Barco e motor

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Barco e motor"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Barco e motor

Mensagem por Beto_Manja »

Descubri agora que Portugal é mesmo pequenino no que diz respeito a foruns nauticos...
Penso que aqui conseguirei "arrancar" mais informação do que nos foruns que pesquisei.

Ora bem, pretendo encontrar uma conjunto simpático para me levar a navegar...
O casco já tenho em mente o que pretendo, de fibra entre 4,5 e 5,5 metros cabinado ou semi-cabinado, encontra-se bons modelos e a preços razoáveis.
O problema é encontrar motor e para quem não "pesca" nada do assunto ainda fica mais complicado...
Pretendo motor de 4 tempos pois sei que é mais economico mas, além de serem muito mais caros não sei até que ponto não têm de ser mais potentes que um 2 tempos para por o mesmo casco a planar bem.
Parece a velha história entra carros a diesel e gasolina... o diesel é mais caro mas mais economico. O gasolina é mais barato de adquirir mais gasta mais combustivel...
Não consigo arranjar em lado nenhum comparativos de consumo e desempenho entre motores da mesma cavalagem 4T e 2T...

Agradeço toda a ajuda.

Cumprimentos,
Roberto Vicente
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Barco e motor

Mensagem por joaonumberone »

De barcos percebo ZERO, mas comparando com motos, vou dizer o que sei.
Motores de 4 tempos são na teoria mais fiáveis mas isso é um mito que muita gente que não sabe acredita, os motores a 2T têm menos peças e quanto mais simples for um sistema mais dificil é que se avarie. Em termos de manutenção os 2T exigem menos, é só meter óleo e gasolina e chispa neles.
O desempenho não é nada parecido, o 2T trabalha mal a rotações baixas e será em principio mais brusco, mas a altas rotações esse desempenho para mim é melhor, e naquilo que eu tive experiência, quando estás no mato ou em subidas e descidas dificeis tipo motocross, tens de ter mais mãozinhas nos 2T do que no 4T, mas nos barcos em principio não haverá esse problema.

Os 2T são de certeza mais leves, portanto poderá haver alguma vantagem nesse aspecto, no momento de comprares tenho a certeza que um 2T com 20 CV é mais barato que um 4T com os mesmos CV.

No consumo não há milagres, o 4T gastará menos.

Agora em exmplos de comparação de consumos, uma mota a 2T que eu tinha gastava aos 100 (mais ou menos pq não tinha conta KM) 12 litros e as 4T gastariam 6 ou 7 no máximo, talvez menos. Só que uma 2T de 250cc (meu caso), equivaleria a uma 400cc de 4 tempos, isto assim por alto.

Eu gosto dos 2 T, só não gosto é das petroliferas :hahaha:

Atenção que a opção gasóleo é outra coisa, o que disse é gasolinas 2T versus 4T :fixe:
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Barco e motor

Mensagem por Beto_Manja »

Obrigado pela opinião a qual também partilho mas, atenção que os consumos num barco não se podem comparar com umas "cabradas" de moto...
Os motores a 2T 90cv tenho ouvido falar em consumos na ordem dos 20 L/hora :119: :119: na velocidade cruzeiro os 90cv 4T ouço relatos de 10 L/hora, ahh e ter em conta que os 2T não bebem só gasosa bebem também óleo caríssimo que temos de comprar preferencialmente à marca do motor...

Continuo a pender para o 4T pois num barco não é preciso o poder de explosão do 2T (a não ser que vá puxar sky's aquáticos) é preciso sim uma viagem rápida, tranquila e economica, na medida do possível...
Por outro lado, preciso de mais um argumento para confirmar que o 4T vale o investimento a mais em relação ao 2T.
Preciso também de encontrar um barquito em 2ª mão, que não esteja a cair de podre, que não me deixe a "nado" e na medida da minha carteira! Será pedir muito?

A opção a diesel nem sequer pus em cima da mesa, um barco a diesel é já um senhor barco ou então uma traineira!! e os valores são proibitivos para primeiro barco.

Cumprimentos,
Roberto
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Barco e motor

Mensagem por joaonumberone »

Claro Beto, o problema são os consumos, a minha mota gastava meio litro de óleo para uns 300kms se bem me lembro, não era por aí que a coisa "partia".
Olha que cabradas todos os fins de semana têm o seu peso, se calhar não fazes 100 km por fim de semana com o barcco, acho eu!

Tens de fazer o seguinte, quer dizer se fosse eu fazia duas colunas com os prós e contras de um e de outro, assim tipo análise SWOT tás a ver, e o que ganhar será eleito.

O preço de aquisição pode ser importante, mas se não for compra o 4T, terás também mais facilidade em o vender :fixe:

Agora por causa do meu parecer tens de pagar com uma pescaria no barco novo :hahaha: :hahaha:
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Barco e motor

Mensagem por pedrolourenco79 »

Falta aqui referir que os 2 tempos ja praticamente nao podem navegar em agua doce....
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Barco e motor

Mensagem por Beto_Manja »

pedrolourenco79 Escreveu:Falta aqui referir que os 2 tempos ja praticamente nao podem navegar em agua doce....
No meu caso não será problema porque não penso ir à água doce.
Mas é sempre importante referir, até porque a questão ambiental dos motores 2T também se deve ter em consideração.

Cumprimentos,
Roberto
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Barco e motor

Mensagem por Beto_Manja »

joaonumberone Escreveu: Agora por causa do meu parecer tens de pagar com uma pescaria no barco novo :hahaha: :hahaha:
Já tinha sido prometido ao João (Rodrigues) num outro tópico, fica agora aqui também prometido que se tudo correr bem, convido a malta do forum (atenção que os lugares serão muito limitados máx 4-6pax) para uma voltinha! Mas até lá....falta a "jangada" e conhecer alguns pesqueiros, porque não os quero só levar a passear :hahaha:

Cumps,
Roberto
setrof
Mensagens: 45
Registado: segunda dez 03, 2007 9:05 pm

Re: Barco e motor

Mensagem por setrof »

Olá Beto_Manja !
Já que pensas comprar barco e vi que és da zona , penso que será para vires pescar ao largo da nazaré, correto??
OK se não for depois diz.
Vou dar a minha opinião , acho que um barco para o ``nosso mar´´ tudo que seja menos de 5,5 mts é pouco, pois muito raramente temos mar de senhoras,logo se tivermos um barquinho mais ou menos e com pelo menos guarda patrao acho que torna todas as saidas muito mais agradáveis.
Assim quando está frio a pescar , a navegar ou com vento é muito mais comodo, se chover podes-te sempre abrigar, por mim acho que tem tudo mais vantagens, e falo com experiençia própria.
Quanto aos motores claro que a 4tp sao muito mais fiaveis e a economia acaba-se por ter em conta, e eu costumo dizer que ``CABO E MOTOR NUNCA SÃO DEMAIS´´.
Esta é a minha opinião, se precisares de alguma dica que te possa ajudar pois estou por aqui perto manda sempre :fixe:
Responder