alternar montagens

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"alternar montagens"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Alvaro Leite
Mensagens: 288
Registado: terça set 11, 2012 9:16 pm

Re: alternar montagens

Mensagem por Alvaro Leite »

João:

Que tipo de nó usaste para unir os estralhos?

Eu só tenho usado as compradas mas já começei a fazer as minhas aínda sem teste.

Usei crossbeads travados com nó de 8, madres fluor 0.32 e 0.39 e estralhos fluor 0.28 e 0.32 e anzois nº 4 a 2
Distancias 45-45-45-60, 35-35-35-40.

Vou também fazer algumas em que o ultimo estralho ultrapasse a chumbada. Será que faz sentido?

Abraço
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: alternar montagens

Mensagem por joaonumberone »

Alvaro Leite Escreveu: Vou também fazer algumas em que o ultimo estralho ultrapasse a chumbada. Será que faz sentido?

Abraço
Não só faz como deve ser assim mesmo.
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: alternar montagens

Mensagem por Joao Rodrigues »

Alvaro Leite Escreveu:João:

Que tipo de nó usaste para unir os estralhos?

Eu só tenho usado as compradas mas já começei a fazer as minhas aínda sem teste.

Usei crossbeads travados com nó de 8, madres fluor 0.32 e 0.39 e estralhos fluor 0.28 e 0.32 e anzois nº 4 a 2
Distancias 45-45-45-60, 35-35-35-40.

Vou também fazer algumas em que o ultimo estralho ultrapasse a chumbada. Será que faz sentido?

Abraço
Olá Alvaro.
Estás a fazer bem.
Eu não uso fluor nas madres (acho mal empregue)
A medida standard que uso é de 20>40>40>40
Conforme o Joãon1 disse, é aconselhavel o ultimo estralho passar a chumbada, pelo menos em mais um palmo.

Os nós, sim! São os nós de 8.

Na montagem que tenho sem crossbeads, portanto só com os nós, na madre faço um nó de 8 e o estralho que leva tambem um nó de 8 na ponta, passa por dentro do nó de 8 da madre!
Quanto mais força se faz, mais o nó aperta e não deixa sair o estralho.
Pelo menos é a sensação que me dá, mas como disse, ainda tenho de experimentar.
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: alternar montagens

Mensagem por CANIVETE »

acho que não vai haver muitas opiniões,gostava muito que erradas ou certas do ponto de vista de cada um de nós houvesse mais adesão.
antes de colocar estas questões,procuro junto de pescadores já com algum traqueijo e conhecimento as suas opiniões,que associo ás minhas para tentar melhorar e comparar onde estou certo ou errado, o básico toda a gente sabe:o comprimento dos estralhos,tamanho dos anzois,espessura dos fios,cor das chumbadas.
ponto1:em certas alturas do ano as aguas estão mais lusas,com o decorrer do dia pode haver necessidade de alternar de montagens
ponto 2:estamos a pescar a uma determinada especie e no pesqueiro aparece outro tipo de peixe que tenhamos de recorrer a outro tipo de montagem
ponto3:colocamos as pescas,recuperamos e os iscos vem iguais,para alem da mudança de pesqueiro á que tentar outras alternativas.
ponto4:o inverso os iscos vem limpos e peixe zero,terá de ser feita alguma coisa para inverter a situação uma vez que á peixe no pesqueiro
ponto5:podemos encontrar ao longo da jornada situações de aguagem em que tenhamos de alternar a montagem,neste caso mais os estralhos.
gostava muito que mais alguem ajudasse se for o caso a corrigir e a enriquecer este tópico mesmo simples pode ajudar



abraço



manuel matos
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: alternar montagens

Mensagem por Rider »

Aproveitando o topico do Manel, gostava de colocar uma questão aos mais experientes nestas andanças.
Estando a fazer uma pesca aos diversos ( safias, besugos, carapaus, cavalas, etc...) e sabendo que no pesqueiro em questão por vezes aparecem ( com alguma frequencia ) peixes de maior porte, nomeadamente Pargos de 3/4/5kg, qual a montagem que usariam, e qual o isco que usariam.
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: alternar montagens

Mensagem por Joao Rodrigues »

Pois......já apanhas-te um parguinho e agora não queres outra coisa, não é Amigo?????????? :fixe:

Vi o Mestre da embarcação da qual vou começar a sair usar o seguinte:
Montagem em 15>50>45>45 (não posso ser preciso, mas devia rondar isto)
2 estralhos de 25cm com anzol n.2 ou 3
1 estralho de 40cm com anzol n.1/0
O fio que liga a chumbada ao destorcedor éra finissimo pois éra mesmo para partir em caso de peixe grande.
Certo é que resultou pois com essa montagem apanhou carapaus, safias etc. (nos anzois de cima)
Ás tantas vejo-o a rebocar um Safio de respeito, no ultimo anzol, claro.
O isco foi sempre camarão nos anzois mais em cima e um bom naco de sardinha no ultimo, preso com linha.
Não perguntei o diametro das linhas, mas pelo menos a madre devia ser 0,40 ou superior e os estralhos em 0,28....0,30...não era mais que isso.
De salientar que quando veio o safio, a chumbada foi na agua.....ou seja, partiu mesmo pelo destorcedor.
Inclusive ele disse-me que se não fosse assim, muito dificilmente se conseguia tirar o Safio, pois este enfia-se nos buracos e é a chumbada que normalmente prende ás rochas e quando estamos a fazer força esta é dividida pelo peixe e pela chumbada presa.
Se o fio da chumbada cortar logo, ai a força que fazemos é toda com o peixe.

Olha.....funcionou porque foi mesmo ao meu lado. :hahaha:

Mas a mim não me tocou nada parecido :chora: :chora:
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: alternar montagens

Mensagem por CANIVETE »

calhou-me uma bica (já era)
eu estava lá e vi,nesse dia fugiram uns peixes de bom porte a mim dois (nabo)


abraço



manuel matos
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: alternar montagens

Mensagem por pedrolourenco79 »

Boas

Para mim começo o dia com uma medida de tenso media, normalmente 0,26 e depois adapto-me ao peixe presente do pesqueiro.
A aguagem tem muita influencia tambem na montagem a usar principalmente no comprimento dos tensos.
A forma como o peixe esta a comer influencia o tipo de anzol a usar.
a especie mais presente no pesqueiro tb influencia a montagem mais indicada a usar
a morfologia do fundo tambem me faz adquar a montagem

Sinseramente acho que sao um sem fim de motivos... :pay:
Responder