Pesqueiros na areia - 1

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesqueiros na areia - 1"
na nova versão do site.

portista
Mensagens: 603
Registado: sábado jul 15, 2006 9:54 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por portista »

As montagens influenciam muito, é verdade, mas a leitura do mar é essencial e essa realmente diferencia um pescador de um pescarreta! Eu ainda estou na segunda classe eheh
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por Ramiro »

Não esqueci, apenas o tempo tem andado bastante apertado. :122:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por NelsonP »

Ramiro Escreveu:Não esqueci, apenas o tempo tem andado bastante apertado. :122:
Cá esperamos :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
ruibaco
Mensagens: 408
Registado: quinta ago 29, 2002 11:00 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por ruibaco »

Olá,

Quem tem a boca muito tempo ocupada, acaba por lhe começar a faltar o tempo.

Boas pescarias.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por Ramiro »

Ora bem, peço desculpa pelo atraso mas a vida carregada com as dificuldades que todos mais ou menos alombamos hoje em dia não permitem certas liberdades que existiam outrora. Sei que tenho algures algumas fotos exemplificativas mas ou "já foram" ou andam em parte incerta. De qualquer forma, o prometido é devido e consegui há alguns dias uma foto que, de modo rudimentar, pode exemplificar e esclarecer algumas dúvidas. Friso no entanto que, nada como estarmos a olhar ao vivo o comportamento das águas e simultaneamente comentar o que se passa. Mesmo assim, vou tentar deixar umas luzes com a ajuda da foto (clicar em cima para aumentar o tamanho):
2013-04-26 19.44.21_coroa_fundao.jpg
- Zona 1 e 4: coroa de areia e/ou pedra mais afastadas da margem. Obrigam a vaga a quebrar dada a subida do fundo e a compressão da massa de água em deslocamento para a margem, elevando-a sobre o nível médio e provocando a elevação mais cedo e logo a mais prematura quebra da onda, denunciando uma coroa de areia ou um afloramento rochoso. Posso ainda acrescentar que no caso n.º 1 se pode deduzir uma coroa de areia e/ou pedra (por fora/mais longe) com afundamento de seguida, portanto rebentando primeiro, "descansando" de seguida e voltando a rebentar mais perto da margem.
- Zona 2 e 3: Como se observa, a vaga só se eleva e quebra mais próximo da margem, denunciando uma zona mais profunda, que não provoca a formação da onda tão cedo pela razão inversa da anterior.
Conclusão principal: Sempre que a vaga é obrigada a quebrar, seja a 5 mts da margem seja a 100, é porque existe um qualquer afloramento/subida do fundo que assim obriga.
As chamadas "abas" são as zonas que dividem uma e outra zona. Normalmente a melhor aba é a contra-corrente, ou seja, a oposta ao movimento dominante das águas. Por exemplo, na costa ocidental, o movimento dominante é Norte-Sul (pode inverter, como tem sido nos últimos dias). Logo a aba melhor é a de Norte, já que o peixe se alimentará de preferência sempre contra a corrente. Porquê? Pensem um bocadinho e deixem bitaites, para "aquecer" a conversa. :twisted:
ruibaco Escreveu:Olá,
Quem tem a boca muito tempo ocupada, acaba por lhe começar a faltar o tempo.
Boas pescarias.
Pois é, pá. Saiste cá um bocas! :dedos2:
:hahaha:
Excelentes pescarias para aí! :fixe:
Avatar do Utilizador
kalvas
Utilizador Regular
Mensagens: 4811
Registado: quarta mar 09, 2011 2:45 am

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por kalvas »

Ao ler este "manual" lembrei-me da aula ao vivo que tive o prazer de receber do mestre Ramiro.
Foi na mariscada que houve este ano.
Parecia que estava lá.
Precisamente este assunto.

Bem haja Ramiro.
São coisas que não se esquecem.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por Ramiro »

kalvas Escreveu:Ao ler este "manual" lembrei-me da aula ao vivo que tive o prazer de receber do mestre Ramiro.
Foi na mariscada que houve este ano.
Parecia que estava lá.
Precisamente este assunto.
Bem haja Ramiro.
São coisas que não se esquecem.
Bons momentos em excelente companhia. :fixe:
Abraço p'raí.
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Pesqueiros na areia - 1

Mensagem por fdp »

BOAS CAMARADA RAMIRO !! :fixe:
Estes tópicos são sempre importantes para mim visto que pesco quase sempre na pedra e os meus
conhecimentos de pesca na areia são reduzidos !!
Há no entanto aqui qualquer coisa no teu raciocínio que não entendi !!
Ramiro Escreveu:As chamadas "abas" são as zonas que dividem uma e outra zona. Normalmente a melhor aba é a contra-corrente, ou seja, a oposta ao movimento dominante das águas. Por exemplo, na costa ocidental, o movimento dominante é Norte-Sul (pode inverter, como tem sido nos últimos dias). Logo a aba melhor é a de Norte, já que o peixe se alimentará de preferência sempre contra a corrente.
No caso que descreveste e eu sublinhei , a aba melhor não deveria ser a de Sul ??
Ramiro Escreveu:Porquê? Pensem um bocadinho e deixem bitaites, para "aquecer" a conversa.
Em minha opinião será porque a comedia levantada do coroeiro pelo movimento das águas é arrastada
pela corrente na direcção do predador limitando-se este a «emboscar» !!
FIQUEM BEM !! :fixe:
Responder