tornar chumbo mais rijo

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"tornar chumbo mais rijo"
na nova versão do site.

levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

tornar chumbo mais rijo

Mensagem por levi simao »

boas foristas

ando eu as voltas com a aventura na produçao de toneiras

algem sabe o modo de tornar o chumbo mais rijo ja me falaram para misturar com estanho mas nao tenho de momento entao antes de comprar vim aqui perguntar pode ser que alguem saiba.

cumprimentos
boas pescas :boia:
Avatar do Utilizador
zezinho
Utilizador Regular
Mensagens: 3487
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Re: tornar chumbo mais rijo

Mensagem por zezinho »

Boas
levi simao Escreveu:boas foristas

ando eu as voltas com a aventura na produçao de toneiras

algem sabe o modo de tornar o chumbo mais rijo ja me falaram para misturar com estanho mas nao tenho de momento entao antes de comprar vim aqui perguntar pode ser que alguem saiba.

cumprimentos
boas pescas :boia:
Não sei :huuum:
Mas por curiosidade porque quer o chumbo mais rijo?????
Boas pescarias :let:
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: tornar chumbo mais rijo

Mensagem por levi simao »

ja me falaram em assim k desmoldar colocar na agua fria :hummm: :hummm: sei k resulta com o aço
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: tornar chumbo mais rijo

Mensagem por joaonumberone »

Não mistures nada sem ter a certeza, pode haver reacções imprevistas e é uma chatice, e só quando souberes de fonte segura ok, cuidado!
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: tornar chumbo mais rijo

Mensagem por ffgsoares »

levi simao Escreveu:boas foristas

ando eu as voltas com a aventura na produçao de toneiras

algem sabe o modo de tornar o chumbo mais rijo ja me falaram para misturar com estanho mas nao tenho de momento entao antes de comprar vim aqui perguntar pode ser que alguem saiba.

cumprimentos
boas pescas :boia:
Pois é companheiro Levi, podes endurecer um pouco o chumbo mas não ao arrefecer em água, isso não resulta, mas posso dar-te umas dicas de fonte segura embora tenhas de misturar metais, ok!

Primeiro, o que podes misturar na fusão vai endurecer mas reduz o peso sensívelmente porque o chumbo é o mais pesado deste tipo de metais.

Chumbo tem uma densidade de 11340 kg/m3
Estanho tem uma densidade de 7310 kg/m3
Antimónio tem uma densidade de 6697kg/m3

Posto isto, a dureza destes metais é relativa e baixa sendo que o antimónio é o mais rijo, cerca do dobro do chumbo ou do estanho.

Dureza "penso que" Brinel
Chumbo 1,5
Estanho 1,5
Antimónio 3

Podes misturar os elementos na fusão e nas percentagens que entenderes, o ponto de fusão não é igual para os três mas terás de chegar ao mais alto para teres a liga.

Ponto de fusão
Chumbo 327,4º Centígrados
Estanho 232º "
Antimónio 630º "

Se misturares o estanho a liga fica um pouco mais dura mas só pelo facto de que a estrutura do estanho é em cristais tetragonais e dá-lhe uma ligeira robustês, as moléculas do estanho são em forma de cristais, ok.

Se misturares o antimónio a liga fica na verdade mais dura, este metal tem o dobro da dureza, daí ter o ponto de fusão mais alto também, as percentagens a usar estão ao teu gosto se misturares 50% de cada terás uma liga que embora fique mais leve endurece para cerca de 2,25, cerca de 50% mais dura que só em chumbo.

Imagina uma chumbada de 100 g feita com uma liga de 50% chumbo, 50% antimónio, esta vai pesar mais ou menos 75/80 g.

Pronto, se precisares de mais informação manda sempre, ok!

Boas pescarias :fixe:

PS: já esquecia, para derreteres esta mistura terás de ter um recipiente resistente (ferro, chapa grossa) ou em cerâmica e um maçarico para conseguires a temperatura ideal, cuidado com os fumos, usa máscara e cuidado com os derrames, de resto tudo ok!
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: tornar chumbo mais rijo

Mensagem por Joao Rodrigues »

Da-se....que o Homem percebe mesmo do assunto :fixe:

Grande Soares :fixe:
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: tornar chumbo mais rijo

Mensagem por joaonumberone »

O Soares fica nomeado o "Mestre Chumbeiro" do sitio :pay:

Eu também já vou fazendo umas chumbadas nos moldes do senhor Mestre Chumbeiro :hahaha:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: tornar chumbo mais rijo

Mensagem por Panca »

joaonumberone Escreveu:O Soares fica nomeado o "Mestre Chumbeiro" do sitio :pay:

Eu também já vou fazendo umas chumbadas nos moldes do senhor Mestre Chumbeiro :hahaha:
:join: :join: e mais nada, este homem é um poço de sabedoria mesmo =D> =D>
Responder