Estação de envolver e secar canas

Truques, dicas, ideias, faça você mesmo...
Partilhe as suas ideias, para outros poderem fazer, porque ninguém nasce ensinado.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Estação de envolver e secar canas"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Terramoto
Mensagens: 302
Registado: quinta jul 15, 2010 7:01 pm

Estação de envolver e secar canas

Mensagem por Terramoto »

Para quem quiser mudar passadores, aplicar resina ou modificar o caniço para ficar mais sexy, este video mostra mais ou menos o que precisam para construir uma estação.

E esta imagem tirada daqui, para dar uma ideia do desenho da estação.
Imagem
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Estação de envolver e secar canas

Mensagem por krazy_dude »

Está muito bom amigo!
Eu para isto já não tinha muito jeito, nem sei mudar etc as coisas nas canas,
mas há por aqui muito pessoal com jeito,
quem tiver jeito acho que até era uma forma de fazer uns "biscates"!
Obrigado pela partilha!
Abraço e boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Estação de envolver e secar canas

Mensagem por ffgsoares »

Bela maquineta ó Terramoto, por acaso gostava de fazer uma coisa destas, ainda vou procurar um motor que possa ser aplicado numa estação e tentar fazer uma.

Bom contributo !!!

Abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Estação de envolver e secar canas

Mensagem por Panca »

ffgsoares Escreveu:Bela maquineta ó Terramoto, por acaso gostava de fazer uma coisa destas, ainda vou procurar um motor que possa ser aplicado numa estação e tentar fazer uma.

Bom contributo !!!

Abraço :fixe:
Soares, vais a uma sucata e compras um motor de limpa para brisas dos carros, barato e eficaz e pequeno :join:
Avatar do Utilizador
Terramoto
Mensagens: 302
Registado: quinta jul 15, 2010 7:01 pm

Re: Estação de envolver e secar canas

Mensagem por Terramoto »

krazy_dude Escreveu:Está muito bom amigo!
Eu para isto já não tinha muito jeito, nem sei mudar etc as coisas nas canas,
mas há por aqui muito pessoal com jeito,
quem tiver jeito acho que até era uma forma de fazer uns "biscates"!
Obrigado pela partilha!
Abraço e boas pescarias :fixe:
A mudança de passadores e a aplicação da resina não é complicado se seguires tudo à regra, a única coisa que considero dificil neste processo é o alinhamento dos passadores, mas penso que se a cana tiver uns tempos de uso, que nota-se as marcas dos passadores antigos, de resto é enrolar a linha aplicar a resina espalhar o excesso e deixar o motor secá-la. Eu vejo ai na internet estações deste género à venda por 100 e tal dollars ou libras quando na verdade custa entre 10-50€, dependendo do promenor e gosto de cada um, para fazer uma estação semelhante. Se calhar fazer uma dúzia destas e vender por aqui poderia tornar-se uma oportunidade de negócio e encorajar o pessoal a desenvolver as canas à sua maneira, claro que depois correm o risco de substituir o hobby de pescar por fazer canas, :hahaha: .

Quanto aos motores, se quiserem reduzir a velocidade basta soldarem umas resistências em série, digo isto porque ligar um motor directamente a uma pilha ou à luz faz-lhe rodar demasiado rápido para o que queremos. :)
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Estação de envolver e secar canas

Mensagem por krazy_dude »

Muito bom Terramoto, excelentes dicas!!! :fixe:
Abraço
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Estação de envolver e secar canas

Mensagem por ffgsoares »

Óh malta, mas eu tinha pensado em adquirir um motor já de si lento, mas são sempre praí 700/1000 rpm, depois prepara-se um tambor ou dois e desmultiplica-se a rotação até chegarmos a 15/20/25 rpm, penso que será a rotação ideal.

O outro material, madeira, isso é só adquirir na loja já cortada perto da medida, depois é só fazer recortes e furos para adaptar umas peças ás outras, aí não encontro dificuldades.

Quanto ao alinhar os passadores, ora bem,... têm duas patas, vamos colocar com fita cola numa das patas e começamos pelo lado contrário a enrolar a linha, depois todos os outros serão alinhados com a fita cola numa das patas, penso que assim se consegue alinhar tudo na boa, claro que é um trabalho moroso e de paciencia, é.... bricolage !!! :hahaha:

Abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
Terramoto
Mensagens: 302
Registado: quinta jul 15, 2010 7:01 pm

Re: Estação de envolver e secar canas

Mensagem por Terramoto »

Ho ffgsoares, mas ai alinhas os passadores com a cana, eu digo é alinhar os passadores uns com os outros porque senão ficas com uma cana com passadores em espiral :hahaha: .
Responder