Canas de fundo 4.20, 4.50 e 5.00. Qual a diferença??

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Canas de fundo 4.20, 4.50 e 5.00. Qual a diferença??"
na nova versão do site.

caranjideo
Mensagens: 26
Registado: quarta ago 31, 2011 10:28 pm

Canas de fundo 4.20, 4.50 e 5.00. Qual a diferença??

Mensagem por caranjideo »

Boas
Tenho verificado algumas questões sobre canas de três partes com estas medidas para surfcasting, 4.20, 4.50 e 5.00!
Qual a diferença entre elas ??
No lançar mais longe ??
Lança mais gramas de chumbo ??

Já agora também tiro as minha dúvidas pois estou a pensar comprar uma cana de três partes !

Obrigado
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Canas de fundo 4.20, 4.50 e 5.00. Qual a diferença??

Mensagem por FILIPEPC »

Nada disso. A diferença é só essa, o tamanho. O resto passa por situações, necessidades, etc. Existe zonas que os 4,20 chegam, outras que chegam 4,50 outros que os 5 metros podem dar resultados. Além disso existe quem se adapte a uma e outros a outras canas.
Mas normalmente os 4,5mt são mais polivalentes e ajeitam-se à maioria de nós.
pedro mira
Mensagens: 24
Registado: segunda mar 19, 2012 12:20 am

Re: Canas de fundo 4.20, 4.50 e 5.00. Qual a diferença??

Mensagem por pedro mira »

Ola penso que a varias situações que teremos de ter em conta quando defenimos o tamanho de cana que queremos usar, considerando que se usa montagens para pescar, poderiamos aplicar uma cana maior para montagens maiores, ou tambem para quem tem mais receio de lançar uma rabeira grande (6/7/8mt....), uma cana grande tambem podera ajudar.Se usamos montagens mais pequenas uma cana mais curta sera suficiente.
Depois temos de ter em conta a morfologia do pesqueiro onde habitulmente pescamos,por exemplo se tem ondulação muito grande e esta sempre a estrovar a acção de pesca ai teremos de usar uma cana mais alta para fugir a acção das ondas e pescar por cima destas.
Outras das situações é as distancias de lançamento, ai ja não concordo com o amigo Filipe, pois da experiencia que tenho e por pesquisas e temas que li, de revistas nacionais e estrangeiras, uma cana mais curta, seja de 3,90 4,20 ou 4,5mts lançara sempre mais que uma de 5mt, agora há canas e canas, e pescadores com mais ou menos tecnica, ou mais ou menos força.
Penso que acima de tudo devemos defenir um modelo de cana que nos seja favoravel, seja no tamanho, acção , sensibilidade e nas caracteristicas dos passadores, e não escolher porque este ou aquele diz que é boa, pois o que é bom para uns pode não ser para outros.
No meu caso e competição a parte, tendo em conta que pesco frequentemente em zonas desde Almagreira, Foz do Arelho, até a barra de Aveiro, o meu modelo de cana perferido passa por canas de 4,5 mt, que como o amigo Filipe referiu e bem, são canas mais versateis, que sejam de acção até 250gr, que seja rapida e rigida e trabalhe apenas no ultimo elemento, por norma canas Hibridas, pois permite-me pescar perto ou longe sem perder sensibilidade.
Abraço
caranjideo
Mensagens: 26
Registado: quarta ago 31, 2011 10:28 pm

Re: Canas de fundo 4.20, 4.50 e 5.00. Qual a diferença??

Mensagem por caranjideo »

Muito obrigado pela vossa ajuda :fixe:
:fishcool:
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Canas de fundo 4.20, 4.50 e 5.00. Qual a diferença??

Mensagem por FILIPEPC »

Pedro, lançar rabeiras com esses metros :lol: , quem? Os pescadores de costa Lúdicos? Quantos? epa... Gostava de ver, são anos e anos a pescar na praia com centenas de pessoas, tal como já o deves ter feito, e não os vejo. O pessoal da competição sabe fazê-lo, mas na maioria ninguém sequer a sabe fazer, quanto mais lançar.
Outra coisa, eu não disse que os 5mt lançavam mais( ou pelo menos não escrevi isso, mesmo que tenhas interpretado como tal), disse que existe quem se adapte a umas quem se adapte a outras. Conheço distintos casos desses. Sobre o lançar, embora seja algo muito pessoal, também acho que se lança mais com os 4,5mt, mas é relativo, e meramente estatístico. Pode existir alguém que lance melhor com 5 mt. :fixe:

Posso até dar um exemplo simples do que referi e isso nada tem a ver com lançamentos... Quem pescar em pesqueiros difíceis, por exemplo na pedra, estou-me a lembrar até de um pesqueiro aqui perto de mim, vá para lá com as teorias do lançamento e leve canas curtas e nem uma chumbada vai tirar de lá... O comprimento ser necessário, a meu ver, não tem que estar ligado ao lançamento, até porque a maioria de nós nem sabe tirar proveito das canas. Tem também a ver com a morfologia do pesqueiro... pelo menos para mim, que não penso somente em praia quando penso em pesca ao fundo. :fixe: .
pedro mira
Mensagens: 24
Registado: segunda mar 19, 2012 12:20 am

Re: Canas de fundo 4.20, 4.50 e 5.00. Qual a diferença??

Mensagem por pedro mira »

Ola Filipe, a minha intervenção não foi no sentido de dizer que você tinha afirmado que as canas de 5mt lançavam mais foi apenas porque refere que a unica diferença entre elas é mesmo o tamanho, nesse sentido a minha intervenção, foi de tentar esclarecer que não seria bem assim, e se reparar, no resto da minha intervenção eu digo, que temos de defenir um tipo de cana que nos seja favoravel, e não o que os outros dizem que é bom, e é nesse sentido que ira sempre haver as excepções a regra, por exemplo o meu pai é uma homem baixo não é forte e tira melhor rendimento de canas de 5mt.
Quanto ao que refere das rabeiras, acredite que cada vez ha mais pescadores a usar, pprincipalmente por causa das partilhas de tecnicas existentes nos debates em foruns de pesca, e não pense com isto que quero dizer que so os ludicos aprendem com os pescadores de competição, porque os pescadores de competição tambem aprendem muito com os ludicos.
Qualquer intervenção que faça sera sempre referente a pesca de praia, embora pratique pesca de vez em quando em zonas rochosas, não terei certamente tantos conhecimentos nessa area como outros menbros do forum ou você mesmo :fixe:
Ab
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Canas de fundo 4.20, 4.50 e 5.00. Qual a diferença??

Mensagem por FILIPEPC »

Eu entendi, só quis que ficasse na retina que não acho que no geral os 5 mt seja bons para lançamentos longos, mas pode existir quem assim se sinta bem, assim como a pesca em zonas rochosas obriga a isso.
Sobre o uso de rabeiras, eu sei que se anda a usar mais, mas a generalidade, mesmo a esmagadora não o faz. Falo do pescador do dia a dia, até porque lançar uma rabeira é mais difícil.
Também acho que os pescadores de competição aprendem com os lúdicos. A aprendizagem, para os que a sabem aproveitar pode ser recíproca. Cada qual no seu campo. Eu de competição sei muito pouco. Sei no papel, na prática roça o zero.
pedro mira
Mensagens: 24
Registado: segunda mar 19, 2012 12:20 am

Re: Canas de fundo 4.20, 4.50 e 5.00. Qual a diferença??

Mensagem por pedro mira »

O pescador de competição que leva a competição mais a serio, é muito meticuloso, tenta recolher o maximo de imformação possivel, de tudo o que pode influenciar a pesca num determinado local e com isto perde tempo a treinar varios aspectos como por exemplo ir para a praia so para fazer lançamentos, com isto tudo e NO MEU CASO, perde-se aquele bichinho de ir fazer uma pescaria com amigos e apanhar uns peixes bons para comer, e em vez disso vamos com os amigos para ver quem apanha mais aranhas.... ou algo do genero.
Ainda em relação as rabeiras, sejam lançadas com canas grandes ou curtas, a melhor maneira de se inicir sera com rabeiras mais curtas, 3,4,5mt, eu inicialmente era um pouco ceptico em relação a elas, mas ja fiz grandes pescas de robalos de 1kilo a 3 kilos com rabeiras em 0,20 e 0,22, mas não vou alongar o assunto pois podera ser assunto para outro topico.
Grande abraço e boas pescarias Filipe. :fixe:
Responder