Missangas fluorescentes

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Missangas fluorescentes"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Missangas fluorescentes

Mensagem por Paulo »

Quando dermos por isso, estamos com tempo mais quente, e podemos dedicar-nos à pesca das “espécies de verão”.

Pessoalmente na pesca do carapau costumo colocar uma missanga fluorescente junto ao anzol (por vezes na pesca do linguado também).

Utilizo por vezes ainda outra técnica na pesca do carapau, além do starlight na bóia, coloco um preso no fio, próximo do destorcedor triplo que utilizo para prender os estralhos à madre.

Segundo a nova lei, é ilegal a utilização deste tipo de pesca?

Podemos utilizar missangas fluorescentes?

Qual a vossa interpretação?
"Podem utilizar-se fontes luminosas como chamariz do pescado, estando a pescar com cana de pesca ou linha de mão (com anzóis)?"

"Não. Apenas poderá utilizar fontes luminosas como chamariz na pesca com toneira, ou como indicadores de bóias (cfr artigo 3º, nº 4, da Portaria 868/2006). A sua utilização como chamariz na pesca com outras artes distintas da toneira constitui contra-ordenação punível com coima de 250 a 2493 euros (cfr artigo 14º, nº 2, alínea b), do Decreto Lei 246/2000)"
Se é ilegal, porque se vendem nas lojas?

Não deveriam ser retirados de comercialização todos os artigos que não podem ser utilizados na pesca lúdica de forma a evitar que o pescador lúdico os utilize?

Tomem por exemplo os aparelhos de carapau (7 anzóis)?
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

ó paulo mas já agra.... será que uma missanga flurescente é uma fonte luminosa? nao me parece...... o star ligth imite luz, mas a missanga apenas pelas caracteristicas do material brilha.... um colete refletor brilha no escura, mas nao é uma fonte luminosa....nao terei razao?
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Para mim a missanga é uma fonte luminosa.

Emite luz, aliás, de vez em quando, temos de as aproximar de uma fonte luminosa (para as carregar).

Quando a missanga está dentro de água emite luz, não reflecte a luz como é o caso de um colete.

A prova que emite, é que brilha no escuro sem a presença de qualquer outra fonte de luz :roll: .
karva

Mensagem por karva »

Então qual é a fonte de energia que alimenta a missanga para ser considerada uma fonte luminosa?

Seguindo o teu raciocinio. A missanga será uma fonte luminosa porque é fluorescente porque só por si qualquer outra missanga não o é.
Assim sendo também seria uma fonte luminosa todas as amostras para spinning ou corrico que usem tintas fluorescentes ou as linhas de pesca fluorescentes, etc.

O meu entendimento é que isso (missangas fluorescentes) não é mais do que artefactos destinados a permitir melhorar a operacionalidade do aparelho de anzol e que não permitem, por si só, a captura de espécies por actuação directa, logo acho que não são proibidos.

É meu entendimento também que as fontes luminosas a que se refere a legislação, referem-se ás luzes utilizadas nos diferentes tipos de pesca, que sejam alimentadas por uma fonte de energia.
Esta parte da legislação tem a ver com a proíbição do uso dessas fontes luminosas por parte dos pseudo lúdicos, que pescando ao candeio ou até com projectores ligados a baterias ou ainda de petromax de noite aos polvos, etc., entravam em concorrência directa com os profissionais.

Ia-me esquecendo dos anzóis. Aí é não há dúvidas, só podes usar três anzóis por aparelho de pesca. Também te dá mais gozo, já que assim demoras mais tempo a pescar 10 kg de carapaus. :)

karva
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

A lei para mim não é clara mais um vez.

A lei fala em: Fontes luminosas como chamariz do pescado.

Entendo como fonte qualquer coisa que imite luz. E fala em chamariz… a missanga serve mesmo para isso atrair o carapau com a sua luminosidade.

Se é como dizes, porque razão se refer na lei a toneira e os indicadores de bóia… como únicas fontes luminosas possíveis de utilizar?

Por essa ordem de ideias, tudo o que é fluorescente pode ser usado? Não é uma fonte luminosa??? E o starlight em baixo, também posso utilizar???

Como ficamos?

Quanto ao aparelho, falei nele para dar um exemplo, não o utilizo, nem acho muito interessante andar a tirar estendais de carapaus.
karva

Mensagem por karva »

Olha isto hoje não está nada bem, estou mais que lixado com isto. Depois de tanto trabalho para responder ás tuas questões, pois tive de fazer várias consultas e no final quando tinha o texto pronto clicko para submeter e fui parar á página para fazer o login. Perdi o texto todo. . :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
Isto tem tempo marcado para se escrever?

karva
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Karva, aqui deste lado acho que não.
Do lado "pró" já me aconteceu, e por segurança seleciono faço sempre "copy" antes de finalizar... just in case. :wink:

E se calhar se tens feito "retrocesso" logo de seguida tinha-te reaparecido tudo. Talveeeeeeez. :roll:
karva

Mensagem por karva »

Fiz retrocesso mas a caixa do texto estava vazia. Bolas.
Tenho que passar a fazer copy antes de submeter.
Responder