Caranguejo 2 cascos

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Caranguejo 2 cascos"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
trion
Mensagens: 16
Registado: domingo ago 26, 2007 7:59 pm

Caranguejo 2 cascos

Mensagem por trion »

Boa noite amigos !

Alguem me sabe dizer qual o nome cientifico do caranguejo de 2 cascos ? Depois explico o porquê desta dúvida.

Abraço. E boas pescarias.

Rui N.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Caranguejo 2 cascos

Mensagem por ffgsoares »

Ó Trion, já fiz umas buscas e não é fácil encontrar respostas para o caranguejo de dois cascos, mesmo na wikipedia tem vários caranguejos mas esse, népia, é claro que ele terá um nome científico mas com este nome que lhe damos nada diz, pode ser que algum companheiro conheça :join:

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
Telmo1982
Mensagens: 73
Registado: segunda abr 18, 2011 8:58 pm

Re: Caranguejo 2 cascos

Mensagem por Telmo1982 »

Boas, a resposta ao seu tópico é Carsinus Maenas, isto pesquisado no site http://paulokarva.blogspot.pt/2008/07/c ... -mole.html
Espero ter ajudado na sua pesquisa.
baratocha
Mensagens: 142
Registado: terça jan 17, 2012 11:57 am

Re: Caranguejo 2 cascos

Mensagem por baratocha »

:fixe: :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
trion
Mensagens: 16
Registado: domingo ago 26, 2007 7:59 pm

Re: Caranguejo 2 cascos

Mensagem por trion »

Boas pessoal.
Eu realmente andei a ver qual o nome corrente do carcinus meanus e só encontrei que era a mesma coisa que caranguejo verde ou mouro mas não encontrei nada a dizer que o de 2 cascos é o mesmo.
Isto tudo porquê ????
Esta semana andava a passear no continente em Leiria e ao passar pela secção do peixe vejo lá uns saquinhos de rede com caranguejo vivo. Procurei o tipo de caranguejo que era mas nem dizia nem ninguem sabia... Então na parte de trás do papelinho do fornecedor encontrei que eram "Carcinus Meanas".
Quando cheguei a casa fartei-me de procurar na net e só encontrei que eram os mesmos que caranguejo verde ou mouro.
Eu queria era caranguejo de 2 cascas, pelos vistos é o mesmo. Não é ???
Será que este caranguejo é o mesmo(2 cascos) com que se pesca ???

Abc
Avatar do Utilizador
Telmo1982
Mensagens: 73
Registado: segunda abr 18, 2011 8:58 pm

Re: Caranguejo 2 cascos

Mensagem por Telmo1982 »

trion Escreveu:Boas pessoal.
Eu realmente andei a ver qual o nome corrente do carcinus meanus e só encontrei que era a mesma coisa que caranguejo verde ou mouro mas não encontrei nada a dizer que o de 2 cascos é o mesmo.
Isto tudo porquê ????
Esta semana andava a passear no continente em Leiria e ao passar pela secção do peixe vejo lá uns saquinhos de rede com caranguejo vivo. Procurei o tipo de caranguejo que era mas nem dizia nem ninguem sabia... Então na parte de trás do papelinho do fornecedor encontrei que eram "Carcinus Meanas".
Quando cheguei a casa fartei-me de procurar na net e só encontrei que eram os mesmos que caranguejo verde ou mouro.
Eu queria era caranguejo de 2 cascas, pelos vistos é o mesmo. Não é ???
Será que este caranguejo é o mesmo(2 cascos) com que se pesca ???

Abc
É provável que seja o mesmo, pois eu uso muito esse tipo de caranguejo para pescar e quando eles são maiores custa sempre mais em tirar a sua casca. Por isso acho que seja possivel com o passar da idade eles se transformem em caranguejos verdes.
Avatar do Utilizador
trion
Mensagens: 16
Registado: domingo ago 26, 2007 7:59 pm

Re: Caranguejo 2 cascos

Mensagem por trion »

Por acaso eram bem grandes e a casca muito rija. O que mais me admira é serem tão resistentes e estarem vivos naquelas condições !
Estou habituado ao pilado que é super frágil, tem que se andar com oxigenador, a trocar a agua, e mesmo assim morrem.
Aquele aguenta simplesmente dentro dum saco a temperaturas baixas... :fixe:
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Caranguejo 2 cascos

Mensagem por drpauloalmeida »

Boas,

o artigo mencionado está muito bem conseguido e responde a todas as dúvidas.

Carangueijo mouro, verde, 2 cascos, de larga, mole, etc.. é tudo o mesmo caranguejo.

Carangueijo mouro/verde - caranguejo normal, rijo, apresenta cores verdes, castanhas, laranjas e/ou avermelhadas.

Carangueijo de larga/dois cascos - é o mesmo carangueijo quando está a mudar a carapaça, é o seu processo de crescimento.

Caranguejo mole - é o mesmo carangueijo, após ter mudado de carapaça, fica numa cor verde esbranquiçado, com carapaça mole.

Isco fantástico :join:

abraço pessoal
Responder