A pedido do amigo Aneldefogo... ROBALO

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"A pedido do amigo Aneldefogo... ROBALO"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Victorppt
Mensagens: 128
Registado: sexta dez 16, 2011 12:33 am

A pedido do amigo Aneldefogo... ROBALO

Mensagem por Victorppt »

(retirado da net)


TÉCNICAS DE PESCA AO ROBALO



CARACTERÍSTICAS GERAIS


Os robalos vivem preferencialmente em águas costeiras e estuarinas, podendo ser encontrados na parte alta dos rios. Alimentam-se principalmente de peixes e crustáceos. São considerados, em relação à carne, como peixes de ótima qualidade. Como características gerais podemos dizer que são peixes de corpo alongado, comprimido, com o perfil dorsal acentuado. Os dentes são pequenos e o pré-operculo com margem serreada. Como já informamos , no Brasil são registradas 5 espécies: Centropomus undecimalis , Centropomus parallelus , Centropomus ensiferus , Centropomus pectinatus , Centropomus affinis, cujas caracteristicas básicas para pesca vem a seguir.



UTILIZANDO ISCAS NATURAIS


A pesca do robalo com isca natural, depende muito da habilidade do pescador, do tipo da isca (que pode variar muito dependendo do ambiente) e equipamento. Usualmente, utilizam-se o camarão vivo, o corrupto vivo, o lambari, o mamarreis, o barrigudinho ,a piaba e a manjuba.


A PESCA NA FOZ DO RIO


Neste ambiente o robalo mais encontrado é o "flecha". O equipamento deverá ser preparado com vara de ação média e média pesada, de 6 a 7 pés, linha 0.37 mm e arranque de 0.43 mm. O chicote deverá ter 2 anzóis separados entre sí por uma distância de aproximadamente 40 cm, com haste de 30 cm a 35 cm. O chumbo deverá ser piramide e compatível com o equipamento montado. Uma boa dica é utilizar ( se o fundo do local de pesca for arenoso) um chumbo "garatéia"com arames, para melhor ancorar o chicote. O lançamento deverá ser executado em locais de água agitada, sem corrente. A melhor maré observada é a enchente. Uma boa isca nesse local é a manjuba (Anchoviella lepidontostole), mas o mamarreis também é uma excelente opção. Alguns pescadores preferem o camarão vivo, outros o corrupto vivo. Uma dica interessante é a maneira de colocar a isca no anzol. Retire a cabeça e a cauda da isca e coloque-a de forma que a ponta do anzol fique na região caudal da isca. Monte a isca de maneira que esta fique esticada no anzol, evitando dobras.


A PESCA NA CABECEIRA E CORPO DO RIO


Nesse ambiente o robalo mais encontrado é o "peba" ou "peva"(Centropomus paralellus). Importante para a escolha do local de pesca é saber se existem barreiras físicas que dificultem a migração destes peixes. Utilize uma vara de 6 pés, linha 0.33 mm e arranque de 0.37 ou 0.43 mm. Nesse local, as melhores, iscas são o lambari (Astyanax spp.) e o camarão vivo. Estas iscas, quanto vivas, devem ser iscadas da seguinte maneira: lambari, prender o anzol na região dorsal, acima da nadadeira peitoral; o camarão deve ser iscado na região dorsal logo após a cabeça. Este método é fundamental para a manutenção da isca viva e permitir o movimento. O lançamento deve ser realizado a uma distância de 10 a 15 metros, sempre em locais que existem abrigos na margem ou no substrato. Galhadas e troncos caídos são uma ótima opção.


PESCA COM BÓIA


Uma técnica usada com frequência para a pesca do robalo é a utilização de bóia. Esta técnica é utilizada em locais que existam enroscos (galhadas, pedras, etc.). A utilização da bóia permite a flutuação da isca natural, evitando prováveis perdas de equipamento. O equipamento deve ser montado utilizando-se o seguinte material: vara com capacidade para linha de, no mínimo, 0.30 mm; anzóis 2/0 a 1/0; bóia de isopor capaz de flutuar com o equipamento; chumbo de aproximadamente 30g. Unindo a linha que atravessa a bóia e une ao chumbo, deve-se fixar um destorcedor. A linha do empate deve ser de 0,45mm a 0,50mm. As principais iscas são: o camarão vivo, o lambari vivo e com menor eficiência, pedaços de manjuba. (Anchoviella lepidentostole)



PESCA DE RODADA


Para a realização da pesca de rodada do robalo, devemos ter o seguinte equipamento: carretilhas ou molinetes que comportem, no mínimo, 150m de linha 0,30mm de diâmetro; linha principal com 0,30mm de diâmetro; linha de arranque transparente de 0,50mm de diâmetro; chumbo do tipo oliva de aproximadamente 50g; destorcedor e anzóis 1/0 ou 2/0. Os arranques deverão ter 80cm de comprimento. Coloque na extremidade da linha do arranque o chumbo e na outra extremidade o destorcedor que ligará à linha principal. A uma distância de 20cm do chunbo, insira uma haste (rabicho) perpendicular à linha principal, também com 0,50mm de diâmetro, com 30cm de comprimento, onde será fixado o anzól. A melhor isca para esta modalidade de pesca é o camarão vivo, principalmente para as baias, manguezais e estuários. O lambari, também pode ser usado, principalmente em ambientes de lagoas e rios onde são abundantes. O camarão vivo deve ser iscado na serrilha da cabeça, e o lambari, em região muscular logo abaixo da nadadeira dorsal. Este método consiste em deixar o barco à deriva, explorando o ambiente. Deve-se lançar a isca na água, liberando a linha completamente até o chumbo atingir o fundo, recolhendo aproximadamente 0,50 a 1,0m de linha. Verifique constantemente a profundidade no local.


UTILIZANDO ISCAS ARTIFICIAIS


A pesca do robalo com isca artificial pode ser executada tanto na foz do rio, no mar, quanto na cabeceira, sendo que, na cabeceira e corpo do rio, observa-se mais a eficiência. As varas mais utilizadas são as de ação média e média pesada, linha de 0.33 a 0.37 mm com arranque de 0.40 a 0.43 mm. As iscas mais eficientes são as de meia água e de fundo ("Jigs, Plugs de superficie ou meia água"). Na foz do rio o arremesso deve ser executado em áreas de turbulência que fica sem ocorrência da maré. Uma boa dica é colocar na ponta da linha um chumbo piramide e a uma distância de 80 cm, uma haste de 50 cm com a isca. Esta técnica que todo Atleta-pescador de água salgada dos clubes filiados a CBPDS conhece, permite que a isca fique no local adequado por mais tempo. O arraste deve ser lento. Para a pesca do robalo em rios pode-se utilizar o mesmo equipamento descrito para a foz. A grande diferença é o método de pesca. O robalo é um peixe carnívoro e predador que fica abrigado no meio de galhadas, troncos de árvores ou pedras a espera de sua presa, preferencialmente pequenos peixes e camarões. Utiliza tática de caça na margem com água clara e em movimento. Portanto, este é o ambiente ideal para a realização da pesca.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES


O robalo é um peixe que muda seu comportamento com muita facilidade. Algumas alterações ambientais podem interferir consideravelmente no seu comportamento como: ventos, movimento das marés, temperatura, transparência da água, materiais em suspensão, pressão atmosférica, chuva, luminosidade, etc.


Com a temperatura da água superior a 21 gráus centigrados torna-se ativo na superfície. Abaixo desta até aproximadamente 15 gráus CC, pode ser encontrado à meia água e fundo. Temperatura inferiores a 10 gráus CC geralmente é imprópria para o robalo.
A pressão atmosférica é fundamental para a sua pesca, onde o ideal vai entre 1015mb e 1017mb.

Procure conhecer bem o local de pesca anotando em todas as suas visitas
as características encontradas em cada pescaria.
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: A pedido do amigo Aneldefogo... ROBALO

Mensagem por Panca »

Podes ver aqui uma versão mais Portuguesa :join:

O Robalo
Avatar do Utilizador
Victorppt
Mensagens: 128
Registado: sexta dez 16, 2011 12:33 am

Re: A pedido do amigo Aneldefogo... ROBALO

Mensagem por Victorppt »

Panca Escreveu:Podes ver aqui uma versão mais Portuguesa :join:

O Robalo

obrigado pelo reparo...foi lapso meu na pesquisa e saiu em brasuca.
No entanto nao deixa de ser um texto elucidativo sobre o Robalo.

Boas pescas

Victor
Avatar do Utilizador
Victorppt
Mensagens: 128
Registado: sexta dez 16, 2011 12:33 am

Re: A pedido do amigo Aneldefogo... ROBALO

Mensagem por Victorppt »

Agora em Portugues!!!!

Robalo

O robalo é uma das espécies mais apreciadas pelos pescadores desportivos, considerado por muitos o rei do mar. A sua beleza e dimensões fazem dele uma das espécies mais procuradas pelos pescadores, ao que se junta também o seu grande interesse gastronómico. Bastante apreciado na nossa mesa, já fazia parte da gastronomia dos romanos, que apreciavam a cor branca e a delicadeza da sua carne.



Tamanhos: O Robalo pode chegar a atingir 1 metro de comprimento e 12 quilos de peso. No entanto é comum encontrarem-se exemplares até 55 centímetros de comprimento. As fêmeas desta espécie crescem mais depressa do que os machos. O tamanho mínimo legal de captura é 36 centímetros.



Características: Este peixe apresenta um corpo alongado e ligeiramente comprimido, características que fazem dele um nadador muito rápido. O dorso é de cor cinzento-prateado, sem manchas negras e o abdómen é esbranquiçado. O opérculo apresenta uma mancha escura e possui dois espinhos. A boca tem vários dentes fino e a mandíbula inferior é ligeiramente proeminente.


Habitat: É uma espécie litoral, vivendo sobre fundos tanto arenosos como rochosos e em águas até aos 100 metros de profundidade. Pode ser encontrado em zonas de águas agitadas, ricas em oxigénio, nomeadamente junto à rebentação das ondas. É uma espécie muito resistente. Tolera grandes variações de salinidade da água, desde os 0,5 aos 40%, podendo assim entrar em estuários e mesmo em lagoas litorais de água doce. Tolera também grandes variações de temperatura, de 2 a 32ºC, mas parece alimentar-se só em águas de temperatura superior a 7ºC. Em águas com uma temperatura acima dos 21ºC torna-se activo à superfície e entre os 15 e os 21ºC estes peixes são encontrados a meia água ou junto ao fundo. Durante o período juvenil formam grandes cardumes, mas os adultos são peixes solitários, juntando-se só em épocas de reprodução.



Reprodução: Exteriormente as fêmeas não se distinguem dos machos. A maturação sexual é atingida aos 2 anos pelos machos e aos 3 anos pelas fêmeas. A maturação das gónadas inicia-se geralmente em Outubro, ocorrendo as posturas entre Janeiro e Março. Existe alguma variação ao longo da costa portuguesa, uma vez que a postura depende da temperatura da água, ocorrendo entre os 9 e os 16ºC. A fecundação é externa sendo os ovos e o esperma lançados para a água. As posturas podem ocorrer em estuários de águas salobras. Durante este período é normal formarem grandes grupos em zonas de baixios.



Alimentação: O Robalo é um predador voraz que tem uma alimentação muito variada. Captura as suas presas tanto de dia como de noite, tanto junto ao fundo como à superfície. Consoante a zona onde captura as suas presas assim apresenta comportamentos distintos: junto ao fundo fica junto a zonas de redemoinhos ou com correntes, capturando o alimento contra-corrente; perto da superfície ataca, em grupo, os cardumes de peixes pelágicos. Os juvenis alimentam-se de crustáceos tais como o camarão, moluscos cefalópodes (lulas e chocos) e pequenos peixes, tal como o peixe-rei. Os adultos são predadores activos de outros peixes, podendo capturar tanto individuos pequenos em cardume como os de maiores dimensões, capturando de sardinhas e arenques a tainhas e até enguias.


Distribuição geográfica: O Robalo encontra-se no Atlântico, desde a Noruega até ao Senegal, incluindo as Ilhas Canárias. Também é comum nos mares Mediterrâneo e Negro. Em Portugal continental pode ser encontrado ao longo de toda a costa. Sesimbra, Peniche, Ericeira e a Foz do Arelho, são alguns dos locais com pesqueiros nos quais se captura anualmente belos exemplares. O Robalo gosta da água rica em oxigénio do rebojo, as zonas de rebentação. Mas o alto mar já tem testemunhado belas pescarias; os gostos variados do Robalo permitem a pesca à boia ou ao fundo porque este predador segue as suas variadas presas.



Épocas: Esta espécie está disponivel todo o ano, mas para quem prefere a pesca em alto mar os melhores mese são os da proximidade da desova, de Novembro a Abril. No resto do ano aposte mais na costa, principalmente no nascer e no por do sol. E não se esqueça: nos dias seguintes a grandes temporais, este caprichoso prémio está mais excitável...e esfomeado.
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: A pedido do amigo Aneldefogo... ROBALO

Mensagem por Panca »

Victorppt Escreveu: obrigado pelo reparo...foi lapso meu na pesquisa e saiu em brasuca.
No entanto nao deixa de ser um texto elucidativo sobre o Robalo.

Boas pescas

Victor
Sem dúvida Victor mas conhecer verdadeiramente o Robalo é sempre muito dificil :fixe:
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: A pedido do amigo Aneldefogo... ROBALO

Mensagem por Joao Rodrigues »

Boas

Da-se.....eu bem leio em Portugues, Brazuca, Espanhol, Ingles e até Chinês........mas não consigo apanhar nenhum :hahaha: :hahaha: :hahaha:

:fixe:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: A pedido do amigo Aneldefogo... ROBALO

Mensagem por Panca »

Joao Rodrigues Escreveu:Boas

Da-se.....eu bem leio em Portugues, Brazuca, Espanhol, Ingles e até Chinês........mas não consigo apanhar nenhum :hahaha: :hahaha: :hahaha:

:fixe:
Tá boa essa João, é a pura realidade nos bem o estudamos e tal mas que o gajo anda esquisito ai anda mesmo :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Avatar do Utilizador
Victorppt
Mensagens: 128
Registado: sexta dez 16, 2011 12:33 am

Re: A pedido do amigo Aneldefogo... ROBALO

Mensagem por Victorppt »

Joao Rodrigues Escreveu:Boas

Da-se.....eu bem leio em Portugues, Brazuca, Espanhol, Ingles e até Chinês........mas não consigo apanhar nenhum :hahaha: :hahaha: :hahaha:

:fixe:

hahahaha Joao. Grande poligolota.

Deixa la amigo, que se passa o mesmo comigo, nunca tive o prazer de lutar com um dos grandes. Mas, a esperança e a ultima a morrer.

O verdadeiro pescador nao desespera...espera e alcança.

Victor
Responder