que tipos de montagem

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"que tipos de montagem"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

que tipos de montagem

Mensagem por CANIVETE »

é minha intenção manter e reavivar áreas ligadas á pesca embarcada,de maneira que penso postar mensalmente questões mesmo que batidas .
a primeira:mediante o tipo de aguagem que vamos encontrar,forte,moderada,mar chão,que tipo de montagem é a mais adequada.


abraço



manuel matos
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: que tipos de montagem

Mensagem por joaonumberone »

Manuel, em termos de surfcasting, quando há aguagem certa e constante, podemos fazer uma montagem com estralho mais comprido que não enrola. Não sei se será o mesmo caso nas embarcadas, não tenho ainda experiência suficiente.
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: que tipos de montagem

Mensagem por CANIVETE »

olá joão vamos aguardar,espero que haja adesão, como diz o braga,só faz sentido quando cada um bem ou mal expresse a sua opinião depois no computo geral de certeza que se chega,a um consenso



abraço



manuel matos
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: que tipos de montagem

Mensagem por Joao Rodrigues »

Boas
Até agora, tenho pescado sempre com montagens de 20>40>40>40
O tamanho dos estralhos é entre 20 a 25cm.
Já usei com aguagem e sem aguagem e nunca enrolaram.

Se formos a ver no caso do SurfCasting, caso haja aguagem tem de se encolher o estralho se não enrola todo.
Das poucas vezes que fiz surfcasting com aguagem, utilizava um estralho com pouco mais de 1 metro e a cerca de 15cm do anzol, punha um chumbo com 1 ou 2 gramas.
Deixava logo de enrolar.

Pela logica, no caso das embarcadas, se houver aguagem tambem tem de se encolher os estralhos.
Digo eu..... :hummm:

Certo é que das poucas embarcadas que tenho feito com aguagem.....nunca o estralho se enrolou.
Obviamente que estou a falar em enrolar com a aguagem.....as cavalas não contam :moca:

Mas até agora, tenho-me dado bem com as medidas das montagens que uso e respectivos estralhos, haja ou não aguagem.

Abraço
João
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: que tipos de montagem

Mensagem por joaonumberone »

João Rodrigues, no caso do surfcasting quando refiro aguagem é o mar a "correr" de forma certa e constante, e nesse caso digo-te já que não enrola ou enrola menos.
Se for mar revolto por baixo eu não considero mar a correr.

Com aguagem certa, mesmo nas embarcadas podem por-se estralhos maiores.
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: que tipos de montagem

Mensagem por Joao Rodrigues »

joaonumberone Escreveu:João Rodrigues, no caso do surfcasting quando refiro aguagem é o mar a "correr" de forma certa e constante, e nesse caso digo-te já que não enrola ou enrola menos.
Se for mar revolto por baixo eu não considero mar a correr.

Com aguagem certa, mesmo nas embarcadas podem por-se estralhos maiores.
Pois......mas aumentando os estralhos, tambem tens de aumentar a distançia na madre.

Lembras-te quando fomos os 2 a Setubal com o Mestre Condinho?

Estava a pescar com montagens iguais ás que usei em Aveiro (30>50>50>50) e só vinham bogas :moca: e o Mestre disse que naquela zona tinha de ser tudo mais curto.

Penso que cada zona é um caso e tens de adoptar a montagem a onde estás......haja aguagem ou não.

É certo que com estralhos maiores o peixe desconfia menos pois a isca trabalha melhor, mas estás sempre sujeito ás bogas e cavalas.

É o que acho :fixe:
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: que tipos de montagem

Mensagem por joaonumberone »

joaonumberone Escreveu:João Rodrigues...
Com aguagem certa, mesmo nas embarcadas podem por-se estralhos maiores.
:pay: :pay: :pay:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: que tipos de montagem

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
CANIVETE Escreveu:é minha intenção manter e reavivar áreas ligadas á pesca embarcada,de maneira que penso postar mensalmente questões mesmo que batidas .
a primeira:mediante o tipo de aguagem que vamos encontrar,forte,moderada,mar chão,que tipo de montagem é a mais adequada.


abraço



manuel matos
Vamos lá ver se consigo expressar o meu ponto de vista, sobre a questão colocada.

Na minha opinião, quanto maior for a aguagem, maior deve ser o comprimentos do estralho, que pode ser ajustado consoante a forma como o peixe está a comer, caso se esteja a comer mal manter comprido, caso se esteja a matar, vamos ter de encurtá-lo e com isto acho que respondo a tudo, só falta acrescentar que a dificuldade está em perceber como está essa aguagem no fundo.

Por último só para dizer que começo as pescas com estralhos na casa dos 40 cm e diminuo ou aumento consoante o que vou notando.

Tenho montagens com estralhos de 65 cm, mas também já apanhei safias, besugos, para além de carapaus e outros peixes, nos estralhos de carapaus, cujo comprimento do estralho é para aí uns 10 cm no máximo.

Abraço.

Braga
Responder