cross beads ou destrocedores

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"cross beads ou destrocedores"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

cross beads ou destrocedores

Mensagem por CANIVETE »

hoje em dia faço as minhas proprias montagens,umas com destrocedores incorporados em plastico rigido tipo as da sasame outras com missangas e destrocedores e outras com as ditas cross beads,tenho notado que as cross beads são propensas aos enleios,será que estou a dar pouco espaço entre os nós?




abraço




Manuel Matos
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: cross beads ou destrocedores

Mensagem por Panca »

Olha que as montagens que eu faço com os cross beads isso não me acontece, mas poderá ser da linha, por norma é madre 0,40 e tensos 0,30 ou 0,35 e tem funcionado muito bem mesmo, gosto bastante :fixe:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: cross beads ou destrocedores

Mensagem por Panca »

Esqueci de dizer que não é pesca de barco mas sim na praia :join:
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: cross beads ou destrocedores

Mensagem por Joao Rodrigues »

CANIVETE Escreveu:hoje em dia faço as minhas proprias montagens,umas com destrocedores incorporados em plastico rigido tipo as da sasame outras com missangas e destrocedores e outras com as ditas cross beads,tenho notado que as cross beads são propensas aos enleios,será que estou a dar pouco espaço entre os nós?

abraço

Manuel Matos
Amigo Manel, tudo bem?

Pessoalmente tambem não gosto das "crossbeads"!
Tenho algumas feitas, mas só as uso em ultimo caso.

A maior parte das que tenho e uso, são feitas com isto (ver anexo)

Madre com 0,40....nó de oito e tá feito
Madre com 0,35....nó de oito mais uma laçada, senão corre o fio pelo buraco.
(até agora só encontrei um tamanho destas perolas)

O estralho é o que quiseres por, mas antes do o pores, cortas 1,5cm de fio electrico maleavel com 2 a 3 mm, descarnas o gajo e enfias dentro do fio do estralho.
Fazes o nó do estralho na argola e prendes o fio à mesma.

Assim, o estralho fica sempre distante da madre e nunca se enrolam.

É o que tenho usado sempre e não quero outra coisa.

Este fim de semana tira uma foto do que tenho e 2ª ou 3ª feira posto aqui.

Abraço
João Rodrigues
Anexos
hiro4752.jpg
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: cross beads ou destrocedores

Mensagem por CANIVETE »

olá João actualmente o que estou a usar,são as sasame iguais ás tuas,a unica diferença é só nas espessuras das montagens eu pesco mais fininho,ainda tenho montagens com as cross beads mais umas embalagens.A minha questão é se á um esquema que evite no caso das cross bead mais o enleio.
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: cross beads ou destrocedores

Mensagem por drpauloalmeida »

Boas camaradas embarcadiços,

pois bem, eu sou do contra. Ja usei missanga-destrocedor-missanga (para linhas mais finas tirei a conclusão que enliavam mais), destrocedor triplo (além dos nós mais frágeis tem o facto de ficar muito "folclórica") e por fim as crossbead's. Agora uso só crossbead's e para evitar enleios é do que mais gosto.

Cuidados que tenho:

-Não deixar restos de isca que impeçam o bom funcionamento;
-Cerca de 1cm entre os nós que travam a crossbead;
-Sempre com micro-missanga;
-Usar na posição correcta, isto é, a parte maior na horizontal :join:

Um outro facto é que eu sinceramente nunca desci do 0.23 nos estralhos e do 0.28 nas madres, poderá ser um dos motivos. Outro é as montagens, eu nunca usei montagens abaixo de 40-40-40-15 (estralhos maiores, mais fácil destroçer??).

E João Rodrigues, gostei mesmo dessas crossbead's com argola, vou experimentar :fixe:

EStá aqui um bom tema sim senhor
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: cross beads ou destrocedores

Mensagem por CANIVETE »

olá Paulo como vais?
eu podia fazer o teste e tirar ilações,preferi abrir o tópico e assim se vai dialogando e trocando ideias,a correção a fazer penso eu estará nesse 1cm para cada lado, usei o tipo que o joão mostra mas da sasame e o nºmais pequeno achei o desempenho muito bom recomendo,as tuas montagens estão dentro daquilo que eu uso.
só um cheirinho depois eu contoassim que tiver as fotos.Imagem


abraço



Manuel Matos
Fishunter
Mensagens: 64
Registado: sexta abr 13, 2012 11:48 pm

Re: cross beads ou destrocedores

Mensagem por Fishunter »

Pois e,' cross beads e posicao correcta...Quando apareceram no mercado, os primeiros cross/es,a indicacao nas embalagens era precisamente a vertical
indicava nas embalagens de varias firmas que as produziam,actualmente a Sasame indica o contrario...Bem,seja como for eu utilizei-os durante anos na vertical e ainda tenho montagens assim feitas,porem ja' me afastei delas (nao por nao funcionarem)) utilizo actualmente os novos stonfos,acho-os mais discretos,alem disso teem uma capacidade de rotura superior as maiorias dos cross bead/s,como gosto de pescar fino acho-os fantasticos.

FC
Responder