carpas déficeis

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"carpas déficeis"
na nova versão do site.

teixeirapt
Mensagens: 97
Registado: quarta nov 23, 2011 10:26 pm

carpas déficeis

Mensagem por teixeirapt »

Pessoal venho aqui pedir umas luzes sobre como atrair as carpas maiores para o pesqueiro e um lago que abriu a pouco tempo a pesca mais propriamente a lagoa da vela que se não me engano pertence a figueira da foz...
Vamos lá então
O peixe que lá tenho tirado é todo pequeno as engodagens são feitas durante vários dias sem ir a pesca tanto com bolas tanto caseiros como comprados e sementes trigo milho pellets e etc....o lago é imenso o pesqueiro vem sondado boas engodagens já tentei todo o tipo de montagens que conheço incluindo para pop-ups e elas andam com fome porque já por várias vezes tirei a mesma no mesmo dia podiam dizer que não ah peixe maior mas ah porque ah relatos e já vi um russo ou ucraniano a tirar uma com mais de 10 quilos a vontadinha já para não falar que também falam que já saiu delas com mais de 20 nas redes existentes por lá.....
Gostava de saber o que vocês faziam nestas situações se possível...
:-) :-) :-)
Obrigado
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: carpas déficeis

Mensagem por joaosousa »

Vou tentar ajudar, dentro do pouco que sei!
Pelo que já ouvi dessa lagoa, é uma lagoa dificil, devido ao facto de ter muitas zonas de lodo.

Eu no teu caso, perdia, se fosse necessário, mais uma horas boas a sondar aquilo tudo até achares um sitio mais limpo e eventualmente a mudar de pesqueiro, se encontrares algum com melhores condições. Usava montagens mais adequadas a situções com lodo e apostava nos pop-ups. Se fazes engodagem à base de sementes, isso pode ser um primeiro passo para que as pequenas entrem no pesqueiro. O que acontece por vezes, é que as pequenas estão metidas no meio do engodo, naquele frenesim todo pela comida e as grandes andam à volta. Experimenta colocar uma cana dentro da engodagem e outra mais fora uns metros, e podes testar esta teoria. Não quer dizer que funcione, mas é uma ideia!

Outra coisa que podes fazer, que eu pessoalmente nunca testei, mas tenho amigos que já o fizeram, é na engodagem, colocares boilies partidos em dois. Assim, aumentas a superficie de contacto com o solo e diminuis o peso, o que pode fazer com que não fiquem enterrados no lodo com tanta facilidade!

Que montagens pop-up utilizas? com inline ou safety clip?

De que tamanho são os pellets com que engodas? 4mm? Experimenta reduzir também a quantidade de pellets. Se dizes que elas são esfomeadas até pode nem ser mau, mas talvez possa atrair as pequenas com maior facilidade!

No carpfishing, já tive essa experiência algumas vezes, e nem sempre iscos grandes significam peixes grandes!
A minha de 13,800kg foi tirada com um isco que devia perfazer um total de 10-12mm. A última de 10kg que o meu pai tirou foi com um boilie de 14mm...
Continua a ir lá pescar, qualquer dia tens uma surpresa agradável!
teixeirapt
Mensagens: 97
Registado: quarta nov 23, 2011 10:26 pm

Re: carpas déficeis

Mensagem por teixeirapt »

obrigado por responder
Em relação as canas é o que faço quase sempre coloco sempre uma mais fora porque como todos sabemos as big não entram com facilidade no pesqueiro nos boilies e metade metade,metade inteiros e outra metade picados...Em relação as montagens utilizo mais inline já que tem saído mais peixe apesar de pequeno....:-):-)
As pellets penso que sejam já que as compro a um colega mas vou reduzir nas doses talvez vá experimentar uma mix nova...:-)
E os pop ups são de 16mm menos que isso não costumo usar a não ser equilibrados em densos de 20mm....:-)
Tenho de ver se consigo arranjar novamente os de sushi pode ser que tenha mais sorte...:-):-)
Nine97
Mensagens: 3
Registado: terça mar 06, 2012 4:13 pm

Re: carpas déficeis

Mensagem por Nine97 »

Eu costumo ir para a lagoa da Vela com o meu primo que foi quem criou este tópico.
Há dias em que as carpas não querem nada com os boilies e pop-ups porque as pessoas vão para lá pescar com farinhas, logo estraga tudo.
Eu também comecei a pescar no ano passado e a minha primeira pescaria foi lá mesmo, mas algumas carpas pelo que me parece andam mais desconfiadas visto que aquele é um sítio que nunca foi iscado com boilies, só agora lá começaram a pescar com eles, acho eu, é que pelo que ouvi dizer esteve fechado mais de dez anos!
No entanto gosto de lá pescar, é um sítio calmo e divertimo-nos, apesar de este ano ainda não ter tirado nenhuma carpa lá, não sei o que se passa!:)
Vamos ver o que nos espera nos próximos dias :)
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: carpas déficeis

Mensagem por joaosousa »

Tenham em atenção que as carpas funcionam por habituação, ou seja, estabeleçam uma estratégia e apostem nela, pois a médio/longo prazo é que se vêm os resultados!! Não ter resultados nos primeiros tempos é normal, ainda para mais numa água quase virgem! Não tenham medo de gradar, pois é com as grades que se aprende muita coisa sobre a barragem/rio em questão!
teixeirapt
Mensagens: 97
Registado: quarta nov 23, 2011 10:26 pm

Re: carpas déficeis

Mensagem por teixeirapt »

habituadas elas estão as bolas porque quando comecei a ouvir uns zuns zuns comecei lá a ir levar delas de vez em quando por isso habituadas elas tão só que as grandes não faço a mínima de porque elas não entram falta de comer não é....talvez vá começar a engodar só com pellets canhamo noz tigrada e boilies para ver se começa a entrar maiores
:-) :-) :-)
Nine97
Mensagens: 3
Registado: terça mar 06, 2012 4:13 pm

Re: carpas déficeis

Mensagem por Nine97 »

De vez em quando há arranques mas elas desfarpam logo, mas eu ainda não perdi a esperança :):)
Espero ainda ver uma carpa jeitosa tirada de lá :)
Avatar do Utilizador
ricarduu
Mensagens: 75
Registado: quinta ago 07, 2008 11:36 am

Re: carpas déficeis

Mensagem por ricarduu »

caros colegas ........... assim à primeira vista e com estas informações , parece-me que não é por estranharem engodos nem iscos .
vontade comer tambem parecem que estão a ganhar . :P , concordo com a sujestão do joão de experimentar pescar dentro e fora da engodagem ............. mas na minha opinião , o segredo ou causa desta situação , pode estar na montagem ( no cabelo ) .
primeiro a forma como apresentam o anzol .........e segundo a relação anzol/isco .
é apenas a minha opinião ......... se quiseres dizer a marca e o anzol que usas , assim como tamanho dos iscos .......... podemos estabelecer aqui uma ideia (conclusão).
o ideal seria uma foto da montagem ............. para ver os promenores . . .
mas não desistam , apertem com elas .............sempre em segurança e com devolução ..........
Responder