alternar montagens

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"alternar montagens"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: alternar montagens

Mensagem por Rider »

Joao Rodrigues Escreveu:Pois......já apanhas-te um parguinho e agora não queres outra coisa, não é Amigo?????????? :fixe:

Vi o Mestre da embarcação da qual vou começar a sair usar o seguinte:
Montagem em 15>50>45>45 (não posso ser preciso, mas devia rondar isto)
2 estralhos de 25cm com anzol n.2 ou 3
1 estralho de 40cm com anzol n.1/0
O fio que liga a chumbada ao destorcedor éra finissimo pois éra mesmo para partir em caso de peixe grande.
Certo é que resultou pois com essa montagem apanhou carapaus, safias etc. (nos anzois de cima)
Ás tantas vejo-o a rebocar um Safio de respeito, no ultimo anzol, claro.
O isco foi sempre camarão nos anzois mais em cima e um bom naco de sardinha no ultimo, preso com linha.
Não perguntei o diametro das linhas, mas pelo menos a madre devia ser 0,40 ou superior e os estralhos em 0,28....0,30...não era mais que isso.De salientar que quando veio o safio, a chumbada foi na agua.....ou seja, partiu mesmo pelo destorcedor.
Inclusive ele disse-me que se não fosse assim, muito dificilmente se conseguia tirar o Safio, pois este enfia-se nos buracos e é a chumbada que normalmente prende ás rochas e quando estamos a fazer força esta é dividida pelo peixe e pela chumbada presa.
Se o fio da chumbada cortar logo, ai a força que fazemos é toda com o peixe.

Olha.....funcionou porque foi mesmo ao meu lado. :hahaha:

Mas a mim não me tocou nada parecido :chora: :chora:
0.30 no estralho mais abaixo??
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: alternar montagens

Mensagem por Joao Rodrigues »

Sim......
O que "manda" é a afinação da embraiagem do carreto e a forma como tiras o peixe......
O Safio saiu da agua em segundos......sempre a puxar e enrolar linha ao mesmo tempo......
Mas o Homem pesca à muitos anos, obviamente!
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: alternar montagens

Mensagem por joaonumberone »

Joao Rodrigues Escreveu:Sim......
O que "manda" é a afinação da embraiagem do carreto e a forma como tiras o peixe......
O Safio saiu da agua em segundos......sempre a puxar e enrolar linha ao mesmo tempo......
Mas o Homem pesca à muitos anos, obviamente!
Quantos kilos tinha?
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: alternar montagens

Mensagem por Joao Rodrigues »

Não sei!
A cana não tinha balança :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Cerca de 1mt de altura e +/- 6 ou 7 kg....não mais. :fixe:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: alternar montagens

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

O tempo não tem abundado, mas conforme aqui disse e até telefonicamente, o prometido era devido e peço desculpa pelo atraso.

O título diz alternar montagens e isso durante uma pesca embarcada pode ocorrer inúmeras vezes e por motivos variados.

Vejamos então algumas razões, o fundo, a aguagem, água muito ou pouco aberta, o peixe que está no pesqueiro, pois para além da espécie, também o seu porte, a hora do dia, a profundidade que se está a pescar, etc.

Justificando alguns aspetos, o fundo é rochoso e estamos a prender constantemente ao fundo, para além do chumbada, o anzol do fundo da montagem, coloco uma montagem cujo anzol, não ultrapasse o chumbo e mantenho a montagem esticada, só com a chumbada a roçar o fundo.
Com muita aguagem, um dos maiores problemas para o pescador, pois temos mais dificuldades em ferrar o peixe e quanto maior for o diâmetro do fio pior, porque a aguagem faz com que o fio faça um arco maior, aqui por norma, utilizo estralhos mais compridos, por o trabalhar dos mesmos com a aguagem, faz com muitas vezes o peixe se mate.
A água pode estar muito ou pouco aberta, quando mais aberta mais fino pesco.
O peixe que está no pesqueiro são sargos, mas entretanto entraram besugos, lá tenho de mudar para um anzol maior, o porte também é importante se notamos a presença de peixe maior, à que aumentar o diâmetro do fio gradualmente.
Sou de opinião que devemos arriscar perto da hora do meio-dia, em colocar montagens mais compridas, fios no diâmetro acima do que estamos a pescar, aumentar o tamanho do anzol e umas iscadas mais generosas, porque podemos ter alguma agradável surpresa.
Eu só utilizo fios fluorcarbono quer na madre, quer nos estralhos, mesmo a profundidades superior os 60 metros e aqui gosto de começar com fios na madre 0,26 mm e estralho naca dos 0,23 mm, embraiagem afinada e depois vê-se o que por lá anda.
Já agora, quando temos montagens cujo estralho ultrapassa a chumbada, temos de ir vendo se a ponta do último anzol continua pontiagudo.

Façam perguntas caso haja dúvidas, que tentarei explicar melhor.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: alternar montagens

Mensagem por CANIVETE »

obrigado a todos pelas opiniões,são nestas trocas de opinião que se consegue ir ao centro das questões,por mim vou continuar com este tipo de ação mensalmente.



abraço





manuel matos
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: alternar montagens

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
TALIBAN Escreveu: Com muita aguagem, um dos maiores problemas para o pescador, pois temos mais dificuldades em ferrar o peixe e quanto maior for o diâmetro do fio pior, porque a aguagem faz com que o fio faça um arco maior, aqui por norma, utilizo estralhos mais compridos, por o trabalhar dos mesmos com a aguagem, faz com muitas vezes o peixe se mate.
Braga
Sobre esta minha opinião, constante na citação, sei que muito pessoal, vai contra esta ideia, muita aguagem, estralho curto, mas eu tenho tido sucesso é com compridos, por isso "equipa que ganha não se mexe".

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: alternar montagens

Mensagem por CANIVETE »

olá Braga
o que tenho reparado e o meu grupo faz isso,de facto com muita aguagem,o natural tem sido estralhos mais curtos,comigo o que tenho notado é estralhos mais curtos mais certeza na ferragem,mas existe um mas quando coloco estralhos mais compridos menos capturas,mas com uma outra qualidade neste caso de maior porte,deduzo que o estralho mais comprido a apresentação do isco é mais natural



abraço




manuel matos
Responder