ideal torrense, maresia ( todas portuguesas) pesca tienda (espanhola) nesta ultima tens uma zona onde vendem canas com defeito ( normalmente anilhas estragadas, eles enviam as anilhas de substituição, se te ajeitares podes ser tu a fazer a reparação e ficas com uma cana por baixo preço. Já comprei material assim e há malta aqui no fórum que também fez o mesmo.
Quanto ao carreto a situação é semelhante á da cana. Se queres fazer praia e rochas convém ter duas bobines para poderes ter um fio mais fino para a praia e mais grosso para a rocha.
Espero ter ajudado
Fica bem
José Seabra
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Cana para principiante

Mensagem por joaonumberone »

Por esse valor e tendo em conta as limitações dos euros, embora eu concorde com aquilo que os anteriores companheiros disseram, o melhor é comprares uma cana telescopica com 4,5m ou 5m.
Com este tipo de cana podes fazer surfcasting, rockfishing e boia (mais pião).
A acção da cana deve ser até uns 200gr ou 250gr.
O problema é que não será uma canna boa para nenhuma das técnicas, mas que conseguirás é certo.
Atenção que os 4,5 á boia irão limitar-te a escolha do pesqueiro.
Andrezio
Mensagens: 235
Registado: terça dez 04, 2012 10:39 pm

Re: Cana para principiante

Mensagem por Andrezio »

Pois essa era a minha ideia comprar uma cana que desse para tudo.Mas estive a pensar melhor e para ter uma cana que dá para tudo mas nem é boa para boia nem para fundo prefiro ter uma cana apropriada a uma tecnica e conforme for sentido necessidade compro outra apropriada a outra tecnica.E como se não encontrar companhia não me devo aventurar nas falésias deverei sobretudo fazer surfcasting e pesca em molhes.Será que que dá para fazer pesca em molhes ao fundo?E para não comprar uma cana muito fraca estarei disposto a a gastar na cana até uns 70/80 euros.Podem me dar opiniões de canas e capacidades de arremeso recomendaveis para uma pesca na zona do barlavento algarvio(tanto pode ser na costa vicentina como na zona de Portimão e arredores).
Será que uma cana de surfcasting dessenrasca na pesca com feeder em agua doce?Mas prefiro sobretudo uma cana apropriada a fundo.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Cana para principiante

Mensagem por ffgsoares »

Aí o amigo João já usou a Vega Cadenza, e eu pelo que vi em acção de pesca era bem boa e acho que estava dentro desses preços.

Experimenta dar uma vista de olhos numa loja, pode ser que gostes.

Boas pescarias :fixe:
jppinto
Mensagens: 134
Registado: sexta ago 31, 2012 9:16 pm

Re: Cana para principiante

Mensagem por jppinto »

Boas, eu tenho uma Vega Cadenza de 4,5m e gosto muito da cana para surfcasting. Custou-me à volta de 70€. Lança bem e é uma cana leve, boa para principiantes.
Podes ainda dar uma vista nas canas da Pescatienda.com pois os preços são muito bons e o serviço impecável. Já vi canas deles em uso e acho que são boas.

Um abraço,

João Pinto
Andrezio
Mensagens: 235
Registado: terça dez 04, 2012 10:39 pm

Re: Cana para principiante

Mensagem por Andrezio »

Bem hoje fui a loja e dentro dos preços para mim aceitaveis vi estas tres canas:Vega Cazenza 4,5m, Barros Praia Nova 4,5m e Barros yellow tail 4,5 m.Qual e que recomendam?
Responder