O nabo do mergulho e o emplastro dos pés gelados!

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"O nabo do mergulho e o emplastro dos pés gelados!"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

O nabo do mergulho e o emplastro dos pés gelados!

Mensagem por FILIPEPC »

Boas malta, cá estamos nós para mais uma aventura.

Imagino que o título seja meio esquisito, mas... tem a sua lógica.
Vou então contar esta história...

Imagem

Era uma vez...O nabo do mergulho e o emplastro!
Passam o tempo todo a chamar nabo ao rapaz... Resolvi batizar o Palma de Nabo do margulho! Lololol.

Eu... Só me posso catalogar de Emplastro, ou Ambrósio... Visto que passo mais tempo a dar-lhe o que ele me pede do que propriamente a bulir... Mas enfim... É assim que funciona esta pesca, e se funciona bem, há que continuar.

Imagem


Costumo dizer que como em tudo na vida, a prática leva-nos a melhorar a nossa capacidade a cada dia que fazemos qualquer que seja a actividade.



Se fizesse um paralelismo com o futebol, faz-me lembrar aqueles jogadores que fintam meia equipa e depois dão a bola para o ponta de lança meter na baliza. Assim me sinto... Ele finta, eu prego com eles no balde.

Vamos então à história do nabo e do emplastro dos pés gelados...
No Sábado passado combinei ir com o Palma aos chocos, e combinámos perto das 6 da manhã à porta da casa dele.
Quando cheguei, já ele andava na rua com tudo pronto, foi só passar a tralha para o barco dele e rumarmos à pesca.
Eu tinha passado mal a noite e não me sentia muito bem, mas... Mas o vício é maior e como não tem dado para ir muitas vezes, há que aproveitar sempre que posso...
Como sempre, fizemos uma rápida paragem no caminho para beber um cafézinho, e seguimos para a rampa do Outão. Chegados lá, já algumas embarcações rumavam ao vício, e lá mudámos de roupa, cheiiiiinhos de frio... A temperatura andava pelos 0 graus, e custou bastante...
Eu muito inteligente, mas metam muito nisso, levei umas botas com pelo por dentro para calçar dentro do barco após meter o barco na água( altura em que me molho todo). Bem, o problema é que... com a conversa e com o vício, as botas ficaram onde? Na carrinha... E as calças quentinhas ficaram onde? Na carrinha. Viram? Intelegentíssimo!
Continuemos... Chegado ao local foi num instante que preparámos o material para pôr em prática a táctica que tínhamos delineado. Na realidade tirámos ilações da última incursão aos chocos e resolvemos alterar alguns processos pois percebemos que podíamos melhorar...
Aqui começou a minha saga... Os 0 graus em terra, pareciam menos 5 no mar... O neoprene é um material espectacular para a pesca em movimento, mas na minha opinião, parado é do pior que há. Perdi o calor no corpo, e como a temperatura cá fora era inferior à temperatura no mar, comecei a passar mal... Por momentos lembrei-me do que passava na pesca à uns anos quando não dominava nada das roupas a usar para cada actividade! Bem, há que dizer que me chamei todos os nomes que possam imaginar... As botas estavam geladas, entrei em desespero, deixei de sentir os pés... Passei mal, mesmo mal... Cheguei a estar a segundos de gritar ao Palma para me tirar dali... O corpo não aquecia, já tinha tirado botas, calçado botas, tirado meias, calçado meias... E nada... O corpo gelou e cheguei a pensar que estava terminada a pesca... Estava a custar-me muito ter que chamar o Palma quando a pesca estava a ser boa, e eu sabia que o erro tinha sido meu, e que seria ingrato termos que ir embora por causa da minha parvoíce.
Quer dizer, vou fazer de Emplastro, tenho o trabalho mais fácil e ainda estrago a pesca ao gajo que anda ali a bulir???
Bem digo-vos que não me lembrava já de passar tão mal na pesca. E agora o momento do dia... Em total desespero, pois os pés já não mexiam, e o corpo estava a entrar nos limites, comecei a tirar camisolas polares e a enrolar aos pés. Literalmente... Sim, é mesmo verdade...

O Palma quando vem ao de cima e me vê de pés enrolados em polares e a tremer riu-se à grande... Eu não tinha vontade nenhuma de rir... Ele lá me deu os chocos e eu pimba... mais uns golos, para o balde, lololol.
Andei ali durante umas hora aos saltitos no barco, para trás e para a frente... e os pés não aqueciam...

Grande porcaria, que desespero, que cromisse senhor Filipe... Só pensava em fugir dali... Só de olhar para os chocos já me dava nauseas...
Bem como que por milagre, o dia lá começou a aquecer, e os pés, embora sempre gelados, foram aguentado o frio, hora após hora foi melhorando e fiquei descalço o resto da manhã. Riam-se à vontade, têm toda a razão para isso...

Imagem

Bem mas voltemos à pesca??? Ok...

Passado o período complicado, que em termos de pesca até foi bom, pois já devíamos ter uns 15 a 20 chocos, o solinho aqueceu nos o coração, o corpo e a pesca melhorou muito... Já deviam ser umas 11 horas quando os chocos maiores começaram a aparecer, e cada vez que o Palma mergulhava lá vinham alguns bons animais...
Foi também por este período que ele deu com santolas, mas só uma estava cheia e as outras foram devolvidas após verificarmos o seu estado ( para quem não sabe apertem as patas delas, e se estiverem vazias devolvam-nas).


Imagem

Bem, de seguida o Palma dá com um Polvo enorme que estava dentro de um pneu... E não estava a conseguir tirá-lo do seu cói... Resolvemos prender uma corda e trazer o pneu ao barco e depois tentar retirá-lo, mas não foi fácil... O sacana não largava nem por nada e estava tão colado que andámos ali uns minutos, o Nabo e o emplastro a tentar tirar o raio do Polvo que lá cedeu... O Palma voltou logo para dentro de água e eu fiquei a tratar de o guardar, quando ele me grita, já tinha dado com outro praticamente do mesmo tamanho, este mais fácil, pois andava na areia e fui buscá-lo... E de seguida outro bom polvo... Bem a caçada melhorou muito... Meti o Palma noutro spot e ele assim que mergulha, estava eu a guardar os animais na caixa, grita por mim... Eu tinha-lhe falado que gostava de ver um choco daqueles... Daqueles troféus...


E eis que surgiu... o que eu tanto pedi... Com o arpão espetado no animal, o Palma veio ao de cima com um choco gigante, que jorrou tinta durante minutos a fio, foi barco, cara, tudo ficou cheio de tinta... Só visto, ele jorrou dezenas de jactos de tinta. Achei o máximo, apesar do trabalho que me deu. O barco ficou tipo Zebra, o choco fez uma mancha na água parecia um petroleiro com um buraco no casco. Foram momentos muito engraçados...

Imagem


Imagem

Após estabilizar destas aventuras, lá limpei o barco o melhor que pude, e o Palma foi fazer a última investida, até que volveu ao barco com mais um molho de chocos e deu por terminada a caçada...
Decidimos então ir até à Arrábida beber um cafézinho e comer um gelado. Estava a esta hora(13h) um dia lindíssimo, e aproveitámos o resto da viagem numa amena cavaqueira em que fomos gozando com a nabisse de cada um...

Já em terra tirou-se algumas fotografias às capturas para vos podermos dar aquilo que com muita sorte conseguimos apanhar.


Muitos chocos...


Choco com 4,600 gramas.
Imagem

Polvos com 4,900 e 4,500 respectivamente.
Imagem

Com os tentáculos esticados mediu 118 cm.
Imagem
Em breve esperemos ter mais caçadas, do nabo e do emplastro, mas de preferência com os pés quentes!

Até uma próxima,
Ricardo Palma e Filipe Condinho.
canudo
Mensagens: 629
Registado: sexta jun 26, 2009 10:35 pm

Re: O nabo do mergulho e o emplastro dos pés gelados!

Mensagem por canudo »

Boas Filipe,
Que belo relato e belas fotos,do melhor mesmo! :fixe:
Bem e esse choco e os polvos sao brutais! :119: :119:
Obrigado pela partilha e continuaçao de boas pescarias
Cumprimentos
Canudo
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: O nabo do mergulho e o emplastro dos pés gelados!

Mensagem por joaosousa »

Excelente Filipe! Parabéns por tudo, pelo relato, pela pescaria, pela companhia, pelos bons momentos, e também pelos mais difíceis :D :fixe:
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: O nabo do mergulho e o emplastro dos pés gelados!

Mensagem por Rider »

Que relato e fotos maravilhosas.
Grande choco, e mais 2 polvos de bom tamanho.
Mais uma excelente pescaria, parabéns aos dois.
Essa dos pés são pequenos pormenores... :hahaha:
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: O nabo do mergulho e o emplastro dos pés gelados!

Mensagem por tiagopacheco »

Filipe

Obrigado pelo relato e pelas fotos.
Nunca tinha visto um choco tão grande!
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: O nabo do mergulho e o emplastro dos pés gelados!

Mensagem por FILIPEPC »

Nem eu Tiago, fiquei de boca aberta. É um monstro. Ao vivo ainda é mais impressionante. O maior que tinha visto era de 3 quilos e quaquer coisa. Este era mesmo muito grande. Está na arca, eheheheh. Vai dar umas tiras de choco frito bestiais.
Obrigado a todos, epa tenho ido algumas vezes ao choco este ano, na caça e com o palhaço, e estou a adorar. :fixe: .
Luis Passeiro
Mensagens: 216
Registado: sexta out 30, 2009 11:11 pm

Re: O nabo do mergulho e o emplastro dos pés gelados!

Mensagem por Luis Passeiro »

Filipe pá proxima leva a manta, já que não fazes nenhum ao menos tás quentinho. :join:

Este foi dos melhores relatos que li até hoje. Com muita piada e a inda por cima com exemplares de respeito!
Parabéns aos dois! :fixe:

Um abraço companheiro!

Ps.: Ve se deixas de andar de cú tremido e vens á pesca! :join:
mgbravo
Mensagens: 48
Registado: quarta jul 06, 2011 10:58 am

Re: O nabo do mergulho e o emplastro dos pés gelados!

Mensagem por mgbravo »

Parabéns pela pescaria!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Esse choco só vi em sonhos :shock:
Essas pescaria entre ti e o Palma estão a melhorar de cada vez que lá vão :D .
Um dia destes tens de me introduzir á pesca do choco com palhaço, acho que nunca apanhei um, e depois vejo-te a aparecer com um chocalhões desses e deixas-me deprimido :x ...

Bem mas agora falando a serio obrigado pelo relato e boa sorte para a próxima não te esqueças e de ir vestido como se fosses para o polo norte :lol:

Cumprimentos
Miguel Bravo
Responder