Dúvidas sobre o uso de chicote

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Dúvidas sobre o uso de chicote"
na nova versão do site.

jppinto
Mensagens: 134
Registado: sexta ago 31, 2012 9:16 pm

Dúvidas sobre o uso de chicote

Mensagem por jppinto »

Boas amigos,

Preciso da vossa ajuda para me esclarecerem algumas dúvidas que tenho sobre o uso de chicotes.
Actualmente pesco ao fundo, normalmente em sitios com muita pedra no fundo, com fio de madre 0,40 Sufix Duraflex mono, que aguenta 15,5kg. Nas montagens uso o mesmo fio mas em 0,30 que aguenta 9,7kg. Para os estralhos uso o 0,20 com uma resistência de 4,5kg. Coloco as chumbadas com uma laçada dupla. Com este material, neste tipo de locais, perco muito material.

Aconteceu-me já umas 2 vezes, ao lançar com chumbadas de 80grs, do fio da laçada da chumbada (o 0,30) rebentar a laçada, perdendo a chumbada no lançamento! 9,7kgs de resistência e não aguenta um lançamento, que nem sequer puxo muito?! Não deveria aguentar?! Deverei colocar antes a chumbada num clip metálico?

Para evitar isto, posso colocar um chicote de 15m de um fio mais resistente, tipo um 0,45. Mas aqui é que está a minha maior dúvida: ao colocar um fio mais resistente do que o fio madre, se prender, ao puxar, não irá rebentar pela madre em vez de rebentar pela montagem? Para aguentar o lançamento, posso antes fazer as minhas montagens com fio igual ao da madre?

Obrigado desde já pela vossa ajuda.

Um abraço,

João Pinto
Avatar do Utilizador
andre_05
Mensagens: 623
Registado: domingo ago 14, 2011 5:52 pm

Re: Dúvidas sobre o uso de chicote

Mensagem por andre_05 »

boas,

e assim se podes pescar com 0.40 directo que ele a principio nao parte, evitas o chicote.
meter a montagem na propria linha.


ab
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Dúvidas sobre o uso de chicote

Mensagem por ffgsoares »

Boas ó João Pinto.

Na minha opinião esse 0,40 mm da Sufix parece-me um bocadinho fraco, as linhas 0,40 costumam aguentar mais de 15 kg, depois se usas um 0,40 vale mais pescar directo, sem a montagem.

Se usares montagem em 0,30 é claro que vai partir com facilidade no lançamento, ou usas uma linha equivalente ou vais continuar a ter esse problema.

Se pescas em zonas de areal a montagem pode ser tão forte como a linha madre, não tem problemas, só acho que a linha madre podia ser um 0,30/0,25 com chicote (shock leader).

Pelo que observo usas pouco material ( destorcedores, clips e outros) usas mais o estilo laçadas, portanto faz isso na linha madre, eu quando pesco em zonas de pedra (tipo rockfishing) pesco com 0,40 e pesco directo, duas laçadas, uma para a chumbada e outra para o estralho, se enrochar parte pelo nó.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
RMENDES
Mensagens: 384
Registado: sexta mai 20, 2005 10:01 pm

Re: Dúvidas sobre o uso de chicote

Mensagem por RMENDES »

ffgsoares Escreveu: eu quando pesco em zonas de pedra (tipo rockfishing) pesco com 0,40 e pesco directo, duas laçadas, uma para a chumbada e outra para o estralho, se enrochar parte pelo nó.

:fixe:
Soares
Ontem iniciei-me no surfcasting e fui até à praia da Assenta; das 12 às 17 h fartei-me de perder material, e grade. :122:
A minha pergunta é de principante:
As duas laçadas que fazes, são praticamente juntas, no fim da linha, ou são mais distantes uma da outra??
Um abraço

R Mendes
ondapesca
Mensagens: 113
Registado: sábado jan 16, 2010 4:58 pm

Re: Dúvidas sobre o uso de chicote

Mensagem por ondapesca »

jppinto Escreveu: Aconteceu-me já umas 2 vezes, ao lançar com chumbadas de 80grs, do fio da laçada da chumbada (o 0,30) rebentar a laçada, perdendo a chumbada no lançamento! 9,7kgs de resistência e não aguenta um lançamento, que nem sequer puxo muito?! Não deveria aguentar?! Deverei colocar antes a chumbada num clip metálico?
Isso acontece a maioria das vezes não porque o fio não aguente mas pelo facto da argola da chumbada estar enferrujada e roçar a linha da laçada. Um clip metálico deve resolver esse problema.
jppinto Escreveu: Para evitar isto, posso colocar um chicote de 15m de um fio mais resistente, tipo um 0,45. Mas aqui é que está a minha maior dúvida: ao colocar um fio mais resistente do que o fio madre, se prender, ao puxar, não irá rebentar pela madre em vez de rebentar pela montagem? Para aguentar o lançamento, posso antes fazer as minhas montagens com fio igual ao da madre?
O problema aqui não está no chicote ou se a linha da madre é fina, o problema aqui está na prisão, geralmente da chumbada, e para isso deves colocar um "escape link" (escape de chumbada) um acessório no qual colocas a chumbada para o arremesso e que a liberta (abre) assim que cai na água, ficando a recolha a cargo dessa fraqueza, que parte no caso de enrochar.
Já que a chumbada está perdida, ao menos que venha o aparelho e, melhor ainda, o peixe se lá estiver.
Pescar na pedra é uma tarefa que exije muita determinação ao pescador.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Dúvidas sobre o uso de chicote

Mensagem por ffgsoares »

RMENDES Escreveu:
ffgsoares Escreveu: eu quando pesco em zonas de pedra (tipo rockfishing) pesco com 0,40 e pesco directo, duas laçadas, uma para a chumbada e outra para o estralho, se enrochar parte pelo nó.

:fixe:
Soares
Ontem iniciei-me no surfcasting e fui até à praia da Assenta; das 12 às 17 h fartei-me de perder material, e grade. :122:
A minha pergunta é de principante:
As duas laçadas que fazes, são praticamente juntas, no fim da linha, ou são mais distantes uma da outra??
Um abraço

R Mendes
É uma praia muito difícil de pescar companheiro R Mendes, conheço bem e já lá perdi muito material mas também já apanhei alguns bons peixes, toda aquela zona é básicamente de pedra, até pode ter alguma areia mas quando vamos recolher as pescas lá sentimos as rochas, mas, no geral é só pedra.

Quanto á laçada, vou tentar explicar, quando fazes a laçada dobras a linha e atas, ok ! eu dobro a linha e volto a dobrar, dou o nó que no caso é um nó duplo(duas passagens) corto os restos e ficam duas laçadas no mesmo nó e do mesmo tamanho, numa coloco a chumbada e na outra coloco o estralho, um, á parte, por vezes (só por vezes) coloco uma argola de linha um pouco mais fraca na argola da chumbada e depois passo pela agola da madre, um género de fuzível.

Mas como costumo pescar mais em zonas de pedra é com esferas perfuradas e enfiadas na madre, uma missanga por baixo e uma laçada simples,(a missanga protege o nó da laçada) onde coloco o estralho aí com 50/60 cm, assim o peixe não sente tanto a prisão do peso da chumbada, nesta pesca uso chumbadas de vários pesos dependendo da distância a que quero chegar, uso esferas de 40/60/80/90 gr.

Espero ter ajudado, manda sempre.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Dúvidas sobre o uso de chicote

Mensagem por joaonumberone »

RMENDES Escreveu:
ffgsoares Escreveu: eu quando pesco em zonas de pedra (tipo rockfishing) pesco com 0,40 e pesco directo, duas laçadas, uma para a chumbada e outra para o estralho, se enrochar parte pelo nó.

:fixe:
Soares
Ontem iniciei-me no surfcasting e fui até à praia da Assenta; das 12 às 17 h fartei-me de perder material, e grade. :122:
A minha pergunta é de principante:
As duas laçadas que fazes, são praticamente juntas, no fim da linha, ou são mais distantes uma da outra??
Um abraço

R Mendes
Amigo, a pergunta não é pra mim, mas o que sei é que uma laçada no final para a chumbada e outra um palmo acima para o estralho, isto regra geral porque pode haver variações naturalmente.
A Assenta não é assim grande sitio para essa pesca, cada lançamento cada chumbada que lá fica é só pedras.
Para essa praia tem de ser uma chumbadinha ligeira e mesmo assim perde-se material.
Nessa zona a praia da Calada dá e S. Lourenço também mas nesta ultima tens de ir descobrindo onde prende menos.
Além disso não é conveniente deixar a pesca na água muito tempo.

Um abraço e até á próxima. :fixe:
Avatar do Utilizador
RMENDES
Mensagens: 384
Registado: sexta mai 20, 2005 10:01 pm

Re: Dúvidas sobre o uso de chicote

Mensagem por RMENDES »

ffgsoares Escreveu:
RMENDES Escreveu:
ffgsoares Escreveu:

Quanto á laçada, vou tentar explicar, quando fazes a laçada dobras a linha e atas, ok ! eu dobro a linha e volto a dobrar, dou o nó que no caso é um nó duplo(duas passagens) corto os restos e ficam duas laçadas no mesmo nó e do mesmo tamanho, numa coloco a chumbada e na outra coloco o estralho,
Boas pescarias :fixe:
Soares,
Agradeço a tua explicação. Parece-me que seria também desse modo, que um pescador local, ao meu lado, tinha a montagem feita (pareceu-me ser militar na reserva - por sinal bastante atencioso e simpático). Ele até nem perdia muito material - e pescava com canelões antigos e carretos Rocha - mas lá está: experiência...)
joaonumberone Escreveu:
RMENDES Escreveu:
ffgsoares Escreveu: Amigo, a pergunta não é pra mim, mas o que sei é que uma laçada no final para a chumbada e outra um palmo acima para o estralho, isto regra geral porque pode haver variações naturalmente.
A Assenta não é assim grande sitio para essa pesca, cada lançamento cada chumbada que lá fica é só pedras.
Para essa praia tem de ser uma chumbadinha ligeira e mesmo assim perde-se material.
Nessa zona a praia da Calada dá e S. Lourenço também mas nesta ultima tens de ir descobrindo onde prende menos.
Além disso não é conveniente deixar a pesca na água muito tempo.
Um abraço e até á próxima. :fixe:
Olá João,
Obrigado pela tua resposta.
Olha, eu até fui à praia da Calada, mas não estava lá ninguém.
Como tenho lido alguns relatos desagradáveis de sítios isolados, não arrisquei e tentei a Assenta. Cheguei lá e pensei: o ideal um iniciante: fico com o carro perto a mim, estavam lá vários pescadores, havia espaço para todos.... O pior, pelos vistos, é que lá em baixo é tudo rocha.
Agora, só há que tentar noutos locais, ver se me estreio....
Um abraço e até um dia destes ... na 6ª embarcada.
Responder