Missangas fluorescentes

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Missangas fluorescentes"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Missangas fluorescentes

Mensagem por Paulo »

Ramiro Escreveu:
paulo Escreveu: É como disse não consigo entender essa forma de ver as coisas... :122: :122: :122: Ramiro esquece, não dá mesmo... se calhar o problema está no meu conceito de luz e luminosa 8)
Talvez se um dia fores agraciado com uma coimazita consigas distinguir os conceitos :meco: .

p.s. Deus queira que não (isto quanto à coima) :join: .

Voltando ao espírito da lei, a mesma permite o recurso a estas ajudas luminosas desde que não tenham influência directa na captura do peixe (excepto no caso das toneiras). Ora, um starlight numa bóia serve apenas para o pescador se aperceber se a bóia afunda ou não (é um sinalizador da bóia). Já um starlight dentro de água e na montagem, está a servir de atractivo ao peixe como se fosse um engodo. :wink:
Tal como as missangas. :wink:

Ramiro eu sei perfeitamente que quem utiliza o starlight em baixo arrisca a levar uma coima (eu já raramente utilizo).

Eu falo é no inverso... quem me garante que um agente se quiser levar as coisas à letra, não me passa uma coima por utilizar as missagas (que é o que utilizo regularmente)??? :huuum:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Missangas fluorescentes

Mensagem por Paulo »

Muito bem...

Resolvi consultar uma pessoa que estudou estes assuntos numa cadeira de quimica-fisica no IST, disse-me que a minha forma de "ver" as coisas está correcta.

Resolvi fazer a explicação abaixo baseada na que está na Wikipédia.

Concordam, pelo menos, que ao falarmos das missangas estamos a falar de fosforescência? E nos starlights de quimioluminescência?

Assim, a fosforescência é a capacidade que uma espécie química tem de emitir luz, mesmo no escuro.

Um exemplo de uma substância fosforescente é o sulfeto de zinco.

Quando o sulfeto de zinco é exposto a luz, os electrões dos átomos excitam-se migrando para níveis de energia mais afastados do núcleo.

Retirado a exposição à radiação, os electrões retornam lentamente aos níveis mais internos emitindo luz, fenómeno denominado fosforescência.

Acredita-se que este retorno dos electrões ao estado fundamental é lento porque, quando excitados, atingem camadas electrónicas denominadas níveis metaestáveis que retêm os electrões numa espécie de “armadilha”.

8)
SANTOSSILVA
Mensagens: 61
Registado: sexta jan 11, 2008 7:13 pm

Re: Missangas fluorescentes

Mensagem por SANTOSSILVA »

Concordo com o compnheiro Ramiro.
Como a língua portuguesa é muito traiçoeira,o melhor será cada qual fazer como melhor entender e se tiver problemas defender-se como puder :moca: :moca: :moca:
Avatar do Utilizador
cable-man
Mensagens: 90
Registado: quinta jul 30, 2009 12:47 pm

Re: Missangas fluorescentes

Mensagem por cable-man »

So mais uma achega:

as missangas sao fosforescentes.
Existem alguns peixes cuja carne e tambem ela fosforescente, assim de momento lembro-me do que no porto se chamam os tirones, nao sei como se chama no resto do pais.
a utilizaçao destes peixes como isca, tambem sera ilegal?

Uma substancia fosforescente, depois de "carregada" torna-se uma fonte de luz.
Tal como uma lanterna precisa de pilhas, ou um starlight precisa da reacçao dos dois quimicos, a missanga precisa de ser carregada com luz.
jopinto
Utilizador Regular
Mensagens: 2388
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Re: Missangas fluorescentes

Mensagem por jopinto »

Interessante este tema... :pay:
Independentemente das razoes correctas ou não e das propriedades dos produtos em questão, uma coisa é certa... :grrr2:
O Legislador pôs-nos a todos a discutir coisas que nada têm a ver com a problematica da pesca, digo eu... :nono:
Porque é que não podemos usar determinado artefacto no sitio tal?
Alguem nos perguntou alguma coisa ?
Porque é que os Legisladores Portugueses "COMPLICAM AS COISAS" ?
Valha-me Nossa Senhora... :join:
vipesca
Mensagens: 14
Registado: domingo abr 10, 2011 2:17 pm

Re: Missangas fluorescentes

Mensagem por vipesca »

Boas a todos, ja estou registado neste site a muito tempo, mas acho que antes falavam dos açores, sei que la as mordidas dos peixes sao diferentes e até pescam com determinados iscos, e os peixes nao sao esquezitos, mas agora tem novos moderadores e.t.c, e como estou sempre a ir para peniche ;).
bem acho que os starlights ao serem partidos tem luz propria, ou seja e uma fonte luminosa primaria, e os coletes refletores sao fontes luminosas secundarias pois sao as fontes luminosas primarias que fazem refletir, agora as perolas nunca pesquei como nenhuma.

Já agora Paulo, esse sitio que tens algumas fotos pareceme familiar, nao será o porto da areia em Peniche? estive la ontem com o meu pai, apanhamos 11 carapaus e 35 cavalas, e entao os carapaus estavam a ferrar mal, e decidi ver quais os anzois melhor para ferrar bem o carapau, e vi ao site ;)
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Missangas fluorescentes

Mensagem por TALIBAN »

Antes de mais bem-vindo e boas pescarias
vipesca Escreveu:Boas a todos, ja estou registado neste site a muito tempo, mas acho que antes falavam dos açores, sei que la as mordidas dos peixes sao diferentes e até pescam com determinados iscos, e os peixes nao sao esquezitos, mas agora tem novos moderadores e.t.c, e como estou sempre a ir para peniche ;).
bem acho que os starlights ao serem partidos tem luz propria, ou seja e uma fonte luminosa primaria, e os coletes refletores sao fontes luminosas secundarias pois sao as fontes luminosas primarias que fazem refletir, agora as perolas nunca pesquei como nenhuma.

Já agora Paulo, esse sitio que tens algumas fotos pareceme familiar, nao será o porto da areia em Peniche? estive la ontem com o meu pai, apanhamos 11 carapaus e 35 cavalas, e entao os carapaus estavam a ferrar mal, e decidi ver quais os anzois melhor para ferrar bem o carapau, e vi ao site ;)
Sobre o tema em questão também uso as ditas missangas, na pesca embarcada, mas raramente.

Mas de concreto o que me levou a escrever foi a tua apresentação, muito embora não seja obrigatrória acho que a deves fazer e para isso basta ires a "PRIMEIRAS APRESENTAÇÕES" e depois "NOVO TÓPICO", onde deves para além do mais, dizeres o tipo de pesca que praticas.
Participa activamente, partilha e diverte-te, fazendo umas pescas por aqui.
Boa continuação por cá.
Braga.
vipesca
Mensagens: 14
Registado: domingo abr 10, 2011 2:17 pm

Re: Missangas fluorescentes

Mensagem por vipesca »

ok obrigadão mano, vou fazer isso, é só que eu nao sabia saquer que tinha o forum, e estava mesmo perdido, :p pois vim atraves duma explicação da parte principal do site, e fiquei assim a nora, mas ja vim que tem forum, pouco a pouco vou lendo tudo ;), ler logo tudo nao que também nao gosto muito de ler, haha, xD
mas uma vez obrigado, quando quiserem podem apagar este coment ;)
Responder