Missangas fluorescentes

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Missangas fluorescentes"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Nos Açores:
O aparelho de anzol pode incluir outros artefactos destinados a melhorar a
sua operacionalidade, como, por exemplo, estralhos, destorcedores,
agrafos, lastros, bóias e fontes luminosas, desde que tais artefactos não
permitam a captura de espécies marinhas por actuação directa.
Aqui não há dúvidas pois não :wink:
karva

Mensagem por karva »

paulo Escreveu:Nos Açores:
O aparelho de anzol pode incluir outros artefactos destinados a melhorar a
sua operacionalidade, como, por exemplo, estralhos, destorcedores,
agrafos, lastros, bóias e fontes luminosas, desde que tais artefactos não
permitam a captura de espécies marinhas por actuação directa.
Aqui não há dúvidas pois não :wink:
Eu na outra também não tinha. LOL
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Exacto não tinhas dúvidas, mas eu tinha e tenho.

Repara aqui (ou melhor lá, nos Açores) chama-se fontes luminosas a alguns dos artefactos destinados a melhorar a sua operacionalidade (aparelho de anzol). Ou seja as nossas amigas missangas e os meus amigos starlights na pesca do carapau.

Cá subentende-se que se pode utilizar, porque as fontes luminosas ao que o legislador se refere são outras.

Só quero chegar é a este ponto. Uma lei não deve subentender-se, deve entender-se. Deve ser clara.

Neste ponto, para não falar em inúmeros outros, a lei criada para os Açores entende-se, a do continente subentende-se e mal, nalguns pontos nem sequer subentende-se pura e simplesmente não se entende.
SANTOSSILVA
Mensagens: 61
Registado: sexta jan 11, 2008 7:13 pm

Re:

Mensagem por SANTOSSILVA »

paulo Escreveu:Acho que não :lol:

Uma coisa luminescente é luminosa?

Uma coisa fluorescente é luminosa?

Não :? :shock:

A unica coisa que acho é que na lei meteram os "pés pelas mãos" mais uma vez... :twisted:
Dicionário Complementar da Língua Portuguesa de Augusto Moreno:
Luminescente - que tem a propriedade de se tornar luminoso sem incandescencia,quer expontanemente quer pela acção dos raios X ou doutras radiações (diz-se de certas substancias).
Luminoso - que dá luz própria,etc.
Fluorescente - Que apresenta a propriedade da fluorescencia.
Fluorescencia - Iluminação especial que apresentam certas substancias,quando expostas à acção de algumas radiações invisiveis.
Já agora a minha opinião:
O strlight é uma fonte luminosa,pois emite luz própria;
A missanga NÃO é fonte luminosa,pois a fluorescencia é uma propriedade de certas substancias.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Missangas fluorescentes

Mensagem por Paulo »

Ou seja para si uma missanga não é uma fonte luminosa.

Logo não imite luz. :fixe:

Então aquela "claridadezinha" que elas têm no escuro deve ser o reflexo de alguma coisa. :hahaha: :join:

Já agora o meu primeiro dicionário:

Dicionário Editora. Dicionário da Língua Portuguesa (Porto Editora) - 5ª Edição

Luminosidade - Qualidade de luminoso; intensidade de luz emitida

Luminescência - qualidade de luminescente; emissão de luz por um corpo, motivada por qualquer causa que não seja a elevação de temperatura;

Luz - Fluxo radiante capaz de estimular a retina para produzir sensação visual;
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Missangas fluorescentes

Mensagem por Ramiro »

paulo Escreveu:Ou seja para si uma missanga não é uma fonte luminosa.

Logo não imite luz. :fixe:

Então aquela "claridadezinha" que elas têm no escuro deve ser o reflexo de alguma coisa. :hahaha: :join:
Só reparei nesta "conversa" aqui depois de ter respondido do outro lado.

A "claridadezinha" que referes não é uma fonte luminosa, é uma reacção a um estímulo, neste caso o estímulo é luz. Vou-te dar um exemplo a ver se consegues perceber a diferença:
Aqueces uma panela de água. A fonte de calor é o lume por debaixo da panela, certo? Ok. Depois da água aquecer desligas o lume. A água quente, apesar de estar quente, não é uma fonte de calor.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Missangas fluorescentes

Mensagem por Paulo »

Ramiro Escreveu:
paulo Escreveu:Ou seja para si uma missanga não é uma fonte luminosa.

Logo não imite luz. :fixe:

Então aquela "claridadezinha" que elas têm no escuro deve ser o reflexo de alguma coisa. :hahaha: :join:
Só reparei nesta "conversa" aqui depois de ter respondido do outro lado.

A "claridadezinha" que referes não é uma fonte luminosa, é uma reacção a um estímulo, neste caso o estímulo é luz. Vou-te dar um exemplo a ver se consegues perceber a diferença:
Aqueces uma panela de água. A fonte de calor é o lume por debaixo da panela, certo? Ok. Depois da água aquecer desligas o lume. A água quente, apesar de estar quente, não é uma fonte de calor.
Pois, também já respondi do outro lado. :hahaha:

É como disse não consigo entender essa forma de ver as coisas... :122: :122: :122: Ramiro esquece, não dá mesmo... se calhar o problema está no meu conceito de luz e luminosa 8)
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Missangas fluorescentes

Mensagem por Ramiro »

paulo Escreveu: É como disse não consigo entender essa forma de ver as coisas... :122: :122: :122: Ramiro esquece, não dá mesmo... se calhar o problema está no meu conceito de luz e luminosa 8)
Talvez se um dia fores agraciado com uma coimazita consigas distinguir os conceitos :meco: .

p.s. Deus queira que não (isto quanto à coima) :join: .

Voltando ao espírito da lei, a mesma permite o recurso a estas ajudas luminosas desde que não tenham influência directa na captura do peixe (excepto no caso das toneiras). Ora, um starlight numa bóia serve apenas para o pescador se aperceber se a bóia afunda ou não (é um sinalizador da bóia). Já um starlight dentro de água e na montagem, está a servir de atractivo ao peixe como se fosse um engodo. :wink:
Responder