Pesca Bóia

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca Bóia"
na nova versão do site.

eliok10
Mensagens: 123
Registado: terça jun 07, 2011 7:06 pm

Pesca Bóia

Mensagem por eliok10 »

Boas companheiros da água salgada .

Pois bem , amanha vou-me iniciar na pesca á boia em Espinho . Como tal adquiri recentemente uma hiro portobello , penso que para me iniciar serve .
O único problema é que não faço ideia de como calibrar uma bóia de correr . Comprei uma para ver o funcionamento daquilo , ela tem 40 gr , e a minha duvida é , tenho que usar chumbo furado , olivetes ou o quê ? Será que alguem me podia dizer aproximadamente o peso do chumbo para a calibrar ?

Cumprimentos , e boas pescarias !
Avatar do Utilizador
kalvas
Utilizador Regular
Mensagens: 4811
Registado: quarta mar 09, 2011 2:45 am

Re: Pesca Bóia

Mensagem por kalvas »

Viva.
eliok10 não faço a mínima ideia de como seja.Já pesquei com bóia de correr mas pelo que disseste é uma bóia mesmo para o efeito.No meu caso era uma bóia normal mas que se coloca de modo a correr.
Não tenho por aqui nada que te possa ser útil ,lamento.
Sobre o calibrar da bóia,não entendi a questão.Se tem 40 gr. o chumbo para a calibrar tem de ter 40 gr. na mesma. Mesmo no caso de usares um chumbo apoiado no fundo também não há problema visto que não está a fazer peso na bóia.

Abraço
eliok10
Mensagens: 123
Registado: terça jun 07, 2011 7:06 pm

Re: Pesca Bóia

Mensagem por eliok10 »

Amigo obrigado pela resposta .
Sempre pensei que ao usar um chumbo com o peso igual á boia a iria afundar .
Se alguém me puder esclarecer quanto ás missangas e aos nós de travamento agradeço , pois nao estou mesmo a ver pra que server as missangas .

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Pesca Bóia

Mensagem por krazy_dude »

Amigo, se vais usar uma boia de correr de 40gr usa um chumbo inferior, por exemplo 30gr ou 35gr,
os chumbos usa os perfurados, olivetes, estilo charuto.. são essas que se usam mais...
Já agora vais pescar no mar certo? mar mexido, mar calmo, sabes como vai estar? a que peixes vais pescar?
Dentro daquilo que já aprendi dou-te a minha ajuda, para a montagem também...
Abraço :fixe:
eliok10
Mensagens: 123
Registado: terça jun 07, 2011 7:06 pm

Re: Pesca Bóia

Mensagem por eliok10 »

Amigo , antes de mais obrigado pela breve resposta .
Ainda nem consultei a maré nem nada , ja tive a "googlar" um bocadinho , só me resta tirar umas dúvidas .

Os stoppers prendem-se á linha ? Ou seja , eles andam soltos ou tem algum sistema de os prender á linha ?
Segunda dúvida , a que distância fica o chumbo da bóia ?

Cumprimentos , e obrigado por terem paciência pra um "totó" .
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Pesca Bóia

Mensagem por krazy_dude »

eliok10 Escreveu:Amigo , antes de mais obrigado pela breve resposta .
Ainda nem consultei a maré nem nada , ja tive a "googlar" um bocadinho , só me resta tirar umas dúvidas .

Os stoppers prendem-se á linha ? Ou seja , eles andam soltos ou tem algum sistema de os prender á linha ?
Segunda dúvida , a que distância fica o chumbo da bóia ?

Cumprimentos , e obrigado por terem paciência pra um "totó" .

Qual paciência qual quê, amigo o pessoal está aqui para se ajudar uns aos outros, todos estamos sempre a aprender e uns com os outros! :fixe:
Os stoppers colocam-se directos, eles prendem na linha e depois tu podes puxa-los consoante o tamanho que quiseres e sempre que quiseres, eles ficam presos no sitio que queres, depois é só puxares-os mais para cima e mais para baixo consoante quiseres e necessitares, é fácil puxa-los :fixe:
Olha quanto á distancia do chumbo para a boia eu costumo usar a mesma distancia (ou mais um bocadinho) do tamanho do estralho, que é para ao lançares ter menos hipoteses de o fio do anzol ençarilhar com a boia entendes?
Diz ai, se quiseres faço um desenho rápido da montagem no paint...
Sabes fazer nós de correr?
Abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Pesca Bóia

Mensagem por krazy_dude »

amigo olha esta é a montagem que eu uso para o robalo...
por exemplo se usares um estralho com 1,30mt puxas o stopper que ficará por baixo da boia 1,30mt 1,40mt para cima para evitar enrrolar a linha nos lançamentos...
Todos os nós de correr que pus nesta imagem podem ser substituidos por stoppers, menos o que ficará por cima da boia, pois esse convem ser um nó de correr mesmo, pois ao recolheres vai passar pelos passadores da cana... e ao lançares idem, o que por vezes atrapalha e muito nos lançamentos (pois prende a passar pelos passadores).
Eu é que é raro usar stoppers uso mais nós de correr, pois apesar de dar mais trabalho... fica mais barato :join:
Qualquer duvida avisa.
abraço :fixe:
Anexos
montagem2.jpg
eliok10
Mensagens: 123
Registado: terça jun 07, 2011 7:06 pm

Re: Pesca Bóia

Mensagem por eliok10 »

Obrigado amigo , são pescadores como vocês que incentivam cada vez mais a prática desta modalidade .

Consegui me esclarecer todas as minhas dúvidas , caso obtenha resultados na pescaria de amanha deixo o meu relato com umas fotos como forma de agradecimento .
Mais uma vez obrigado , cumprimentos .
Responder