Novato na Pesca ao Achigã

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Novato na Pesca ao Achigã"
na nova versão do site.

cesar91
Mensagens: 10
Registado: sexta mai 27, 2011 10:03 pm

Novato na Pesca ao Achigã

Mensagem por cesar91 »

Boas!!

Eu sou novo na pesca ao Achigã, e gostava de esclarecer algumas duvidas com alguém mais experiente.

-Quais as características que deve ter um bom fio para o achigã?

-Que tipos de amostra, vinil(de que cor?) ou amostra rígida, amostras de fundo ou de superfície?

-Montagens (tenho usado apenas um destrocedor e amostra, não sei se leva chumbos ou olivete por exemplo, como disse sou novato não percebo muito disto)


Gostava que me ajudassem para poder melhorar a minha pesca


Cumprimentos
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Novato na Pesca ao Achigã

Mensagem por TALIBAN »

Bem-vindo e boas pescarias.
Caro companheiro deves efectuar a tua apresentação, confrome consta nas regras, aqui expresso

2- Todos os utilizadores devem apresentar-se, basta seguir este endereço http://www.pescador.com.pt/livre/viewforum.php?f=13 .

o que desde já agradeço.
Sobre as tuas questões, não faço pesca em águas interiores, mas alguém dirá algo em breve.
Participa activamente, partilha, diverte-te e faz umas pescas por aqui.
Não te esqueças de ler as regras.
Boa continuação por cá.
Braga
cesar91
Mensagens: 10
Registado: sexta mai 27, 2011 10:03 pm

Re: Novato na Pesca ao Achigã

Mensagem por cesar91 »

Obrigado, vou já fazer a devida apresentação
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Novato na Pesca ao Achigã

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
cesar91 Escreveu:Obrigado, vou já fazer a devida apresentação
:fixe: :fixe: :fixe: .

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Novato na Pesca ao Achigã

Mensagem por bladerunner »

Olá César91,

Da minha experiência na pesca do achigã posso dar-te algumas dicas que têm resultado comigo quando vou à pesca destes peixes.

Só pesco na margem, se tiver barco é uma mais valia para alcançar sitios inacessiveis a pé. Portanto, a pé tento percorrer todos os cantinhos do pesqueiro (caminha-se bastante), batendo todos os sitios que achamos que possam existir achigãs.

Linhas: eu utilizo monofilamento que varia entre o 0,14 e o 0,20 dependendo do sítio onde vou pescar (se tem muitas algas, vegetação, lixo, troncos, etc.)

Iscos: no caso dos iscos utilizo somente artificiais, mas há quem utilize iscos vivos (minhocas, camarão vivo, etc. á boia) com muito bons resultados, mas que para mim é muito pouco desportivo e por isso não os utilizo. De entre os artificiais já pesquei com os seguintes:

- Spinnerbaits
- Crankbaits, jerkbaits (rapala, etc...) de superficie, meia-água e fundo
- Minhocas(com e sem cauda) grubs, lagostins, etc.

No caso das spinnerbaits, jerkbaits e dos crankbaits não utilizo terminais, faço o nó directamente nas amostras. No caso das minhocas, grubs, lagostins, utilizo em montagens Carolina e Texas (veja na net como fazer estas montagens), e aqui já utilizo terminais mais finos que a linha principal do carreto, porque são montagens que "arrastam" a amostra pelo fundo do pesqueiro.

Cores: aqui acho que vai mais do gosto do pescador que do peixe :hahaha: dizem que depende do tipo de água, do tempo que faz, etc... mas eu não percebo nada disso, portanto vou falar do que eu utilizo. No caso das crankbaits, jerkbaits utilizo cores que imitam os peixes que povoam os pesqueiros, aqui na minha zona por exemplo temos muitas percas sol, tainhas, barbos e achigã como tal procuro cores parecidas com as destes peixes, que por norma são o alimento do achigã adulto.

Nas spinnerbaits utilizo cores verdes e amarelas que me têm dado resultado com grandes exemplares no verão à superficie da água, o achigã ataca quase tudo o que invade o seu espaço e este tipo de amostra "irrita" bastante o achigã quando passa perto dele.

Quando não se sente actividade à superficie, utilizo então as ditas minhocas, grubs, lagostins nas montagens já descritas e nas cores verde, branca, castanha ou vermelha, que a mim tem dado alguns resultados. Por vezes também utilizo as minhocas e os grubs sem qualquer peso, junto das margens, perto da vegetação ou troncos a ver se algum achigã morde o isco, por vezes mordem :mrgreen:

Isto quando havia alguma quantidade de achigãs perto da minha zona e zona do Douro (Régua, etc.), mas tiveram um grande declinio devido à pesca em excesso e à introdução do lúcio-perca. Os maiores e melhores exemplares foram pescados em barragens do Alentejo, para mim as barragens ao do sul são incomparavelmente melhores para o achigã.

E pronto, fica aqui a minha opinião.

Ab
cesar91
Mensagens: 10
Registado: sexta mai 27, 2011 10:03 pm

Re: Novato na Pesca ao Achigã

Mensagem por cesar91 »

Obrigado pela tua explicação, foi bastante elucidativa sobre o que é a pesca ao achigã, mas fiquei com duvidas nos tipos das amostras. Alguém me pode explicar sobre a diferença entre Spinnerbaits, Crankbaits e jerkbaits (imagens, ou sites explicativos) .

Gostava também de saber se o estado do tempo (muito vento, chuva ou calor excessivo) pode influenciar o resultados, e se existe amostras ou métodos de pesca (fundo, meia-agua ou superfície etc.) para estas diversificadas condições climatéricas?

Cumprimentos


Boas pescarias
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Novato na Pesca ao Achigã

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Faz o seguinte: escreve no google aquilo que tens dúvidas (spinnerbait por ex.) e aparecem ilustrações e explicação do que é :fixe:
dá para tirar umas ideias daquilo que se pretende.

Eu acho que o tempo tem alguma influência na pesca em geral, os peixes têm tendência a ser mais activos antes de dias tempestuosos por ex. assim como a lua têm a sua influência também, mas não estou muito a par disso. Nos meses de calor o achigã anda mais activo do que nos meses frios, por ex.

A temperatura atmosférica e da água tem influência no tipo de amostra a utilizar, no verão utilizo mais as amostras à superficie, principalmente quando vejo os peixes à tona da água, mas é tudo muito relativo, já tive sucesso a pescar o achigã no fundo quando todas as condições eram ideais para ele andar atonado... o que eu costumo fazer é ir experimentando várias técnicas independentemente do tempo, água, etc...

Mais não sei dizer, é ir tentando e ganhando experiência, o que para mim resulta pode não resultar ou não ser o ideal para outro pescador...

Ab
cesar91
Mensagens: 10
Registado: sexta mai 27, 2011 10:03 pm

Re: Novato na Pesca ao Achigã

Mensagem por cesar91 »

http://www.bass-brothers-team.com/

Encontrei este site, é excelente para que está a começar na pesca ao achigã

Obrigado pela ajuda
Responder