Página 1 de 14

Embarcada do Sítio

Enviado: domingo fev 19, 2012 10:49 pm
por TALIBAN
Boas pescarias.

Ainda pensei mudar o título, mas assim dá continuidade à marcação da pescaria.

Eis que chegou o dia 18FEV2012, para a embarcada em Aveiro, com pessoal do Sítio, sendo a equipa constituída por: Braga/Taliban, João/joaonumberone, João Rodrigues/João Rodrigues, Rui Valério/Rui Valério, Carlos Rosário/Carlos Rosário, Bruno/Vergokan e o Carlos Simões, um penetra de última hora, dado que outro faltou à última da hora.

Como tudo estava minimamente alinhavado, pelas 05H13 recebo a primeira chamada do pessoal que vinha de mais longe, por volta das 05H45, chego ao primeiro local de encontro onde eles já estavam, tratando-se do João, o Bruno e o João, cumprimentos e apresentações rápidas, pois comigo seguiam o Carlos Rosário e o Simões, a concentração estava marcada para as 06H15 na marina.

Arrancámos direitos à pastelaria, entretanto recebo mais uma chamada, era o Rui e disse-lhe para onde íamos tomar o pequeno-almoço e comprar o pão para o almoço, onde todos nos encontrámos e de seguida arrancar direito à marina, que era muito próxima.

Material dentro da embarcação, a qual fomos estrear em acção de pesca, há pois foi, só tive conhecimento deste facto na sexta-feira, depois da hora do almoço e zarpámos rumo ao mar alto, mas logo que saímos a barra, marca nos manómetros que um dos motores tinha parado, mas não correspondia à verdade, depois foi descoberto o problema.

Mais duma hora de caminho que serviu para começar a descascar amêijoa, comecei eu e o Simões e a dada altura já quase todos estavam a fazê-lo.

Chegados ao pesqueiro na Galega, foi dado aos três “virgens” neste tipo de pesca, a ré, Rui e Simões a bombordo e a estibordo Carlos e Braga, para estar perto deles.

Comecei a esticar canas, que já iam preparadas, só tive de fazer uma alteração na manivela dum carreto, da esquerda para a direita e ainda não tinha a minha cana esticada já o Rui estava a baldear sargos e uns serrões também, o que era um bom prenúncio.

Vi umas montagens feitas, pelo pessoal novo, mas a maioria eram compradas, mas lá começaram a pescar e a tirar uns peixes.

Sobre o tempo só posso dizer, que muitos dias de Verão tinham vergonha deste dia, pois o vento era nulo ou quase, o mar estava impecável, com ondulação que nem se notava e o sol a brilhar de contente, por nos ver por ali.

Também pesquei mas o meu estado não era o melhor, os problemas digestivos e estomacais não davam tréguas, mas lá me aguentei.

Os peixes foram escasseando e estava na hora de fazer uma poitada e lá rumámos para outro local, lá apareceram mais uns peixes, no geral foram capturados no barco, sargos, besugos, serrões, fanecas, carapaus, choupas, bogas, safio, pissos e um polvo com medida, saiu ainda outro sem medida e uns gorazes, também devolvidos.

Pois os que estavam à espera que o gregório aparecesse no local, “tirem o cavalinho da chuva”, todo o pessoal se portou lindamente.

Fizemos a pausa para almoço, com chouriço, presunto, paio, queijo, bôla de carne, croquetes, rissóis, pasteis de bacalhau, carapaus de escabeche, camarão cozido, omolete, e sei lá que mais, mais umas minis pelo meio e eu só bebi uma, para ver a minha reacção, para além de não poder abusar e também bebi água.

Mais pesca, mais uns peixes, com os iscos, que foram vários, desde amêijoa, camarão, batata, sardinha, etc.

Material, eu utilizei a cana Tubertini F1 504, que tinha aposto um Shimano Stella 6000 FA, com multi e chicote. O “Joaonumberone” foi a Barros Titanus Offshore, com um Shimano Stella 8000 FA, com multi e chicote. O Bruno foi a Grauvell Teklon Teleboat e carreto Okuma Axeon AXS 65 D, com multi e chicote. E o João Rodrigues teve Colmic Hypnosys, com o Banax SI 5000 DX, com multi e chicote. Eles os três utilizaram canas de 4 metros.

Disponibilizei montagens, mas eles gastaram poucas. As montagens eram de fios Seaguar, Awa-Shima e outros, os estralhos tinham diâmetros rondaram os 26 mm, mas acabei a pescar com o 20,5. Anzóis variados, da Asari e Sasame, com a numeração do 3 ao 5.

Cerca das 17H00, termo da pesca e vamos então arrumar material e rumar à marina, pois esperámos um lanche ajantarado.

Antes que me esqueça, até por dentro sou verde, foi dito por lá, :hahaha: :hahaha: :hahaha: e confirmado com visualização.

Os números da minha pesca pouco interessam, fiz uns besugos, choupas, fanecas, sargos e serrões.

Chegados a terra a mesa estava posta e à nossa espera, foi só o tempo de colocar outro prato na mesa e eis que chega a feijoada de sames de bacalhau, o arroz, previamente marcada, comemos, repetimos e aqui bebi dois copinhos de vinho, há pois foi, ou ia, ou rachava. Aqui, como noutras ocasiões, fomos falando da pesca e a sensação com que fiquei é que os ex-principiantes de pesca embarcada, gostaram e vão repetir.

A nível de convívio da minha parte foi o possível, tirando dois ou três momentos de ausência forçada momentânea.

Como havia pessoal que ainda tinha uma grande distância para percorrer, lá saímos e após as despedidas lá rumámos à estrada que nos havia de levar aos nossos destinos.

Para terminar, porque o relato já vai extenso, quero agradecer a todos os presentes, pelo excelente dia passado, um convívio espectacular, (apesar estar um pouco débil), que espero repetir e ficando na esperança que tenham gostado.

Os regressos a casa fizeram-se sem novidade, só não sei do Rui.

Fotografias não tenho, mas penso que existem, vão ter de aguardar.

Abraço e até à próxima.

Braga

Re: Embarcada do Sítio

Enviado: domingo fev 19, 2012 10:56 pm
por Panca
Braga realmente tiveste azar com essa indisposição mas como es e o pouco que te conheço foste a (sofrer) para não falhares ao teu compromisso e isso sim és dos meus :fixe: :fixe:

Quanto ao resto do povo aposto que adorou claro mais nada só falta o relato de cada um e umas fotos acompanhar :join:

Abraço e até breve com o resto da pescaria :hahaha:

Re: Embarcada do Sítio

Enviado: domingo fev 19, 2012 11:00 pm
por TALIBAN
Boas pescarias.

Só mais dois pormenores, inicialmente o peixe estava a comer bem, a dada altura começou a mamar o isco, tornando mais dificeis as ferragens.

A outra questão tem haver com o vento, que apareceu para o final do dia, mas nada de anormal.

Espero ter aflorado todos os assuntos, mas caso isso não tenha acontecido, alguém dirá algo.

Abraço.

Braga

Re: Embarcada do Sítio

Enviado: domingo fev 19, 2012 11:05 pm
por TALIBAN
Boas pescarias.
Panca Escreveu:Braga realmente tiveste azar com essa indisposição mas como es e o pouco que te conheço foste a (sofrer) para não falhares ao teu compromisso e isso sim és dos meus :fixe: :fixe:

Quanto ao resto do povo aposto que adorou claro mais nada só falta o relato de cada um e umas fotos acompanhar :join:

Abraço e até breve com o resto da pescaria :hahaha:
Pela vontade da minha família, que viram o meu estado no dia anterior, foram unânimes em dizer para não ir, mas contra factos não há argumentos, portanto é como dizes Costa, antes quebrar do que partir.

Abraço.

Braga

Re: Embarcada do Sítio

Enviado: domingo fev 19, 2012 11:10 pm
por ffgsoares
Excelente ralato ó amigo Braga, foi bom de ler, entusiasmante !!! bem... aquela parte da pausa para o almoço, tava a ver que a ementa nunca mais acabava, voces foram foi fazer uma almoçarada no mar :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Mais um óptimo momento de encontro entre amigos, pessoais e virtuais mas, amigos ! é um espectáculo !!!

As melhoras para ti e vai preparando a próxima :join:

Um abraço á malta toda !!! :fixe:

PS: Agora que venham as fotografias dos pescados e pescadores. :118:

Re: Embarcada do Sítio

Enviado: domingo fev 19, 2012 11:22 pm
por krazy_dude
Relato espectacular Braga! completo mesmo!
Um dia bem passado só é pena o teres ficado assim, mas se assim já estavas a dar cartas, o pessoal ficará a pensar que tu estando bem dás é baralhos :hahaha:
As melhoras amigo! :fixe:
Agora o resto do pessoal tem que aproveitar o tópico e fazer os seus relatos, pois foi a primeira embarcada :D e todos se portaram bem e se divertiram muito que é o que interessa.
Grande abraço a todos e aqui está mais um á espera das fotos seja do peixe ou do convivio :D

Re: Embarcada do Sítio

Enviado: segunda fev 20, 2012 1:42 am
por jmsp80
muito bom! parabéns!

Só por uma vez participei numa embarcada... e já lá vão mais de 15 anos... um dia destes terei que repetir!

Re: Embarcada do Sítio

Enviado: segunda fev 20, 2012 9:03 am
por FILIPEPC
Excelente relato Braga... Eu a julgar que o Gregório ia aparecer :join: . Ainda bem que correu tudo fixe. Aguardo pelas fotos do João a acapturar os pissas... :join: . :join: