Uso de chicote porquê?

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Uso de chicote porquê?"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Uso de chicote porquê?

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Caros companheiros, coloco aqui um tema em discussão, o uso do chicote na pesca embarcada.

Muitos pescam só com monofilamento, outros há que utilizam o multifilamento, fio sem memória, ou quase e nesta última hipotese, existe quem pesque só com o multi e logo de seguida a montagem, mas muitos de nós utilizamos um chicote, com que intuito?

Deve ou não ser utilizado? E porquê?

Quantos metros deve ter o chicote?

Qual o tipo de fio utilizado no mesmo?

Se utilizam os chicotes de silicone, qual a razão?

Se pescam só com multi, qual a razão?

Para além de tudo o mais que julgarem conveniente, falar sobre este assunto.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por Joao Rodrigues »

Amigo Braga, ultimamente tenho pescado com a montagem directa ao multifilamento.
Houve um certo dia em que o chicote que tinha em monofilamento começou a enrrolar todo.
Vai dai experimentei tirar o chicote e por a montagem directa ao multi.

Sem o chicote é muito mais perceptivel os toques do peixe.

O unico inconveniente que vejo, é caso o multi prenda a rocha.....lá se vão uns metros de fio :chora:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Eis a primeira resposta.

Atenção ao peixe de maior porte, aguardo por mais opiniões, depois comento.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
pedrodasilva
Mensagens: 761
Registado: segunda abr 18, 2011 9:34 pm

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por pedrodasilva »

Boas, não sendo eu um grande pescador penso que o pessoal usa chicote de fluorocarbono(+- 5 metros, depende dos gostos) para o peixe não ver a linha da madre, visto que o entrançado está mais a cima da profundidade da montagem(neste caso 5 metros), o xicote de cilicone já é diferente, pessoalmente penso que foi mais um chazinho de ervas que inventaram para vender(é a minha opinião), supostamente serve para amortecer a pancada do peixe, mas na minha opinião penso que para esse efeito já existe a embraiagem do carreto, tenho um colega meu que pesca com um stella e usa esse chicote de cilicone, pessoalmente não percebo.
É esta a minha opinião, estarei correcto??

Abraço e boas pescas...
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Todos os carretos tem embraiagem, sejam stellas ou não, a nível de drag é que existem diferenças entre eles, para além doutras "nuances".

Vamos aguardar mais opiniões, que depois também direi algo.

Abraço.

Braga

P.S. - Ó Pedro dá aqui uma espreitadela http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... 38&t=13197, vê lá se queres ir.
Avatar do Utilizador
pedrodasilva
Mensagens: 761
Registado: segunda abr 18, 2011 9:34 pm

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por pedrodasilva »

TALIBAN Escreveu: P.S. - Ó Pedro dá aqui uma espreitadela http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... 38&t=13197, vê lá se queres ir.
O braga, agradeço o convite e tinha muito gosto em ir mas não da, fica longe e dispendioso para mim, em todo o caso, obrigado pelo convite e faço votos para que corra tudo as mil maravilhas...
Abraço e boas pescas...
Avatar do Utilizador
pedrodasilva
Mensagens: 761
Registado: segunda abr 18, 2011 9:34 pm

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por pedrodasilva »

TALIBAN Escreveu:Boas pescarias.

Todos os carretos tem embraiagem, sejam stellas ou não, a nível de drag é que existem diferenças entre eles, para além doutras "nuances".
Concordo plenamente braga, so dei esse exemplo porque o stella é um carreto com uma embraiagem muito boa e para pescar ao "tica tica" garantidamente que da conta do recado sem o tal xicote de cilicone...
Abraço e boas pescas...
Joao Pontes
Mensagens: 190
Registado: sábado fev 25, 2012 3:55 pm

Re: Uso de chicote porquê?

Mensagem por Joao Pontes »

Boas Taliban,

Eu uso chicote de mono 0,30 para amortecer as pancadas do peixe, +- 10m. Quando pescamos com linhas finas 0,18;0,20 mm e visto que são muitos os peixes ao longo de uma embarcada acho que é necessário.
Responder