molde para chumbadas 140 - esquema...

Truques, dicas, ideias, faça você mesmo...
Partilhe as suas ideias, para outros poderem fazer, porque ninguém nasce ensinado.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"molde para chumbadas 140 - esquema..."
na nova versão do site.

levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: molde para chumbadas 140 - esquema...

Mensagem por levi simao »

boas isso de encher uma a uma é melhor mas retiraste a respiracao toda do molde eu fazia assim a azul é respirador a verde a entrada
Sem título 2.jpg
Sem título 2.jpg (10.84 KiB) Visto 336 vezes
Avatar do Utilizador
Hcosta
Mensagens: 97
Registado: segunda nov 05, 2012 9:18 pm

Re: molde para chumbadas 140 - esquema...

Mensagem por Hcosta »

levi simao Escreveu:boas isso de encher uma a uma é melhor mas retiraste a respiracao toda do molde eu fazia assim a azul é respirador a verde a entrada
Sem título 2.jpg
olá levi não meti respiradores mas posso fazer... a entrada esta com angulo mesmo para fazer um pouco de caudal de forma a n borbulhar... mas colocar uns respiradores tb n é mal de todo...
:)
Avatar do Utilizador
Hcosta
Mensagens: 97
Registado: segunda nov 05, 2012 9:18 pm

Re: molde para chumbadas 140 - esquema...

Mensagem por Hcosta »

levi simao Escreveu:boas isso de encher uma a uma é melhor mas retiraste a respiracao toda do molde eu fazia assim a azul é respirador a verde a entrada
O ficheiro Sem título 2.jpg não está disponível
levi já fiz a alteração mas coloquei 1 respirador para cada 2 chumbadas, n vejo necessidade de se fazer um respirador para cada chumbo.

abraço
Anexos
modelo chumbada rev2.pdf
revisão 2
(6.75 KiB) Transferido 43 vezes
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: molde para chumbadas 140 - esquema...

Mensagem por ffgsoares »

Boas ó companheiro HCosta, tens aí um bom estudo para o molde mas, já agora vou dar a minha dica também ok, primeiro umas dúvidas minhas, vejo que tens quatro parafusos, um em cada canto, é? ou são pernes só de encaixar? só deves colocar pernes de encaixe e apenas dois chegam, um em cada canto na diagonal.

A segunda questão é sobre a dimensão da zona de vasamento, (furo e respectivo cone), o furo, 4 mm não chegam, terás de furar com 6 mm para ter caudal suficiente para a chumbada ficar o mais lisa possível, o cone, o cone tem de ser feito com uma broca da ordem dos 16 mm, primeiro ajuda-te a vasar sem entornar, depois abasteces com um maior caudal o que é favorável para um bom enchimento da chumbada.

Se fores a umas páginas mais atrás (3e4) aqui neste forum encontras um ou dois tópicos meus onde além de se falar em moldes, tem fotos e vídeos de experiências e aí podes ver nas fotos de uns moldes em alumínio que as zonas de vasamento são maiores e foram feitas depois de duas tentativas de enchimento com medidas menores.

Quanto aos respiradores, nos moldes em alúmínio e devido a serem um material inerte (sem reacção ao chumbo quente) não deve ser necessário mas se colocares tudo bem só ficas com mais pontas para cortar.

Outra coisa, a pirâmide é quadrada, certo? e é para fazeres todas com 140g, vale a pena fazeres um molde com 4, porque não duas de cada peso, tipo 120/140 ou 140/160, e ficas com duas opções para a pesca.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
Hcosta
Mensagens: 97
Registado: segunda nov 05, 2012 9:18 pm

Re: molde para chumbadas 140 - esquema...

Mensagem por Hcosta »

ffgsoares Escreveu:Boas ó companheiro HCosta, tens aí um bom estudo para o molde mas, já agora vou dar a minha dica também ok, primeiro umas dúvidas minhas, vejo que tens quatro parafusos, um em cada canto, é? ou são pernes só de encaixar? só deves colocar pernes de encaixe e apenas dois chegam, um em cada canto na diagonal.

A segunda questão é sobre a dimensão da zona de vasamento, (furo e respectivo cone), o furo, 4 mm não chegam, terás de furar com 6 mm para ter caudal suficiente para a chumbada ficar o mais lisa possível, o cone, o cone tem de ser feito com uma broca da ordem dos 16 mm, primeiro ajuda-te a vasar sem entornar, depois abasteces com um maior caudal o que é favorável para um bom enchimento da chumbada.

Se fores a umas páginas mais atrás (3e4) aqui neste forum encontras um ou dois tópicos meus onde além de se falar em moldes, tem fotos e vídeos de experiências e aí podes ver nas fotos de uns moldes em alumínio que as zonas de vasamento são maiores e foram feitas depois de duas tentativas de enchimento com medidas menores.

Quanto aos respiradores, nos moldes em alúmínio e devido a serem um material inerte (sem reacção ao chumbo quente) não deve ser necessário mas se colocares tudo bem só ficas com mais pontas para cortar.

Outra coisa, a pirâmide é quadrada, certo? e é para fazeres todas com 140g, vale a pena fazeres um molde com 4, porque não duas de cada peso, tipo 120/140 ou 140/160, e ficas com duas opções para a pesca.

Boas pescarias :fixe:
Bom dia ff sim são 4 parafusos, coloquei 4 para fazer o alinhamento e o aperto da peca na totalidade :) irei assim q possível rectificar essa situação dos furos :) obrigado pelas criticas construtivas, e isso. Que nos leva a melhorar de dia para dia.
Um grande abraço e boas pescarias
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: molde para chumbadas 140 - esquema...

Mensagem por ffgsoares »

É isso mesmo companheiro, com as várias opiniões vamos melhorando as nossas ideias e podemos pôr em prática uma coisa já com mais certezas.

Já fôste espreitar as páginas 3 e 4 aqui mais atrás, vai lá que vale a pena, tem informação de qualidade sobre moldes e chumbadas.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: molde para chumbadas 140 - esquema...

Mensagem por ffgsoares »

Aqui mesmo em baixo nos "tópicos similares" o tópico 18º chumbadas de segunda 13 de jun 2011 dá acesso a esse tópico que falei.

:fixe:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: molde para chumbadas 140 - esquema...

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
ffgsoares Escreveu:Aqui mesmo em baixo nos "tópicos similares" o tópico 18º chumbadas de segunda 13 de jun 2011 dá acesso a esse tópico que falei.

:fixe:
Ó Soares é a este tópico que te referes,

http://www.pescador.online.pt/livre/vie ... 6738bcce58

se não for diz.

Abraço.

Braga
Responder