chumbadas e outros dispositivos para engodar

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"chumbadas e outros dispositivos para engodar"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
nelsonpamaral
Mensagens: 508
Registado: quarta jun 08, 2011 2:59 pm

chumbadas e outros dispositivos para engodar

Mensagem por nelsonpamaral »

Boas companheiros,

Um dia destes a mexer nalgumas caixas que tenho na arrecadação e com algum material de pesca ainda do meu falecido pai (material já com 20 a 50 anos) encontrei uma chumbada piramidal perfurada de 140-150gr. que abre sendo oca por dentro, para engodar. Vou ver se tiro fotografia e depois peço ajuda para a colocar aqui, se não conseguir.

Também alguma malta conhecida me tem mostrado um dispositivo que é um tubo por onde passa o fio com uma "mola" à volta que também serve para engodar, não sei se mais para águas doces ou se é também para mar.

Normalmente mesmo quando pesco à bóia é muito raro utilizar engodo. É claro que grado muito mais. Mas gosto mais de ir percorrendo vários locais à procura. E de quando em vez lá encontro um bom spot....sem peixes indesejáveis...

Mas em relação à pesca ao fundo só ouvi falar de engodo, do tipo minar uma praia na maré baixa e pouco mais.

Assim, as minhas perguntas são as seguintes:

1 - Segundo a legislação é permitido usar na pesca ao fundo por ex. chumbadas com engodo?

2 - Há alguma vantagem em utilizar este tipo de dispositivos em surfcasting?

Coloquei este novo tópico, não só pela minha curiosidade, mas acho que terá interesse geral.

Um abraço
:fixe:
Nelson
Avatar do Utilizador
andre_05
Mensagens: 623
Registado: domingo ago 14, 2011 5:52 pm

Re: chumbadas e outros dispositivos para engodar

Mensagem por andre_05 »

boas,

sinceramente nunca ouvi falar desse tipo de chumbada... em relacao a tua duvida se aquilo que vez o pessoal a engodar em agua doce e mesmo proprio so para eles nao da para o mar.
se colocares a foto era interessante nunca vi algo assim :join:

ab
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: chumbadas e outros dispositivos para engodar

Mensagem por Panca »

Chumbadas para levar engodo de agua doce não conheço conheço sim uma chumbada que dá para colocar o isco dentro e não se perder ou desfazer no lançamento, é a chumbada labala, neste link podes ver um teste que fizeram com essa chumbada http://www.katembe.com.pt/labala.htm :fixe:
Anexos
plomb_labala.jpg
plomb_labala.jpg (12.62 KiB) Visto 611 vezes
Avatar do Utilizador
nelsonpamaral
Mensagens: 508
Registado: quarta jun 08, 2011 2:59 pm

Re: chumbadas e outros dispositivos para engodar

Mensagem por nelsonpamaral »

Companheiros,

Por falta de tempo ainda não tirei as fotos que prometi. Vou ver se até ao fim de semana as coloco aqui.

Nenhuma delas é similar ao que o amigo Costa aqui pôs.

Se tiver dificuldade em postar, o que é o mais certo, tenho de pedir ajuda e mandar mais uma MP

Costa, desculpa lá o mau jeito :join: :join:

Abraço

Nelson
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: chumbadas e outros dispositivos para engodar

Mensagem por Panca »

nelsonpamaral Escreveu:Companheiros,

Por falta de tempo ainda não tirei as fotos que prometi. Vou ver se até ao fim de semana as coloco aqui.

Nenhuma delas é similar ao que o amigo Costa aqui pôs.

Se tiver dificuldade em postar, o que é o mais certo, tenho de pedir ajuda e mandar mais uma MP

Costa, desculpa lá o mau jeito :join: :join:

Abraço

Nelson
De nada amigo não custa nada mesmo :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: chumbadas e outros dispositivos para engodar

Mensagem por ffgsoares »

Ó malta eu já vi chumbadas de pirâmide que são em duas peças ocas que se unem e perfuradas para levar o engodo e depois estar a deixar sair aos poucos.

Também é verdade que nunca vi ninguém a usar essas chumbadas, acho que por aqui na minha zona não se usa muito, eu próprio nunca usei.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
nelsonpamaral
Mensagens: 508
Registado: quarta jun 08, 2011 2:59 pm

Re: chumbadas e outros dispositivos para engodar

Mensagem por nelsonpamaral »

Ora bem companheiros,

1º - Amigo Costa, grato pela disponibilidade sempre demonstrada para dar uma ajuda, mas desta vez acho que ao fim de 1 hora, consegui mesmo colocar as fotos. (vamos ver)

2º - Acho que o amigo Soares conhece estas chumbadas, vamos ver se são destas que ele fala?

3º - Quanto à chumbada não há dúvidas (tem +- 150gr) coloca-se o engodo, fecha-se e como está furada, vai libertando o engodo lentamente. (Não a vou utilizar porque é única e já é peça de Museu)
Chumbada Piramidal para Engodo (1)
Chumbada Piramidal para Engodo (1)
Chumbada Piramidal para Engodo (2)
Chumbada Piramidal para Engodo (2)
Chumbada Piramidal para Engodo (3)
Chumbada Piramidal para Engodo (3)
Chumbada Piramidal para Engodo (4)
Chumbada Piramidal para Engodo (4)

4º A outra situação, esse meu amigo deu-me uma e estão aqui as fotos, é composta por duas molas, passando o fio por dentro da mola interior (ficando do tipo de correr). Sinceramente para surfcasting não me parece, com um lançamento forte o engodo deve chegar 1/2h antes do que a mola à àgua :join:, talvez tenha alguma utilidade para pescas quase sem lançamento, tipo bóia ou chumbadinha, não sei...... Ele disse-me que havia disto à venda na Decatlon com vários tamanhos...
Mola para Engodo (1)
Mola para Engodo (1)
Mola para engodo (2)
Mola para engodo (2)
Companheiros, digam de vossa justiça,

Um abraço
:fixe:
Nelson
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: chumbadas e outros dispositivos para engodar

Mensagem por Panca »

Essa chumbada desconhecia quanto as molas são as tais usadas em agua doce :fixe:
Responder