medidas de linhas

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"medidas de linhas"
na nova versão do site.

DanielT
Mensagens: 28
Registado: domingo jan 31, 2010 6:51 pm

medidas de linhas

Mensagem por DanielT »

Boas Pessoal :D

Comecei a pouco tempo na pratica de surfcasting e reparei que o pessoal leva varias bobines de carreto com linhas de varias medidas e era saber como e que aplico cada medida ao estado do mar!!!!

Obrigado

Boas pescarias!!! :fishcool:
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: medidas de linhas

Mensagem por krazy_dude »

DanielT Escreveu:Boas Pessoal :D

Comecei a pouco tempo na pratica de surfcasting e reparei que o pessoal leva varias bobines de carreto com linhas de varias medidas e era saber como e que aplico cada medida ao estado do mar!!!!

Obrigado

Boas pescarias!!! :fishcool:
Olá Daniel, gostava de te ajudar mais mas olha pesca ao fundo e surfasting não faço muito mas usava sempre as linhas que tinha, 0.30, 0.35 em fundos de areia (mas em fundos de areia podes baixar o diametro!), uso 0.40, 0.45 em zonas de rocha,
Mas queres saber para todos os fundos ou só para um tipo de fundo?
Adianta ai mais dados caso aches relevante.
concerteza que alguem entendido te vai ajudar :fixe:
Abraço :fixe:
DanielT
Mensagens: 28
Registado: domingo jan 31, 2010 6:51 pm

Re: medidas de linhas

Mensagem por DanielT »

Olá Daniel, gostava de te ajudar mais mas olha pesca ao fundo e surfasting não faço muito mas usava sempre as linhas que tinha, 0.30, 0.35 em fundos de areia (mas em fundos de areia podes baixar o diametro!), uso 0.40, 0.45 em zonas de rocha,
Mas queres saber para todos os fundos ou só para um tipo de fundo?
Adianta ai mais dados caso aches relevante.
concerteza que alguem entendido te vai ajudar :fixe:
Abraço :fixe:[/quote]

Boas Krazi!!!

Eu pesca em Aveiro e lá as praias tem poucas pedras tirando os molhos.
Nos molhos como e pedra eu pesco com 0.40 no carreto e 0.40 no tenso a diferença ta no peso que elas aguentam.
E era para saber que tipo de ondulação uso um 0.35 , 0.28 ou um 0.18 na praia !!!

Boas Pescarias!! :fishcool:
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: medidas de linhas

Mensagem por krazy_dude »

DanielT Escreveu:
Boas Krazi!!!

Eu pesca em Aveiro e lá as praias tem poucas pedras tirando os molhos.
Nos molhos como e pedra eu pesco com 0.40 no carreto e 0.40 no tenso a diferença ta no peso que elas aguentam.
E era para saber que tipo de ondulação uso um 0.35 , 0.28 ou um 0.18 na praia !!!

Boas Pescarias!! :fishcool:
Daniel eu penso que com a ondulação não é preciso "mexer" muito nas linhas, mas por exemplo se tiver uma ondulação muito forte um fio mais grosso cria maior resistencia e então é mais facilmente arrastado pela agua...
Agora também tens que vêr que tipo de peixe anda lá... desde que seja uma boa linha penso que um (multi) 0.18 ou mais qualquer coisa, um 0.20 ou esse 0.28 assim usando chicote acho que é suficiente,
mas como disse não sou nenhum entendido estou só a dar a minha opinião, espera sim por um camarada mais entendido amigo :fixe:
abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: medidas de linhas

Mensagem por ffgsoares »

Só agora vi este post, desculpem lá :join:

Passo a dar a minha opinião e descrever o que uso, para pescar em zonas de pedra (rockfishing), um fundo ligeiro com chumbo de 60 até 80/90 g uso 0,35 no carreto e trabalho directo, uma laçada para a chumbada e outra para o estralho, aí de 0,30 mm, por veses chumbada esferica perfurada, enfiada na madre, uma missanga e nó com laçada para segurar o estralho.

Um fundo mais pesado,(até para lançamentos mais longos) uso chumbo 100/120 g, uso 0,40 no carreto com laçada no fim para segurar outra laçada de 0,35 onde está a chumbada, este 0,35 é para partir se enrochar, estralhos 0,30/0,35 mm.

Surfcasting, praia só de areia, uso no carreto 0,25/0,30 mm, (mono, nunca usei multifilamentos) com shockleader cónico que termina em 0,47 mm, chumbadas de 140/150/160 g, estralhos 0,35/0,39 mm.

Espero ter ajudado, boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
Terramoto
Mensagens: 302
Registado: quinta jul 15, 2010 7:01 pm

Re: medidas de linhas

Mensagem por Terramoto »

Em fundo de areia uso desde 0,14 a 0,25 dependendo do vento, ondulação e porcaria na água, com um chicote cónico da medida da linha a 0,35 com 15m ou linha normal de 0,35 com 7m. Em fundo de pedra uso multifilamento de 0,10 para cima. As linhas mais finas permitem lançar mais longe, pescar com corrente e manter a linha esticada para marcar melhor.E uso chumbadas de 100 a 150gr, antes tinha medo de partir 0.35 agora que me habituei ao uso de linhas finas a ideia que tenho do 0.35 é mesma que alguém que só pesca com 0.35 têm de um 0,60.
Responder