Uso de chicote porquê?

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Uso de chicote porquê?"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
zeleite
Mensagens: 145
Registado: quinta fev 02, 2006 7:00 pm

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por zeleite »

ja agora, em que barco o amigo costuma sair em aveiro?
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

A maioria das vezes no "Evita", mas já saí com o Paulo de Carvalho, no Caju / Carlos Simões, no Boa Proa.

Mas porquê?

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
zeleite
Mensagens: 145
Registado: quinta fev 02, 2006 7:00 pm

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por zeleite »

porque quando saio é no "Focas"(Neves) e na segunda sai no "sol nascente" (Luis)... e como pretendo sair mais vezes e nem sempre há vaga no que queremos ir entao queria uns feedback's. ;)
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
zeleite Escreveu:porque quando saio é no "Focas"(Neves) e na segunda sai no "sol nascente" (Luis)... e como pretendo sair mais vezes e nem sempre há vaga no que queremos ir entao queria uns feedback's. ;)
:fixe: :fixe: :fixe:

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
Antero Braz da Silva
Mensagens: 49
Registado: sexta dez 28, 2012 7:52 pm

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por Antero Braz da Silva »

Caros amigos
Eu tenho uma opinião muito própria e que aqui partilho. O que vou dizer, é fruto da experiencia de muitos anos de competição.
Eu gosto de usar o multifilar muito fino, cerca de 0,13 e depois um chicote de mono filamento de cerca de 15 a 20 metros, de fio muito bom com alguma elasticidade.
1º - A sensibilidade do toque do peixe aumenta substancialmente com esta aplicação, independentemente da profundidade, mas os resultados para além dos 50 metros são muito melhores.
2º - O chicote permite que a embraiagem do carreto e acção da cana sejam auxiliadas com a elasticidade do chicote.
3º - As lutas mais violentas durante a captura são mais suavizadas com a elasticidade do chicote e a probabilidade de perder peixe diminuem.
4º - Porque o multifilar é muito fino, a rapidez da acção de pesca, aumenta porque o chumbo chega mais rapidamente ao fundo, e a linha faz menos barriga, diminuindo as probabilidades de enrolar com os parceiros do lado.
5º - Quando se fica ao lado de alguém com pouca experiência de pesca de barco, e isso vê-se logo, eu prefiro usar a bobine de mono filamento.

Mas, “não há bela sem senão”na utilização do chicote!
A técnica de ligação de um multifilar com um mono filamento, de secções diferentes, não é nada fácil.

Cumprimentos
Antero Braz da Silva
Avatar do Utilizador
teco43043
Mensagens: 222
Registado: sexta fev 25, 2011 7:15 pm

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por teco43043 »

Obrigado por partilha as suas preciosas experiências boa ano de 2013
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Caro companheiro podes aqui comparar as ideias, colocadas por ti
Antero Braz da Silva Escreveu:Caros amigos
Eu tenho uma opinião muito própria e que aqui partilho. O que vou dizer, é fruto da experiencia de muitos anos de competição.
Eu gosto de usar o multifilar muito fino, cerca de 0,13 e depois um chicote de mono filamento de cerca de 15 a 20 metros, de fio muito bom com alguma elasticidade.
1º - A sensibilidade do toque do peixe aumenta substancialmente com esta aplicação, independentemente da profundidade, mas os resultados para além dos 50 metros são muito melhores.
2º - O chicote permite que a embraiagem do carreto e acção da cana sejam auxiliadas com a elasticidade do chicote.
3º - As lutas mais violentas durante a captura são mais suavizadas com a elasticidade do chicote e a probabilidade de perder peixe diminuem.
4º - Porque o multifilar é muito fino, a rapidez da acção de pesca, aumenta porque o chumbo chega mais rapidamente ao fundo, e a linha faz menos barriga, diminuindo as probabilidades de enrolar com os parceiros do lado.
5º - Quando se fica ao lado de alguém com pouca experiência de pesca de barco, e isso vê-se logo, eu prefiro usar a bobine de mono filamento.

Mas, “não há bela sem senão”na utilização do chicote!
A técnica de ligação de um multifilar com um mono filamento, de secções diferentes, não é nada fácil.

Cumprimentos
Antero Braz da Silva
e as colocadas por mim,
TALIBAN Escreveu:Boas pescarias.

Caros companheiros, cá vai a minha opinião, muito embora atrasada, sobre o uso ou não do chicote na pesca embarcada.

Para quem pesca só com o monofilamento, até acho que podem fazer, mas em águas com profundidades que não ultrapassem os 20 metros, porque apesar do fio poder fazer arco, dado o seu diâmetro, a sensibilidade para a ferragem ainda se mantêm e a elasticidade do fio dado o cumprimento não irá afectar essa ferragem.

Os que pescam só com multifilamento, (fio sem memória), não tenho dúvida que sente o peixe com maior rapidez, mas é a única vantagem que vejo, contudo para mim as desvantagens são várias: a sensibilidade do toque pode dar origem a se tirar a comida da boca do peixe, pois notam-se toques mínimos; a prisão do multi e prejuízo resultante da perda do fio, muito mais caro que os outros; a desferragem do peixe faz-se com muita maior facilidade, bastando uma simples paragem, para isso acontecer; pancadas secas na ponteira cana, podendo chegar à asa de cesto do carreto, resultando um esforço acrescido no material e; como pescamos com fios finos em determinadas pescas, pode causar a ruptura dos mesmos, nos nós dos estralhos, ou até das madres.

Passemos então aos chicotes que conheço e que podem ser de silicone e nylon.

Os chicotes de silicone existem de várias marcas e tamanhos, mas pelo que pude ver o seu funcionamento, faz o já referido efeito de yó-yó, acontecendo dentro de água, com mais do que um peixe e como a retirá-lo da água, esse efeito far-se-á sentir e peixe que venha mal ferrado, lá se vai, (lembrem-se como vem os carapaus nos anzóis, isto como exemplo).

Os chicotes que chamo de nylon, já usei em fio fluorcoating, em fluorcarbono e fio normal, para mim a melhor opção é o fluorcoating, que tenha alguma elasticidade e não encaracole.

O intuito do uso do chicote deve-se ao facto de estarmos a pescar com fio sem memória e pretendemos portanto dar alguma elasticidade, aquando da ferragem do peixe, durante a recuperação do mesmo, o amortecimento durante a subida e sem causar os prejuízos anteriormente referidos, ou pelo menos são atenuados.

Sobre o cumprimento do chicote, na minha óptica não existe um tamanho “standard”, mas eu uso e falando em metros, entre 6 a 8 metros, em qualquer profundidade, podendo ser ajustado caso não se esteja a sentir bem o peixe e neste caso podemos sempre diminuir o tamanho e assim já não é uma pancada seca, quando o peixe estiver a fazer força contrária à nossa.

Os fios que utilizo em multifilamentos são da “Berkley Whiplash Pro”, verde, 0,15 mm, 0,12 mm e 0,10 mm, para os chicotes agora tenho em experiência o 0,35 mm, 11,8 Kg, da “Barros”, o “Titanus Fluorcarbon” e o 0,30 mm, 12,260 Kg, da “Prosargos”, o “Iridium Fluorcarboncoating” .

Estas são as minhas ideias e que ponho em prática quando vou fazer umas pescas, mas posso ter esquecido algo, pois o texto já está longo, caso não tenha sido esclarecedor sobre este assunto, perguntem, caso saiba explicarei.

Saiu tarde, mas saiu, espero ter aflorado tudo o que havia perguntado e tenha conseguido chegar a todos os que aqui postaram a sua opinião.

Abraço.

Braga
apesar de existirem algumas diferenças e vejo algumas, na generalidade existem muitas ideias idênticas.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
Antero Braz da Silva
Mensagens: 49
Registado: sexta dez 28, 2012 7:52 pm

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por Antero Braz da Silva »

Efectivamente tudo anda à volta do mesmo.
Há depois, como em tudo na vida, os que gostam de complicar. Mas nisso eu prefiro não opinar.
Quanto aos fios de fluorcarbono, eu apenas os uso nos tensos, e aí fazem a diferença Prefiro o Asso, e acho um desperdício usá-lo no corpo principal dos aparelhos.
No corpo primcipal do aparelho e no chicote a minha preferência vai para o Asso ultra.
Mas reconheço e aceito que em termos de fios as opiniões sejam muito variadas. Tudo tem a haver com experiências positivas que cada um teve.
[
Responder