Prancha de Surf para caça sub??

Mergulho

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Prancha de Surf para caça sub??"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
LCOSTA
Mensagens: 47
Registado: sábado fev 25, 2012 10:16 am

Prancha de Surf para caça sub??

Mensagem por LCOSTA »

Olá , venho tirar mais uma duvida em respeito ao material para caça submarina ainda não comecei nesta pratica mas estou reunindo condições para tal. Tenho visto vários caçadores sub a dizer que uma prancha faz jeito, e gostaria de uma ajuda neste campo, tb tenho um conselho de um amigo sobre o fato para caça que é melhor o 5mm pois dá maior mobilidade debaixo d'água e a marca indicada foi a cressi pq, segudo este amigo, diz que a cressi tem um material mais elastico e por conseguinte facilita ainda mais os movimentos, quanto a arma ainda nao tive nenhuma opinião explicita sobre isto, mas ja vi nos topicos que tb a melhor arma e de 75cm cressi comanche....se faltar ainda algum material essencial para começar agradecia a vossa opinião, como barbatanas: marca e modelo exemplo.....obrigado pela ajuda, o link abaixo mostra uma prancha do genero a que me referi....


http://marinhagrande.olx.pt/pranca-de-p ... -432942367
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Prancha de Surf para caça sub??

Mensagem por Rider »

Existe muita malta a usar este tipo de prancha em vez da boia de sinalização.
A prancha é de body, com alguma adaptações.
Ideal para deslocações, uma vez que pode levar as coisas em cima da prancha ( arma, etc...), e pelo facto de poder deslocar-se em cima/apoiado nela.
Avatar do Utilizador
okinawa
Mensagens: 48
Registado: quinta jun 21, 2007 7:45 am

Re: Prancha de Surf para caça sub??

Mensagem por okinawa »

Boa tarde Camarada,
É um desporto que te vai seduzir, decerto.
Quanto a material: realmente a prancha dá jeito naquelas situações em que fazes grandes deslocações à barbatana e dá-te alguma segurança naquelas situações em que tens de arriscar um bocado ao saír pela rebentação. Atenção que o uso da bandeira Alfa (azul e branca) é obrigatório, quer na prancha quer na bóia. Até aqui a PM fechava um bocado os olhos, e desde que levasses um destes dois meios de sinalização, não implicavam. Ao que parece, a partir de 2013 vão andar em cima das bandeiras, e a bandeira vermelha e branca não tem qualquer validade. Pessoalmente dou mais uso à boia que à prancha, mas isso já tem a ver com a escolha de cada um.
Em relação ao fato, eu apostava mais numa combinação de 7/5mm, ou seja, casaco de 7mm e calças de 5mm. Vais ver que naqueles dias de Inverno os 2mm a mais dão um jeitão. Também podes sempre optar por vestir um colete térmico debaixo do casaco, se sentires frio. Em relação a marcas: a Cressi é realmente uma boa marca, mas tens inúmeras marcas no mercado, a preços similares ou até mais acessíveis e com bons neoprenes. Um conselho: independentemente da marca, compra um fato "especial caça" - daqueles que têm de ser vestidos com uma loção de àgua e shampoo - é outro conforto.
Barbatanas: aqui vais começar a ouvir opiniões do género "...palas de carbono são as melhores...", e são, é verdade - maior rendimento, menos cansaço - mas não para quem está agora a aprender. Para além de serem bastante mais caras, não vais tirar partido do material. Compra umas barbatanas com palas em plástico, com bom poder de impulsão - já que gostas da Cressi, tens por exemplo as Gara 2000 ou as 3000 - barbatanas com boas prestações a preços acessíveis.
Arma: Vai para uma 75 - pelas suas dimensões compactas, é bastante polivalente e tanto te permite caçar ao buraco, como à Indío e até agachons a distâncias mais curtas.
Um conselho - dá uma vista de olhos pelos fóruns nacionais de caça submarina e procura nos classificados que de certeza consegues arranjar bom material a preços bem em conta.
Por último, mas não menos importante: Nenhum peixe vale uma vida.
É realmente um desporto fascinante, mas estás num habitat diferente e hostil, onde por vezes os erros se pagam demasiado caros. Nesta fase inicial (e mesmo mais tarde) procura mergulhar sempre acompanhado e de preferência com um companheiro já com alguma experiência. Não tentes atingir cotas profundas nos primeiros tempos, [-X até porque se fazem grandes caçadas a baixa profundidade. Respeita o mar e procura conhecer previamente (correntes, agueiros…) os locais onde vais caçar. Acima de tudo, diverte-te - mas sempre em segurança! Bons mergulhos! :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Prancha de Surf para caça sub??

Mensagem por ffgsoares »

Pratiquei a caça submarina muitos anos, parei á 5/6 anos, a idade já pesa um bocadito :join:

Subscrevo tudo o que o amigo Okinawa diz, e diz muito bem, para começares tem alguma contenção que o material é caro e por vezes compramos e depois não tiramos o melhor proveito dele, informa-te sempre bem.

Procura companhia porque caçar sózinho é muito perigoso, principalmente para quem se inicia, e, nunca arrisques, primeiro a tua segurança.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
okinawa
Mensagens: 48
Registado: quinta jun 21, 2007 7:45 am

Re: Prancha de Surf para caça sub??

Mensagem por okinawa »

ffgsoares Escreveu:Pratiquei a caça submarina muitos anos, parei á 5/6 anos, a idade já pesa um bocadito :join:
Amigo Soares, como a idade já pesa um bocadito dá sempre para tirares uma ou duas malhas de chumbo ao cinto (proporcional ao "peso" da idade :mrgreen: ) e assim dá para continuares a mergulhar :join:

Agora a sério, conheço algumas pessoas c/ 50 e 60 anos que continuam a fazer umas caçadas, embora com mais moderação claro.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Prancha de Surf para caça sub??

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro eu parei mais até pelo facto, primeiro as licenças começaram a ser caras mas, o meu companheiro das pescarias adoeceu e depois foi-se e fiquei sem companhia, até para me desafiar a ir, sabes como é, (é pá vamos la´amanhã) depois como parei fui-me acomodando.

Era uma coisa que gostava especialmente.

Boas pescarias :fixe:
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: Prancha de Surf para caça sub??

Mensagem por levi simao »

okinawa Escreveu: Atenção que o uso da bandeira Alfa (azul e branca) é obrigatório, quer na prancha quer na bóia. Até aqui a PM fechava um bocado os olhos, e desde que levasses um destes dois meios de sinalização, não implicavam. Ao que parece, a partir de 2013 vão andar em cima das bandeiras, e a bandeira vermelha e branca não tem qualquer validade:

Boa tarde nao querendo tirar razao a niguem alerto para esta falsa informacao a bandeira que sinaliza o mergulhador seja ela atravez de boia ou prancha ou insuflavel etc é de cor vermelha e branca e é obrigatoria a bandeira alfa que se refere azul e branca é para ser colocada na embarcacao para quem faz mergulho com apoio de embarcacao por exemplo se for de barco fundear o barco e depois mergulhar vai precisar de ter no barco asteada a bandeira azule branca e nao se pode afastar da embarcacao mais de 50 metros se nao estou em erro caso se afaste precisa da tal prancha ou boia com bandeira vermelha e branca.
resumindo a vermelha diz onde esta o mergulhador e a azul avisa as embarcacoes que aquela embarcacao tem gente dentro de agua pois na pratica ate quando vc sai de barco e no mar da um mergulhinho a bandeira tinha de ser asteada.
cumprimentos
mcll
Mensagens: 179
Registado: quarta ago 24, 2005 12:44 pm

Re: Prancha de Surf para caça sub??

Mensagem por mcll »

Boa tarde, penso que deve ser utilizada a bandeira ALFA. O art 2ª h) da portaria 144/2009 diz :
h) «Equipamento de sinalização» o equipamento utilizado para alertar terceiros para a presença de um mergulhador a exercer a pesca submarina, constituído por uma bóia, de forma redonda ou cilíndrica, de cor vermelha, laranja ou amarela, com um volume mínimo de 8 l e munida de uma bandeira Alfa do código internacional de sinais, ou, em alternativa, uma prancha ou similar com pelo menos 70 cm de comprimento, 40 cm de largura e 5 cm de espessura, com um mastro de bandeira não inferior a 40 cm, munido de uma bandeira Alfa do código internacional de sinais;
Quanto equipamento, penso que para iniciar será bem melhor uma boia. A prancha serve de ajuda nas deslocações mais longas e é útil para transportar material, aspetos não muito aconselhados para iniciantes.
Não sei se o colega já pratica a modalidade, mas conheci alguns que desistiram por problemas de ouvidos ( não conseguem descomprimir ), enjôo ou mesmo problemas de ansiedade. Investir para depois nã ser capaz de praticar é chato.
Em relação á pratica da modalidade com mais idade existem na minha opinião 3 fatores - a prática habitual, com a idade deixamos de ter tempo, a diminuição das nossas capacidades e um conhecimento melhor das nossas limitações ( conheço um ou dois e sei de algumas histórias de pessoal que morreu porque ficou mais uns segundos do que deviam).
Responder