Locais de pesca com muita pedra

Surfcasting / Rockfishing
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Locais de pesca com muita pedra"
na nova versão do site.

jppinto
Mensagens: 134
Registado: sexta ago 31, 2012 9:16 pm

Locais de pesca com muita pedra

Mensagem por jppinto »

Boas,

Gostava que partilhassem as vossas experiências sobre pescar em locais com muita pedra no fundo, onde montagens de pesca "normais" prendam muito.
Tenho a ideia de ir pescar nalguns locais, aqui em Setúbal, conhecidos por prenderem muito e se perder muito material, tal como o parque da Secil, na Arrábida.
Já me deram algumas dicas para utilizar nestes locais, tais como:

- pescar com uma montagem com apenas 1 anzol;
- fazer estralhos muito pequenos no anzol;
- antes de começar a recolher, dar um puxão forte na cana para cima, para levantar a pesca do fundo, só depois começar a enrrolar, sem parar.

Gostava de saber a vossa opinião sobre estas dicas e ver outras que tenham, com base nas vossas experiências.

Obrigado desde já pela vossa colaboração.

João Pinto
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Locais de pesca com muita pedra

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro João, claro que se pescares com uma montagem normal de surfcasting numa zona com uma malhada de pedras a maioria das vezes fica lá tudo, para as zonas de pedra "eu" uso uma montagem simples, normalmente uma esfera a correr na madre e um só estralho por baixo preso a um destorcedor, este estralho nunca tem mais de 50/60 cm e raramente lá fica material, ou então a montagem tradicional, duas laçadas na ponta da madre, uma recebe a chumbada e a outra o estralho, que deve ser curto 60/70 cm.

E sim, (eu faço isso) um pequeno puxão no arranque e depois enrolar sem paragens até o material chegar cá fora, no entanto se houver picada de peixe, primeiro a ferragem com um esticão curto (e sem arrancar os beiços ao peixe :join: ) e depois enrolar sempre a manter a linha em tensão de modo a que o peixe não se meta em buracos ou recantos e impossibilite que o pônhamos a seco.

Espero ter ajudado.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Locais de pesca com muita pedra

Mensagem por Panca »

Ora ai esta o mestre Soares a dar uma explicação á maneira e claro mais nada acrescentar :fixe:
baratocha
Mensagens: 142
Registado: terça jan 17, 2012 11:57 am

Re: Locais de pesca com muita pedra

Mensagem por baratocha »

tb pesco na secil mas estou a começar a ficar fulo :grrr: . é que para além do muito chumbo que lá fica tb a correnteza limita-nos a pesca!!! mesmo nas viragens de marés às vezes o chumbo encosta às pedras!!! na vazante é impossivel e em marés de grandes amplitudes a enchente tb é complicado!!!! mas lá que é um bom pesqueiro é!!! :fixe: . custumo fazer como o companheiro soares disse c/ dupla laçada e chumbadas que nao sei o nome (sao estreitas e compridas) e com iscadas generosas sem o bico de fora para nao prender tanto!
Avatar do Utilizador
PeJotaFixe
Mensagens: 167
Registado: quarta jan 25, 2012 2:50 pm

Re: Locais de pesca com muita pedra

Mensagem por PeJotaFixe »

jppinto Escreveu:Já me deram algumas dicas para utilizar nestes locais, tais como:

- pescar com uma montagem com apenas 1 anzol;
- fazer estralhos muito pequenos no anzol;
- antes de começar a recolher, dar um puxão forte na cana para cima, para levantar a pesca do fundo, só depois começar a enrrolar, sem parar.
Para além dessas dicas, todas elas válidas, acrescento mais uma dica que tem a ver com o lastro (chumbada): Uma mangueira, tipo aquário, encha de areia qb, solde as pontas com calor e faça um buraquito para prender à madre/estralho. :fixe:
Ficam alguns exemplos mais elaborados.

Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Locais de pesca com muita pedra

Mensagem por Panca »

Muito usado em Espanha e claro tambem me acompanha sempre na mala de pesca e que tem um nome bastante engraçado, Temolino :fixe: mas a ideia do Pejota é bem fixe
Uma mangueira, tipo aquário, encha de areia qb, solde as pontas com calor e faça um buraquito para prender à madre/estralho
já vou á bricolage :join: :join:
Responder