Linha biodegradavel

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Linha biodegradavel"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Terramoto
Mensagens: 302
Registado: quinta jul 15, 2010 7:01 pm

Linha biodegradavel

Mensagem por Terramoto »

Boas,
Hoje numa pesquisa aqui pela net encontrei em diferentes ocasiões a mesma indicação, uma linha que desconheço e que ao procurar aqui no fórum também não consegui encontrar. Queria saber se alguém já usou e onde se pode encontrar estas linhas, pelo que li do FAQ parecem comportar-se melhor que qualquer outro monofilamento, mas claro, eles também têm de tentar vender o produto.
A bioline é sente-se ou pesca diferente do monofilamento?
não, comporta-se como qualquer outro monofilamento de qualidade. É uma linha têm uma construção aprovada pela industria medica. A única grande diferença é que a bioline degrada-se em 5 anos enquanto que o monofilamento fica no ambiente até aos 600 anos.

Em que diametros vêm a linha?
4, 6, 8, 10 e 12 lb. testados, e em bobines de 200 metros (225 yards).

O que causa a degradação da bioline em 5 anos?
A bioline é feita a partir de uma formula especial, resultando numa linha alternativa e amiga do ambiente porque degrada-se mais depressa para tornar-se numa simples combinação de dioxido de carbono, água e biomassa. O processo de degradação começa na superficie da linha, com microorganismos a digerir a bioline com a ajuda do sol e da humidade.

Então a bioline na caixa original se aberta pela primeira vez inicia o processo de degradação?
Não, desde que a bobine seja posta na caixa original e guardada propriamente (ver a pergunta seguinte).

Qual é o tempo de vida de uma bobine bioline na prateleira?
A Bioline se guardada na sua caixa original estanca, têm o mesmo tempo de vida que as linhas normais têm quando guardadas num sitio seco e escuro.

A bioline é forte como os monofilamentos tradicionais?
Bioline é testada e classificada fiel aos testes de força, quer dizer que se, na bobine diz 5Kg testado, então vai partir num teste de puxar directamente não menos que 5kg e não mais que 5.5Kg.

Qual é a força no nó?
O ponto mais fraco numa linha é a força no nó, mas nós descubrimos que a força no nó da bioline é 20-30% mais alta, kilo por kilo, que os monofilamentos tradicionais. Por exemplo, se um nó parte-se num monofilamento à entre os 2-2.5 kg, na bioline vai partir entre 3.5-4 kg.

Qual é a resistência a abrasão da bioline?
Bioline têm uma ótima resistência a abrasão, semelhante a qualquer monofilamento contra obstáculos como pedras, madeiras, etc...

A bioline absorve água como o monofilamento?
A bioline em vez de absorver liberta água.

A bioline flutua, suspende ou afunda na água?
A Bioline não afunda nem flutua, têm a tendencia para ficar suspensa na água.

Quanta elasticidade têm a bioline?
A elasticidade da Bioline é igual à do monofilamento, cerca de 25%, mas com uma diferença, a bioline volta à forma original com a sua força elastica intacta.

Quanta memória têm a Bioline?
A bioline é uma linha flexivel e suave. têm uma memória "média", saindo da bobine com facilidade. O tempo no carreto é o maior inimigo da linha, por isso o tempo de vida da bioline de 10-12 meses é bom para uma linha de uso geral e para lançamentos.

A bioline vêm com mais algumas cores para além de transparente?
A bioline só vêm com a cor mais conhecida de todas, transparante.

Como é que os raios UV afectam a bioline?
A Bioline têm uma resistência aos raios UV muito mais alta que o monofilamento, raios UV estão entre os piores enimigos do monofilamento.

Quanto custa uma bobine?
Os preços variam nos revendedores, mas o sugerido são 10€ por uma bobine de 200 metros.

A bioline pode ser reciclada?
A Bioline pode ser jogada em contentores de reciclagem, mas não será refabricada em bioline. Todas as linhas de pesca devem ser jogadas fora devidamente.

A bioline pode ser utilizada em pesca de água doce e salgada?
A Bioline têm as mesmas propriedades e beneficios tanto para água salgada como água doce. Apenas estime a linha da mesma maneira que estima as outras.

A bioline só se degrada dentro de água?
A degradação da Bioline ocorre no ambiente independentemente se está fora ou dentro de água.

Os peixes conseguem ver a bioline dentro de água?
A Bioline é uma linha de baixa visibilidade com um indice de refracção aproximado do fluorocarbono. A sua estrutura fisica permite que a luz passe pela linha em vez de reflectir.

Como é que as temperaturas frias afectam a bioline?
Os nossos testes extremos mostram que a linha mantem-se flexivel e forte independemente do frio. Bioline simplesmente funciona bem no frio, que é o contrário do monofilamento. (pesca no gelo)

Com que frequência deve-se mudar a bioline no carreto?
Claro que por causa das propriedades da bioline, irá mudar a linha no carreto pelo menos em cada 10-12 meses. No entanto, muitos pescadores mudam as linhas tão frequentemente como de dois em dois dias de pesca. De outra maneira, examine a linha e mude de acordo.

Como é que os diametros da bioline comparam-se com outras linhas?

Os diametros variam de acordo com as marcas, material e função. O diametro da bioline não é tão pequeno como o das "super linhas", mas caem na categoria de outras linhas de qualidade no que toca ao lançamento.

Podem ser utilizados condicionadores para linhas na bioline?
Os Condicionadores de linha e revestimentos são ótimos para a bioline, não causam qualquer impacto na força ou degração da linha.
http://www.biolinefishing.com/home.html?page=home
Avatar do Utilizador
Terramoto
Mensagens: 302
Registado: quinta jul 15, 2010 7:01 pm

Re: Linha biodegradavel

Mensagem por Terramoto »

Ao que parece esta linha é mais grossa que o monofilamento, de qualquer das maneiras não deixa de ser uma boa opção. :)
Responder