Uso de chicote porquê?

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Uso de chicote porquê?"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por Joao Rodrigues »

Boas.
Ora bem................
Já pus uma baixada de 7mts de "Flomax Teckline 0,31" :fixe:
Não me lembrava que com peixe grande o caso muda de figura :hummm:
(mas a razão é simples......nunca me tocou um peixe grande :chora: :chora: :chora: )
Mas ainda não perdi a esperança :join:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
Joao Rodrigues Escreveu:Boas.
Ora bem................
Já pus uma baixada de 7mts de "Flomax Teckline 0,31" :fixe:
Não me lembrava que com peixe grande o caso muda de figura :hummm:
(mas a razão é simples......nunca me tocou um peixe grande :chora: :chora: :chora: )
Mas ainda não perdi a esperança :join:
Ó João estou a citar-te e questiono-te sobre as consequências da captura dum peixe grande, sem chicote, depois direi a minha opinião, mas ainda não fiz o meu texto, por várias razões, entre elas a competição onde estou envolvido.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
Vergokan
Mensagens: 166
Registado: domingo jun 12, 2011 7:58 pm

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por Vergokan »

Bom dia pessoal

Eu por pouco perceber deste tipo de pesca fui de arrasto com a opinião que ia lendo por aqui no fórum e uso um chicote mono de 0,30 (não me lembro da marca) com cerca de 10 metros. Numa das minhas idas à casa de pesca o vendedor propôs que eu utiliza-se um chicote de silicone com cerca de 40 cm para ver se gostava e utilizei-o uma vez numa embarcada em Sesimbra que fiz com o JoãoRodrigues, apesar de ter só pescado da parte da tarde porque da manhã foi para o engodo :hahaha: posso-vos dizer que não desgostei de todo, o peixe que apanhei tb era miúdo entre bogas (com fartura :grrr: ), cavalas, safias de palmo, mas não senti aquele efeito iô-iô que se referem, agora com peixe maior já não posso opinar, mas hei-de experimentar novamente numa futura pescaria.
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por pedrolourenco79 »

Boas o efeito yo yo noa é só pelo tamanho do peixe...Voces acham que fazer a ferragem dum peixe a 50 m ou a 100 m de profundidade com um chicote de silicone a ferragem do peixe vai ser eficaz? :pay: :pay: :pay: :pay: :pay: :pay: :pay: :pay: :pay: :pay: :pay: :pay: :pay:
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por Joao Rodrigues »

pedrolourenco79 Escreveu:Boas o efeito yo yo noa é só pelo tamanho do peixe...Voces acham que fazer a ferragem dum peixe a 50 m ou a 100 m de profundidade com um chicote de silicone a ferragem do peixe vai ser eficaz? :pay: :pay: :pay: :pay: :pay: :pay: :pay: :pay: :pay: :pay: :pay: :pay: :pay:
Oh Amigo Pedro, por não sabermos é que gostamos de ler as opiniões de quem cá anda há bastante mais tempo :fixe:
MARCOFRANCISCO
Mensagens: 7
Registado: quinta set 15, 2011 9:26 am

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por MARCOFRANCISCO »

pouco percebo e estou a anos de luz de tal ,uso multi 0,30 e um chicote de +- 5mts de fluo 0,35 e uso só para servir de fusivel quando apanho um peixe rocha :moca: ,no inicio usava direto e primeiro que o multi parta vai lá vai ,segunda opinião será a económica .
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Estou em falta mas preciso de tempo :meco: .

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Caros companheiros, cá vai a minha opinião, muito embora atrasada, sobre o uso ou não do chicote na pesca embarcada.

Para quem pesca só com o monofilamento, até acho que podem fazer, mas em águas com profundidades que não ultrapassem os 20 metros, porque apesar do fio poder fazer arco, dado o seu diâmetro, a sensibilidade para a ferragem ainda se mantêm e a elasticidade do fio dado o cumprimento não irá afectar essa ferragem.

Os que pescam só com multifilamento, (fio sem memória), não tenho dúvida que sente o peixe com maior rapidez, mas é a única vantagem que vejo, contudo para mim as desvantagens são várias: a sensibilidade do toque pode dar origem a se tirar a comida da boca do peixe, pois notam-se toques mínimos; a prisão do multi e prejuízo resultante da perda do fio, muito mais caro que os outros; a desferragem do peixe faz-se com muita maior facilidade, bastando uma simples paragem, para isso acontecer; pancadas secas na ponteira cana, podendo chegar à asa de cesto do carreto, resultando um esforço acrescido no material e; como pescamos com fios finos em determinadas pescas, pode causar a ruptura dos mesmos, nos nós dos estralhos, ou até das madres.

Passemos então aos chicotes que conheço e que podem ser de silicone e nylon.

Os chicotes de silicone existem de várias marcas e tamanhos, mas pelo que pude ver o seu funcionamento, faz o já referido efeito de yó-yó, acontecendo dentro de água, com mais do que um peixe e como a retirá-lo da água, esse efeito far-se-á sentir e peixe que venha mal ferrado, lá se vai, (lembrem-se como vem os carapaus nos anzóis, isto como exemplo).

Os chicotes que chamo de nylon, já usei em fio fluorcoating, em fluorcarbono e fio normal, para mim a melhor opção é o fluorcoating, que tenha alguma elasticidade e não encaracole.

O intuito do uso do chicote deve-se ao facto de estarmos a pescar com fio sem memória e pretendemos portanto dar alguma elasticidade, aquando da ferragem do peixe, durante a recuperação do mesmo, o amortecimento durante a subida e sem causar os prejuízos anteriormente referidos, ou pelo menos são atenuados.

Sobre o cumprimento do chicote, na minha óptica não existe um tamanho “standard”, mas eu uso e falando em metros, entre 6 a 8 metros, em qualquer profundidade, podendo ser ajustado caso não se esteja a sentir bem o peixe e neste caso podemos sempre diminuir o tamanho e assim já não é uma pancada seca, quando o peixe estiver a fazer força contrária à nossa.

Os fios que utilizo em multifilamentos são da “Berkley Whiplash Pro”, verde, 0,15 mm, 0,12 mm e 0,10 mm, para os chicotes agora tenho em experiência o 0,35 mm, 11,8 Kg, da “Barros”, o “Titanus Fluorcarbon” e o 0,30 mm, 12,260 Kg, da “Prosargos”, o “Iridium Fluorcarboncoating” .

Estas são as minhas ideias e que ponho em prática quando vou fazer umas pescas, mas posso ter esquecido algo, pois o texto já está longo, caso não tenha sido esclarecedor sobre este assunto, perguntem, caso saiba explicarei.

Saiu tarde, mas saiu, espero ter aflorado tudo o que havia perguntado e tenha conseguido chegar a todos os que aqui postaram a sua opinião.

Abraço.

Braga
Responder