casulo

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"casulo"
na nova versão do site.

canudo
Mensagens: 629
Registado: sexta jun 26, 2009 10:35 pm

Re: casulo

Mensagem por canudo »

Boas,
Uma outra tecnica é tirá-los do casulo e mete-los dentro de uma garrafa com agua do mar e congelar,ja nao ficam tao duros.
No entanto isca fresca é sempre o ideal para se pescar!
Canudo
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: casulo

Mensagem por fdp »

Basta mete-lo no frigorífico (na gaveta das couves),e mante-lo húmido com uns borrifos de água !!
Fácilmente aguenta 1 semana ,talvez mais !
Tenho Coreano vivo no frio à 2 semanas,mas começam a «morder-se» uns aos outros,e os que morrem (ficam verdes) libertam líquidos
que «contaminam» os outros (há que dar uma escolha de vez em quando) !!
Penso que com o casulo esse problema é menor (visto que estão recolhidos no «casulo») !!
Quanto ao congelar,não sou adepto,visto que para além de ficarem «moles» quando descongelam,também perdem o «brilho»
(Luminescência) ,que atrai o peixe,principalmente quando pescas à noite !!
Abraços,pesca sempre !!
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: casulo

Mensagem por Panca »

O Casulo não aguenta mais de 3 dias vivo e ao 3º dia já não preta o ideal é congelar mesmo isto a minha opinião e olha que ja tive umas alegrias com casulo congelado :join:
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: casulo

Mensagem por fdp »

Boas COSTA !
Também já pesquei e capturei, com casulo congelado (não haja duvidas quanto a isso) !!
Mas para a pesca nocturna ,quando está vivo resulta melhor ,por causa do «brilho», o casulo morto fica com uma cor baça que não
atrai tanto o peixe !
Se o mantiveres no frio,sempre húmido numa caixa aberta que o deixe «respirar»,aguenta bem mais que 3 dias,(já fiz a experiencia).
Em temperaturas mais baixas,a «minhoca» entra numa espécie de hibernação,e ao toque parece que está morta, mas ao fim de algum
tempo (quando recupera a sua temperatura ideal) recomeça a mexer !!
Já aqui disse que mantive por este processo Coreano (outra minhoca) vivo por mais de 2 semanas !
Não quero de forma alguma desvalorizar as tuas experiencias,só falo daquilo que vi ,e fiz !
Quanto a mim não há isco melhor (pelo menos no meu «quintal») que o casulo fresco (vivo) !!!!
Abraços,pesca sempre !!
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: casulo

Mensagem por Panca »

Boas o coreano dura comigo sem grande preocupação e tratamento desde que compre fresquinho 2 a 3 semanas quanto ao casulo como o conservas não vou dizer que não pois nunca o conservei dessa maneira mas é um caso a pensar e depois comento :join: :fixe:
Avatar do Utilizador
Tainhaalgarve
Mensagens: 138
Registado: quinta jul 23, 2009 11:42 am

Re: casulo

Mensagem por Tainhaalgarve »

fdp Escreveu:Boas COSTA !
Se o mantiveres no frio,sempre húmido numa caixa aberta que o deixe «respirar»,aguenta bem mais que 3 dias,(já fiz a experiencia).
Em temperaturas mais baixas,a «minhoca» entra numa espécie de hibernação,e ao toque parece que está morta, mas ao fim de algum
tempo (quando recupera a sua temperatura ideal) recomeça a mexer !!
Isso passou-se comigo com carangueijos...estavam que pareciam mortos...coloquei mesmo um no lixo, que não se mexia nada....e os outros após metê-los em água salgada com temperatura normal...recomeçaram a mexer-se....por curiosidade fui buscar o que tinha colocado no lixo....e não é que estava vivo.

Em relação ao casulo apenas tenho a experiência de congelá-lo com água do mar e quando mantenho fresco/vivo também costumo conservar numa garrafa com água do mar (sem os canudos).

Tenho de fazer a experiência de manter os casulos no canudo, pois aqui é usual venderem descascados e em água do mar.
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: casulo

Mensagem por fdp »

Boas camarada TAINHA!
É disso mesmo que estou a falar !
Os bichinhos quando a temperatura baixa, e têem falta de alimento,entram numa espécie de letargia e abrandam o seu metabolismo
como forma de sobrevivência,se existem mamíferos que o fazem (os ursos por exemplo),porque não outros ?
No caso dos carangueijos ,acontece que alguns fornecedores incluem 1 ou 2 minhocas no pacote para servirem de alimento aos
«ditos cujos» e assim aumentarem a longevidade do produto !!
Manter isco vivo exige algum trabalho,atenção,e recursos !
Aqueles que morrem devem ser imediatamente retirados,pois libertam toxinas que contaminam a «manada» !!!
Quantos de nós , não mandámos para o lixo (por desconhecimento) isco perfeitamente viável ?????
Abraços,pesquem sempre !!!
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: casulo

Mensagem por fdp »

Esqueci-me !!
Quem em ultimo recurso resolver congelar casulo, que o faça dentro do próprio «casulo«,pois assim não «queima» no gelo !!
Falo pelas minhas experiências,como sempre aceito opiniões ,o SABER não ocupa lugar !
Abraços,pesquem sempre !!!
Responder