O Sr. Nicolau e os exageros à volta da sua pescaria

... para pescadores, caçadores e outros mentirosos
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"O Sr. Nicolau e os exageros à volta da sua pescaria"
na nova versão do site.

JMET
Mensagens: 69
Registado: quinta fev 17, 2011 11:48 am

O Sr. Nicolau e os exageros à volta da sua pescaria

Mensagem por JMET »

O Sr. Nicolau e os exageros à volta da sua pescaria

Nisto de mentirosos e exagerados, os pescadores é que têm a fama. No entanto, se calhar, não é bem assim. E o que aconteceu ao Nicolau já aconteceu, porventura, a muitos de nós.
Aqui vai a história…

7.05 h.:
Interior de um pequeno café-taberna, no centro de uma vila piscatória e de veraneio, em Setembro.
- Então o amigo vai à pesca, hem! Se calhar, os peixes ainda estão a dormir, ah, ah ah!... Eu tenho uma cana e um carreto e trago sempre o material nas férias, mas acabo por não o utilizar. Não tenho paciência... E você vai tão cedo, com este friozinho do Norte. Tá bem tá… Mas acho muita piada aos pescadores, especialmente quando eles contam as pescarias… Lá diz o ditado: caçadores, pescadores e outros mentirosos, ah, ah, ah!…
- …
- Já vai?... Então boa pesca! E não exagere muito no tamanho e na quantidade dos peixes, ah, ah, ah!...

7.21 h.:
O pescador desportivo escolhe o pesqueiro numa lage, ao fundo de uma pequena arriba, entre duas praias.

7.44 h.:
O pescador apanha um robalote. Volta-se de costas para o mar, para desanzolar e guardar o peixe e vê um velhote, observando-o, no cimo da pequena arriba.

7. 58 h.:
O desportista da cana e do anzol apanha o segundo “cachaço” e constata que o mirone se mantém no seu posto.

9.19 h.:
O homem dá por finda a pescaria. Recolhe de uma poça de água e acondiciona os cinco robalitos pescados. Todos da mesma talha, na ordem do meio quilo. O velhote postado no cimo da arriba volta costas e desaparece.

14.27 h.:
Após almoçar robalo grelhado, o veraneante e pescador desportivo dirige-se com a mulher à esplanada da praia e pede dois cafés.
- Sr. Nicolau, hoje de manhã, um tipo apanhou 9 ou 10 robalotes, ali na lage do canto da praia. – Disse o empregado enquanto pousava as duas bicas.

15, 03 h.:
- Amigo Nicolau, olhe que está a dar peixe na lage onde costuma pescar. Hoje de manhã esteve lá um fulano que tirou uma dúzia de robalos, todos com mais de um quilo. – Disse Ramiro, um veraneante conhecido de férias anteriores, quando Nicolau regressava da esplanada.

16.58 h.:
- Sr. Nicolau, Sr. Nicolau, apanharam uma caterfa de robalos, todos à volta do quilo e meio, na lage dos mexilhões, onde o Sr. costuma pescar. – Disse um natural da terra, velho conhecido de muitos Verões, ao passar junto à janela da casa habitualmente alugada por Nicolau, no mês de Setembro.

17,10 h.:
Nicolau dirige-se ao café-taberna onde havia tomado o café da manhã.
- Uma imperal, por favor.
- Olá, olá!… Como as coisas são… Eu ainda esta manhã lhe dizia que não tinha paciência para pesca e agora você apanha-me aqui, preparado para dar banho à minhoca.
- Já agora, o que é que lhe motivou essa súbita vontade? – Perguntou Nicolau, enquanto mirava a cana e o carreto, de procedência chinesa, do inesperado pescador.
- Não sabe a novidade!? Houve um bacano que esta manhã se encheu de robalos, numa lage ali ao canto da praia. Todos com mais de dois quilos. Vou para lá agora, a ver se arranjo lugar. Há 10 minutos já lá estavam sete manos…
- …
- A propósito, apanhou alguma coisa, hoje de manhã?
- Meia dúzia de peixitos…
- Eh lá!... A sério!? Não haverá aí exagero de pescador? Não leve a mal… É que caçadores e pescadores… ah, ah, ah!...

JMET
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: O Sr. Nicolau e os exageros à volta da sua pescaria

Mensagem por Panca »

:hahaha: :hahaha: :hahaha: realmente é assim, "quem conta um conto aumenta... um ponto" :join: :join:

Ta boa essa :fixe:
JMET
Mensagens: 69
Registado: quinta fev 17, 2011 11:48 am

Re: O Sr. Nicolau e os exageros à volta da sua pescaria

Mensagem por JMET »

Caros amigos

O texto tem uma gralha.
Na parte final, quando o Sr. Nicolau responde que apanhou "meia dúzia de peixitos" devia estar "cinco peixitos". Tal erro ficou a dever-se ao facto de eu,na última revisão do texto, ter alterado o número de exemplares apanhados pelo amigo Nicolau, de seis para cinco, esquecendo-me de fazer a mesma correcção no final. Atenção: O Sr. nicolau não mente nem exagera!

Pedindo desculpa pelo lapso, aproveito para desejar um bom ano a todos.
Claro que sabemos que o ano não vai ser melhor, pelo contrário, em termos económicos, sociais e políticos. Por isso, ao menos que o seja em pescarias em saúde.
Assim, muita saúde e boas pescarias.

JMET
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: O Sr. Nicolau e os exageros à volta da sua pescaria

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Pois é isso, muito vezes não é quem apanha o peixe que se excede, são os que ouvem mal, os que interpretam mal, ou os que contam histórias, que gostam sempre de aumentar.

Eu conheci pescadores, que quando apanham peixe num determinado local, vão dizer que o apanharam noutro e por eu dizer a verdade, ainda ficaram todos chateados comigo, é para não acontecer o que aconteceu na história, mas que acontece na realidade aí isso acontece.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
zezinho
Utilizador Regular
Mensagens: 3487
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Re: O Sr. Nicolau e os exageros à volta da sua pescaria

Mensagem por zezinho »

Boas
Muito boa :fixe: :fixe: :fixe:
Muito bom relato :hahaha:
Panca Escreveu: "quem conta um conto aumenta... um ponto"

Ta boa essa :fixe:
Esta tudo dito é assim mesmo :hahaha: :hahaha:
Obrigado pela partilha :fixe:
Boas pescarias :let:
Avatar do Utilizador
desiderio
Mensagens: 270
Registado: terça abr 19, 2011 10:04 pm

Re: O Sr. Nicolau e os exageros à volta da sua pescaria

Mensagem por desiderio »

quase sempre é assim ...

cada qual conta uma versao sempre a exagerar !!! :D :D
Responder