Robalito radioactivo :)

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Robalito radioactivo :)"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Robalito radioactivo :)

Mensagem por pedrolourenco79 »

Ora viva... Como ando desaparecido, resolvi fazer um relato dum peixinho apanhado na semana passada...

Á cerca de 3 semanas, que comecei oficialmente a epoca piscatoria aqui pelo Douro, procurando de forma incansavel a captura de um peixinho daqueles que já enche o forno... O peixe ainda nao abunda mas ja se vão fazendo capturas regulares de robalos de dimensoes mais que "interessantes". É de notar ainda, apesar de o peixe estar atrasado este ano, o registo de capturas cada vez em maior numero de exemplares de robalo com pesos "anormais" em relaçao ao que o rio nos tinha habituado desde sempre. Parece-me cada vez mais induvidavel, o papel que o paredao novo da foz tem nas mudanças de capturas que houve no rio. Felizmente as mudanças sao para melhor em quase todas as especies.
Assim esta epoca decidi nao andar numa de "salta pocinhas" e dedicar-me quase em exclusivo a apenas 2 pesqueiros, sendo um para corricar e outro para por a boia na agua. Visto que o corrico ainda esta fraquito a boia tem sido a pesca que me vai dando boas alegrias.
O despertador toca ás 3.45 da manha como previsto e por volta das 4.05h ja eu tinha a boia na agua, acompanhando uma vintada de pescadores que tao ou mais malucos que eu tinham decidido fazer a ultima hora da enchente e primeira da vazante, que tantas alegrias nos tem proporcionado. Após o primeiro lançamento ainda com o sono a dar-me grande luta, um companheiro ferra um exemplar na ordem dos 2 kg, levando logo o sono para outro lado. Retiro a boia para auxiliar o companheiro e retorno á minha corridinha com a boia... Caranguejo pequeno como mandam as regras, boia de 50 grs inglesa, bem puxada a traz e la vai disto para o meio do rio. Agua a correr lentamente para baixo como mandam as regras, um pequeno fieiro quase junto á boia, e o estralho de 6 metros a deambular com o meu caranguejo. Pequeno toque de boia para esticar a linha, e mas o caranguejo chega "á pedrinha xpto", la se vai boia pelo ri dentro, embraiagem a cantar e lá tenho que soltar o berro que tanto nos faz disparar a adrenalina: "Olha o galhuço" :join: :join:
Trabalhei o dito devagarinho e pareceu-me sempre ser um peuxe de cerca de kg ou pouco mais, pois atonou com facilidade e nao pôs grandes dificuldades á sua captura. Metido com mestria no galhuço(xalavar ou ganapao) e cá estava o menino fora. Pesou 2,9kg, tinha apenas 14 caranguejos corre corre no bucho e estava gordinho. fiz mais dois lançamento e fui dormir que ainda era cedo 5.30h da manha :hahaha: :hahaha: :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Para finalisar por avisar que estava um espetaculo no forno, sedo acompanhado por 2 irmaos mais novos de 2kg e 1.9kg, 6 garrafas de alvarinho e 9 estomagos famintos :ko: :ko: :ko: :ko: :ko: :ko:

Material usado:
Cana daiwa harrier de 6m
Shimano twinpower swa 5000 com multi 0.17
Boia inglesa artesanal de 50grs, com estralho seaguar 0.235
Peso 2.9kg

Abraço e até um dia destes :join:
Anexos
pedra.jpg
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Robalito radioactivo :)

Mensagem por FILIPEPC »

Lol, é mesmo radioativo, é no que dá ires pescar nesse rio, lol.
Bom peixe e relato, abraço.
Avatar do Utilizador
007kil
Mensagens: 1204
Registado: terça dez 12, 2006 5:05 pm

Re: Robalito radioactivo :)

Mensagem por 007kil »

Então Pedro apanhaste o gajo a dormir?
A essa hora da manhã ele ainda estava com mais sono que tu.
É verdade este ano no rio ainda anda bastante fraco, mas efectivamente o peixe que sai é de bom calibre. Já vi sairem alguns de 6 e 7 kilos, infelizmente a mim ainda não me tocou nenhum, mas um dia destes nunca se sabe. Eu bem tento, mas o meu dia vai chegar, penso eu de que ....
Efetivamente desde que se fizeram as obras no paredão da foz os monstros começaram a entrar rio acima como nunca se tinha visto antes nestas zonas, ainda bem para nosso contentamento. Antes das obras estes peixes só se viam na meia laranja e cais velho.
Olha tiraste um bonito robalo e imagino que tenhas tido bom proveito, uma vez que no forno esses grandes são um espectaculo ainda por cima regados das maneira que foram regados.
Abraço
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Robalito radioactivo :)

Mensagem por krazy_dude »

à grande Pedro, ai está o relato que faltava! :join:
Valeu bem a pena acordar e ir lá, quando o tiraste ainda te deves ter beliscado a ver se não era um sonho! :hahaha:
Belo robalo, um dia para quebrar a média (que eu é só grades) ainda tiro um assim só para desenjoar um bocadinho :hahaha:
Grande abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Robalito radioactivo :)

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Ó Pedro isso é que foi comer 6,8 Kg de robalos, a dividir por 9 e beber só seis garrafas de alvarinho, que totaliza 4,5 litros, só dá meio-litro a cada um, portanto só posso pensar que alguns estarariam doentes, ou não bebiam :hahaha: :hahaha: :hahaha:.

Tirando a brincadeira vamos ao relato, realemente levantar tão cedo, para fazer apenas duas horas de pesca é obra, o que valeu é que deu para voltar para o "ninho" e ainda para mais com o saco com um bonito exemplar, já devorado.

Que continues a dar com eles e "bota aí" mais relatos.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Robalito radioactivo :)

Mensagem por ffgsoares »

Excelente relato e melhor partilha, foi uma pescaria tipo (rapidinha :hahaha: ) mas só depois do bixo estar no saco é que destes á sola :join:

Belo peixe e deu uma bela patuscada, mas concordo com o Braga, voces beberam uma média baixa, os robalos foram pouco regados :join:

Um abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Robalito radioactivo :)

Mensagem por Rider »

Pouco mais de 1 hora de pesca, e um "peixinho" desses, é uma excelente média.
Obrigado pelo relato e parabéns pela pescaria.

P.s. Tanto peixe para tão pouco vinho!!! :hahaha: :hahaha:
Avatar do Utilizador
lostsoul
Utilizador Regular
Mensagens: 2684
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Re: Robalito radioactivo :)

Mensagem por lostsoul »

ja vi que nao perdeste o jeito de contar historias nem de pescar :hahaha: :join: :join:

belo peixinho :fixe:
Responder