Ajuda para pesca......

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ajuda para pesca......"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Ajuda para pesca......

Mensagem por Joao Rodrigues »

Boas a todos.
Criei este novo topico pelo seguinte:

(Mas antes demais quero pedir desculpa aos meus Amigos que mais me têm acompanhado nas embarcadas, mas infelizmente não os posso convidar para esta pois o barco é particular e o proprietário só pesca em "familia", tanto que a despesa será só do combustivel que se gastar.)

Fui convidado para um qualquer Sabado de Setembro ou Outubro (excepção dia 29-09) fazer uma embarcada, depende das condições do tempo pois este terá de estár mesmo favoravel.

A pesca normal que é feita é aos diversos, a profundidades na ordem dos 50 a 100mts, mas se fosse só isto e apesar de ainda ser um piço nestas andanças que até tenho me desenrrascado, não haveria problema.

Mas a pesca que irei fazer é com carreto electrico a profundidades entre os 300mts e.......o carreto tem 1000mts.

Os "peixinhos" alvo serão os Meros, Chernes, Lirios e afins :join:
(penso que existe uma especie de peixe muito conhecida mas que a sua captura é proibida, e estou em crer que é um dos que mencionei.....se alguem souber agradecia que me dissesse)

Em relação à cana, não terei problema pois tenho um canhão telescopico de 3,30mts com acção de 150>300g, ou utilizarei mesmo a Vega Kripton pois tem acção até ás 400g, ou mesmo em ultimo caso emprestam-me uma. :join:

O carreto tambem ir-me-ão emprestar um electrico já bobinado com 1000mts de multifilamento 0,50. :join:

O RESTO É QUE EU NÃO PERCEBO NADA :hahaha: :hahaha: :hahaha:

As montagens são iguas ás dos "diversos", mudando só os diametros da linha e o tamanho dos anzóis?

A distancia entre elas é igual......ou seja, 20>40>40>40 ou 30>50>50>50?

Pesca-se com 3 ou 2 anzóis?

A Sardinha inteira como isco acho que é rainha nestas andanças, mas existem outros?

Já devem ter percebido as minhas duvidas, por isso quem me puder ajudar fico agradecido.

Fica desde já prometido que irei levar maquina fotografica e farei o respectivo relato que espero tenham fotos dignas do mesmo....já me estou a imaginar a apanhar um Mero de 30kg :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Obrigado a todos
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Ajuda para pesca......

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Ó João vou dizer-te o que já me disseram, pois apenas fiz uma ou duas pescas ao profundo, por isso posso cometer alguns lapsos, mas é o que sei.

Ó João vamos lá havr se consigo ajudar, começo pelas espécies proíbidas.

Portaria n.º 144/2009
de 5 de Fevereiro

Artigo 9.º
Proibição de captura
1 — É proibida a captura e retenção das espécies constantes, do anexo I do presente diploma, que dele faz parte integrante.

ANEXO I
Lista de espécies ou grupos de espécies de captura proibida (a que se refere o n.º 1 do artigo 9.º)

Cavalo -marinho (todas as espécies do género Hippocampus).
Esturjão (todas as espécies do género Acipenser).
Lagostas (todas as espécies do género Palinurus).
Lampreia (Petromyzon marinus).
Meros (Epinephelus spp.).
Peixe -lua (Mola mola).
Salmão (Salmo salar).
Sável e savelha (todas as espécies do género Alosa).
Tubarão -branco (Carcharodon carcharias).
Perna de moça (Galeorhinus galeus).
Tubarão -sardo (Lamna nasus).
Tartarugas marinhas (todas as espécies).
Mamíferos marinhos (todas as espécies).


Postanto já sabes, meros nada no barco e lírios não vi nas listas, agora chernes, gorazes, pescadas, etc..., venham eles.

Deixa estar as tuas canas em casa, porque essas não servem, não te esqueças que vais utilizar multifilamento, puxado por carreto eléctrico, que pode rebocar vários quilos e os passadores, principalmente o da ponteira, tem de ser bastante resistente, muitas das canas para pesca ao profundo, o passador da ponteira bem como um rolete, utiliza uma que te emprestem, dado que tens essa possibilidade. Já agora não sei se sabes, mas deves ir usar chumbadas na casa do quilograma.

Iscos muito frescos, entre eles a sardinha, as cavalas, as lulas, tudo em filetes generosos, existe ainda quem utilize polvo e chocos, mas estes menos. Os molúsculos devem ser muito caros frescos, vai ter de ser congelados, mas mantê-los sempre congelados até quase ao início da pesca.

Madres/montagens como está expresso na lei, só podes utilizar três anzóis, por cada uma. Disseram-me para fazer os estralhos na casa dos 40 e 45 cm. Portanto para um estralho de 45 cm, a madre deve ter 50 x 50 x 50 x 50 cm, não pode ser curto no cimo, porque vai descer durante uns bons segundos e para não se enrolar no destrocedor, onde vai encaixar a madre.

Quanto ao mero de 30 Kg, só se for para a fotografia, já sabes.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Ajuda para pesca......

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Esqueci-me de falar em fios e anzóis, estamos a falar de peixes de grande porte e dadas as espécies que referiste, acho que deves utilizar madres com fios na casa do 1 cm, 0,90 mm e 0,80 mm, os estralhos daí para baixo, mas não inferiores ao 0,60 mm.

Anzóis feios e brutos, tudo para cima do 2/0, até ao 6/0 deve ser suficiente, digo eu, isto também depende de marca para marca.

Os anzóis mais pequenos, algumas vezes tem bons resultados, pois vamos à espera de peixe de grande porte e só encontramos dentro dos tamanhos míninos de lei, por isso dedica e faz uns quantas montangens e já sabes puxar fio só com alicate, nalguns nós :hahaha: :hahaha: :hahaha: , até fiquei maluco.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Ajuda para pesca......

Mensagem por Joao Rodrigues »

Obrigado Braga.

Vamos ver como corre.......

Depois mostro-te a fotografia com o meu Cherne de 40 Kilos :join:

Mas antes disso......Sabado vou sair na Ericeira :join: :join: :join:

Abraço
JoãoR
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: Ajuda para pesca......

Mensagem por CANIVETE »

olá joão isso mais me parece uma saida aos gorazes,na minha humilde opinião abrias um tópico (pesca aos gorazes)penso que alguem te dará uma informação o mais proximo da realidade.
tenho um amigo que já foi aos gorazes vou tentar recolher alguma informação.





abraço



manuel matos
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Ajuda para pesca......

Mensagem por ffgsoares »

Ó João, já estou a ver a notícia, capitão Nemo em capturas de grande profundidade, tira foto abraçado a um mero de 50 kg antes de o mandar ás malvas :hahaha: :hahaha: :hahaha: o bicho veio só cá acima para beber umas mines porque o dia estava quente :join:

Áh!!! grande João tás mesmo a ficar um pró na coisa das embarcadas, é assim mesmo, espero que corra tudo como uma bela aventura e saques uns peixes daqueles que ficam para a posteridade!

Um abração :fixe:
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Ajuda para pesca......

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

Muitas das espécies proibidas que foram referidas, encontram-se à venda nos supermercados e restaurantes, se são proibidas como é que aparacem lá?
Mero então é muitop vulgar de encontrar nos restaurantes por ter uma carne muito suculenta e saborosa, enfim...
Deve ser a mesma história dos espanhóis que podem vir pescar nas nossa costa espécies que em Portugal são proibidas mas como eles desembarcam em Espanha não tem problema.
Como é o caso do tamanho mínimo da sardinha em Portugal (11 cm) mas eles capturam petinguitas como lhe chamam, com 3 a 5 cm, nas nossas águas...

Cumprimentos,
Roberto Vicente
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Ajuda para pesca......

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
Beto_Manja Escreveu:Boas,

Muitas das espécies proibidas que foram referidas, encontram-se à venda nos supermercados e restaurantes, se são proibidas como é que aparacem lá?
Mero então é muitop vulgar de encontrar nos restaurantes por ter uma carne muito suculenta e saborosa, enfim...
Deve ser a mesma história dos espanhóis que podem vir pescar nas nossa costa espécies que em Portugal são proibidas mas como eles desembarcam em Espanha não tem problema.
Como é o caso do tamanho mínimo da sardinha em Portugal (11 cm) mas eles capturam petinguitas como lhe chamam, com 3 a 5 cm, nas nossas águas...

Cumprimentos,
Roberto Vicente
O engraçado, (sem graça nenhuma), é que o pescado vai daqui para lá e retorna algum muito mais caro.

Se é proíbido apanhá-lo, também devia ser proíbido vendê-lo, em todos os locais, incluíndo grandes superfícies, talvez assim as capturas efectuadas pelos espanhois fossem de menos toneladas e proíbida também a importação desse pescado que cá é proíbido capturar, ou sem as medidas mínimas.

Abraço.

Braga
Responder