Água Salgada

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Água Salgada"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
007kil
Mensagens: 1204
Registado: terça dez 12, 2006 5:05 pm

Água Salgada

Mensagem por 007kil »

Boa noite a todos.
Necessitava da vossa preciosa ajuda numa invenção que ando com ideias de fazer e que é o seguinte:
Embora viva a cerca de 50 kms. do mar costumo fazer umas pescas com alguma frequência e nesta altura do ano com mais assiduidade.
Costumo pescar com iscos vivos como sejam camarão, caranguejo pilado, corre-corre, etc. que levo dentro de uma pequena arca adapatada para o efeito com o respectivo oxigenador para manter o isco vivo. Depois no final de cada pesca costumo trazer para casa os que sobram onde coloco num pequeno viveiro para conservação dos mesmos com um oxigenador ligado à corrente eléctrica onde permanecem à espera de nova viagem, só que com o decorrer dos dias a água começa a cheirar mal e como não é fácil trazer sempre água salgada para casa (eu sei que existem filtros para limpar a água, depois é tambem necessário um espumador) então ouvi falar que se poderia fazer água salgada através de água doce num processo que consiste numa proporção de 30 litros de água e 1 kilo de sal marinho e não sal normal e dissolver todo o sal e que os iscos se aguentam.
Que me dizem da ideia?
Será que alguém já experimentou uma situação semelhante e obteve resultados?
Qual o PH ideal? Pelo que li deverá situar-se entre os 8.0 e 8.4, mas nunca abaixo de 8.0
Agradeço a todos desde já pelas respostas.
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Água Salgada

Mensagem por krazy_dude »

Olá Fernando, eu quando trago o camarão para casa costumo trocar a agua (com um garrafão de 5 litros de agua do mar),
Agora nunca testei essa teoria,
Interessante vamos lá vêr se aprendo algo novo hoje :D
Abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Água Salgada

Mensagem por joaonumberone »

a mim o caranguejo pilado aguenta quase 15 dias ao pé das alfaces, o casulo se sobrar congelo.
Isso tudo é mão de obra a mais pra mim :hahaha:
Avatar do Utilizador
007kil
Mensagens: 1204
Registado: terça dez 12, 2006 5:05 pm

Re: Água Salgada

Mensagem por 007kil »

joaonumberone Escreveu:a mim o caranguejo pilado aguenta quase 15 dias ao pé das alfaces, o casulo se sobrar congelo.
Isso tudo é mão de obra a mais pra mim :hahaha:
João podias explicar melhor essa teoria de colocar ao pé das alfaces, como colocas em seco junto com água. é que eu alfaces cá em casa não faltam.
Última edição por 007kil em sexta jul 13, 2012 1:57 pm, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
007kil
Mensagens: 1204
Registado: terça dez 12, 2006 5:05 pm

Re: Água Salgada

Mensagem por 007kil »

krazy_dude Escreveu:Olá Fernando, eu quando trago o camarão para casa costumo trocar a agua (com um garrafão de 5 litros de agua do mar),
Agora nunca testei essa teoria,
Interessante vamos lá vêr se aprendo algo novo hoje :D
Abraço :fixe:
Pois é Nelson, mas tu tens a vantagem de estares perto do mar, dai ser mais fácil transportar a água para casa. Eu já cheguei a trazer aos 10 garrafões no carro, mas é bastante ingrato.
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Água Salgada

Mensagem por joaonumberone »

007kil Escreveu:
joaonumberone Escreveu:a mim o caranguejo pilado aguenta quase 15 dias ao pé das alfaces, o casulo se sobrar congelo.
Isso tudo é mão de obra a mais pra mim :hahaha:
João podias explicar melhor essa teoria de colocar ao pé das alfaces, como colocas em seco junto com água. é que eu alfaces cá em casa não faltam.
É na zona dos frescos no frigorifico, eles ficam lá quietinhos e depois é só levá-los a passear aos robalos eheheh.

Fora isso, esquece, os caranguejos que eu estou a dizer são os de casca mole, esse pilado morre depressa segundo me disseram, sorry
Avatar do Utilizador
007kil
Mensagens: 1204
Registado: terça dez 12, 2006 5:05 pm

Re: Água Salgada

Mensagem por 007kil »

joaonumberone Escreveu: É na zona dos frescos no frigorifico, eles ficam lá quietinhos e depois é só levá-los a passear aos robalos eheheh.
Fora isso, esquece, os caranguejos que eu estou a dizer são os de casca mole, esse pilado morre depressa segundo me disseram, sorry
Pois estava a achar estranho o caranguejo pilado aguentar-se assim no fresco. Também costumo colocar outro tipo de caranguejo no frio como sejam os corre-corre e estes sim aguentam-se muito tempo.
De qualquer maneira obrigado.
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Água Salgada

Mensagem por krazy_dude »

Fernando o garrafão que eu tenho aqui foi o amigo "pintassilgo" o Luís que me deu quando fui a vila do conde, já vai aos meses e meses :join:
Claro que é para o camarão por um ou dois dias, pois o motor é a pilhas :fixe:
Os caranguejos que o João numberone diz deve ser tipo como os corre-corre,
os corre corre, basta pores num recipiente com meio centimetro de agua do pesqueiro, ou então colocar algas frescas, sargaço daquele que anda no rio,
os caranguejos assim aguentam muito 2, 3 semanas na boa, na zona dos legumes, já testei sem ser na zona dos legumes e parece que aguentam o mesmo, isto falando dos corre corre,
o pilado e assim penso que o mal deles é não serem nada parecidos com os corre corre em termos de resistencia...
Mas deixa alguem mais entendido dar mais opiniões sobre os caranguejos e camarão e agua :fixe:
Abraço
Responder