Chumbadas de Areia!

Truques, dicas, ideias, faça você mesmo...
Partilhe as suas ideias, para outros poderem fazer, porque ninguém nasce ensinado.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbadas de Areia!"
na nova versão do site.

Grisham
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 28, 2008 10:50 pm

Chumbadas de Areia!

Mensagem por Grisham »

Boas tardes caros amigos!
Costumo pescar em zonas rochosas e perdido imenso material.

E tenho lido que existem pescadores que nestes locais de pesca utilizam saquinhos de areia para substituir as chumbadas de modo a diminuir a perca de material, pois caso o saco fique preso rompe-se.

Sendo assim gostaria de saber se algum de vós costuma fazer isso e se sim, se poderia colocar fotos de modo a demonstrar como atam, ou prendem o saquinho de plástico à linha.

eu tenho algumas ideias de como fazer, mas não sei se será a melhor, pois pode haver truques para prender melhor!

Por isso venho aqui pedir-vos algumas dicas!

Agradeço desde já os esclarecimentos!

E boas :fishcool: !!!
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbadas de Areia!

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro, essa coisa do saquinho de areia, já ouvi falar vagamente, mas olha lá, que peso de chumbadas costumas usar? e já agora que tipo de chumbadas usas? terei todo o gosto em ajudar mas sem saber esses pormenores é difícil.

És daqui da zona de Torres portanto pescas em Sta, certo, eu também costumo pescar por aí em zonas de pedra mas não perco assim tanto material, daí o facto de tentar ajudar e se fôr mesmo eficaz quem sabe não passe a usar também.

Sabes,... estou a pensar é no problema do volume, porque areia não é assim tão pesada.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Chumbadas de Areia!

Mensagem por Panca »

Eu quando pesca em pedra e sem conhecer esse pesqueiro mas por aqui uso uma chumbada no formato de uma moeda de 100gr ou 120gr e muito sinceramente raramente perco mas lá está cada pesqueiro o seu segredo :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbadas de Areia!

Mensagem por ffgsoares »

Ó Costa, eu também pesco por aqui nestas malhadas e tem dias, pescas uma tarde e não perdes nada, pescas outra tarde e perdes 4/5 chumbadas, acontece, por isso é que eu gostava de saber que pesos o companheiro usa e que tipo de chumbada, eu uso esferas ou em gota/pera.

Porque o peso conta, para usar areia se fôr 100/120 g tem de ser um saco com muito volume e pode impossibilitar um lançamento capaz.

Abraço :fixe:
Grisham
Mensagens: 28
Registado: quinta ago 28, 2008 10:50 pm

Re: Chumbadas de Areia!

Mensagem por Grisham »

boas companheiros!

costumo pescar com chumbadas redondas com furos no meio! as chamadas olivas (penso que é assim que são chamadas)

quanto às gramas depende muito do estado do mar, mas ronda entre os 30gr, 50gr ou 80gr.

e sim pesca pelas zonas de Santa Cruz, Lourinhã e Peniche!

provavelmente já nos encontramos por aí.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbadas de Areia!

Mensagem por ffgsoares »

Pois se calhar já nos encontrámos por aí, eu pesco 90% em areia, ali no Navio, Mirante, Alemão e por aí fora, raramente faço rockfishing, mas, quando faço é nas Amoeiras, ou em Porto Vacas ali na Mexilhoeira.

Eu costumo usar as esféricas furadas ao meio e enfiadas na linha madre, também dentro desses pesos, por sorte não perco muitas, mas por vezes lá vão 4/5 numa pescaria, quando uso mais pesadas é umas que tenho em forma de gota aí de 120/130 g, e também são eficazes, claro que quem pesca em rocha perde sempre algum material, por isso deve-se usar material mais ligeiro e económico, tipo, fios baratos o máx de 0,40 mm de espessura e chumbadas também leves, como dizes que usas, até aí tudo bem!

Eu vou calcular pesos e volume de areia para ver se a coisa pode ser viável, depois digo-te algo, no entanto pensa só nisto, se usares um saquinho de areia ele vai roçar nas pedras e vai rasgar-se, é aí que eu tenho as minhas dúvidas, na volta o saco rasga-se a cada lançamento e, então passamos a pesca a mudar de saquinho, aí o pescador tem de fazer em casa uma série de sacos (com o volume calculado para ter o peso que pretende), sacos esses que têm de ter uma argola para ser fácil de mudar em acção de pesca, mas se lanças e ao recuperar ele vem quase sempre rasgado tens de levar muitos saquinhos.

Para a semana já te digo a minha opinião e os calculos para o peso/volume.

Olha lá, eu antigamente cheguei a ver pescadores aqui da nossa zona que usavam era pedras, apanhavam pedras assim para o redondo e com um martelo faziam um sulco á volta para atar um fio que depois faziam com uma argola para enfiar na laçada da linha madre, mas quer isso quer areia vai ficar sempre com o triplo do volume de uma chumbada, penso eu !

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Chumbadas de Areia!

Mensagem por Ramiro »

Sei que este tópico já tem algum tempo (ando lentamente a colocar as "contas em dia" :hahaha: ) e as sugestões dadas são todas bastante válidas.
Venho apenas deixar outra sugestão que também funciona bem. Se me permitem, deixo a ligação:

http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... ?f=7&t=129

Continuação de boas pescarias. :fixe:
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Chumbadas de Areia!

Mensagem por joaonumberone »

Julgo que as melhores alternativas ao chumbo em gramagens baixas são chumbadas de pedras, seixos.

As que aproveitam uma camara de ar não me parecem boas porque a borracha tenderá a "agarrar" na pedra.

É o que penso por lógica, porque nunca usei.
Responder