Pesca Bóia

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca Bóia"
na nova versão do site.

eliok10
Mensagens: 123
Registado: terça jun 07, 2011 7:06 pm

Re: Pesca Bóia

Mensagem por eliok10 »

Amigo , faça como eu , deixe pra lá as bóias de correr que só dão trabalho ( estou arrependido de as ter comprado ) .
Isto em conclusão , adquira umas boias peao ja calibradas (dei 2,80 por cada) , e é so colocar na linha , destorcedor em baixo , estralho e tá pronto a pescar .
Para além de poderes ajustar também a altura da bóia , no meu caso basta tirares o "palito" do meio e voltar a po-lo

Cumprimentos !
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Pesca Bóia

Mensagem por pedrolourenco79 »

eliok10 Escreveu:Amigo , faça como eu , deixe pra lá as bóias de correr que só dão trabalho ( estou arrependido de as ter comprado ) .
Isto em conclusão , adquira umas boias peao ja calibradas (dei 2,80 por cada) , e é so colocar na linha , destorcedor em baixo , estralho e tá pronto a pescar .
Para além de poderes ajustar também a altura da bóia , no meu caso basta tirares o "palito" do meio e voltar a po-lo

Cumprimentos !
E um piao faz o mesmo que uma de correr? :nono: :nono: :nono: :nono: :nono: :nono: Cada macaco no seu galho! Vá utilizar um piao numa zona com corrente a pescar a 10 m de fundo e vais ver a que profundidade vai andar o isco por exemplo.... :moca:

Para fio de nó de correr para mim, o melhor é o fio que o pessoal do carpfishing usa nas montagens. Outra opçao que funciona muito bem no multifilamento e é super barato, obrigando apenas a trocar de nó com mais assiduidade é ....pasmem-se :119: ........o fio dental!!! :fixe: :fixe: :fixe: :fixe: :fixe: :fixe: :fixe:
portista
Mensagens: 603
Registado: sábado jul 15, 2006 9:54 pm

Re: Pesca Bóia

Mensagem por portista »

Mas o pião dá para por como bóia de correr ou bóia fixa, é uma questão de juntar ou afastar os nós de correr... digo eu :)
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Pesca Bóia

Mensagem por pedrolourenco79 »

Sim mas numa boia normal temos 1.5m ou 2 m de tenso e o chumbo. Num piao calibrado o estralho trabalha solto levando apenas uma oliva de 3 ou 4 gramas junto ao anzol.. Numa situaçao de corrente se mesmo um chumbo de 35gr levanta do fundo, quanto mais fará uma oliva de 4 grs! :pay:
Uma boia de piao necessita de condiçoes especificas para poder trabalhar em condiçoes e no rio por estranho que pareça não é usado por ninguem.... Porque será? :join:

Aliás quando precisamos de pescar no rio com estralho solto ( existem 2 ou 3 pesqueiros que assim o exigem) usa-se boia calibradas mas das inglesas... Pk? porque lançam muitissimo mais que um piao, e sao mais finas o que faz com que a corrente não interfira tanto no seu trabalhar.... :pay:
A pesca no douro á boia, assim como na ria de aveiro é especifica devido a pescarmos sempre com correntes. No mar a pesca já difere bastante....
portista
Mensagens: 603
Registado: sábado jul 15, 2006 9:54 pm

Re: Pesca Bóia

Mensagem por portista »

Ora aqui está uma resposta das que gosto, porque tem conteúdo válido, ensina!

Vamos lá tentar perceber aqui alguns aspectos:
estamos a falar de uma montagem com fio do carreto destorcedor e depois o tal tenso (estralho com anzol), com as bóias a correr acima do destorcedor correcto?

Na ria por exemplo então não se usa o pião para que os chumbos sejam colocados no estralho e este afunde, não andando à mercê das correntes aliado ao facto de as bóias serem mais finas e não serem tão arrastadas pela corrente é isso?

No mar já se usa o pião pois além de resistir mais aos impactos nas rochas as correntes são locais e não transversais ao sítio onde estamos a pescar (usualmente) certo?

Cumprimentos
eliok10
Mensagens: 123
Registado: terça jun 07, 2011 7:06 pm

Re: Pesca Bóia

Mensagem por eliok10 »

Pedro de qualquer das formas obrigado pela intervenção/correção .

Cumprimentos e obrigado pelo esclarecimento .
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Pesca Bóia

Mensagem por pedrolourenco79 »

A Montagem com boia de correr base, é nó de travamento, missanga, boia, missanga nó de travamento inferior, olivete com destorcedor, e estralho de 1.5 e 2m.
A montagem com piao é nó de batente, piao movel ou fixo, destorcedor e estralho de 4 a 6m, com oliva a bater no anzol.

Assim por exemplo num dito pesqueiro aqui no douro, onde a profundidade é de 8/10m consoante o estado da maré, o peixe come quando a agua esta a correr no maximo de força para cima(ao entrar do mar). Assim tens de travar a boia sempre entre os 10 e os 12 metros (mais 2 metros que a profundidade do local) pois a força da corrente vai.te fazer levantar o anzol e isco do fundo assim como a olivete (35 e 40gr)Ou seja com a corrente vais trabalhar á profundidade certa.
Se tivesses com o piao, mesmo que o travasses a 12 m o isco ia levantar até á tona com a força da corrente e nunca conseguias apanhar um peixe.

O piao trabalha bem quando tens um movimento de vai e vem da vaga contra ti e principalmente na pesca ao sargo, pois com a oliva junto ao anzol o isco vai procurando o peixe de buraco em buraco.
portista Escreveu:No mar já se usa o pião pois além de resistir mais aos impactos nas rochas as correntes são locais e não transversais ao sítio onde estamos a pescar (usualmente) certo?
Correcto principalmente pelo facto de a corrente ser transversal e teres que acompanhar a boia no seu movimento consoante a maré a vai levando.

P.S. Quanto a anzois, bem não vale a pena inventar... para camarao 1/0, e para pilado 1/0 a 4/0. O robalo tem uma boca cavernosa de predador e consegues apanhar um robalito de 20 cms com um anzol 4/0...
portista
Mensagens: 603
Registado: sábado jul 15, 2006 9:54 pm

Re: Pesca Bóia

Mensagem por portista »

pedrolourenço,
está tudo dito , é destes tópicos que gosto, percebe-se a informação e pelos vistos estava com ideia errada na parte transversal das correntes mas fiquei esclarecido, agora só falta comprar a cana da bóia!
Responder