Distancias entre canas nas praias

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Distancias entre canas nas praias"
na nova versão do site.

cyclingpesca
Mensagens: 74
Registado: sexta out 14, 2011 7:09 am

Re: Distancias entre canas nas praias

Mensagem por cyclingpesca »

Pessoal ,se tiverem difilculdade de espaço para pescar na praia ,venham pescar para S. jacinto , que lá o que mais Há é espaço ....................... :fixe:

Agora peixe .................. :huuum: :huuum:
Mario Fialho
Mensagens: 492
Registado: domingo dez 26, 2010 6:49 pm

Re: Distancias entre canas nas praias

Mensagem por Mario Fialho »

Boas a todos, de facto no surfcasting 5m é manifestamente pouco mas no caso da pesca à bóia é diferente. Já pesquei muitas vezes ombro a ombro e desde que as pessoas saibam o que estão a fazer não hà grandes problemas(A malta do Oeste que pesca ao carapau no Porto de Areia em Peniche gostavam muito de ter 0,5m para cada um :hahaha: :hahaha: :hahaha: ) Agora na praia com lançamentos mais longos e mares mais mexidos a situação complica-se :pau: :pau:

Mario Fialho
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Distancias entre canas nas praias

Mensagem por fdp »

Boas pessoal !
Durante 7 anos fiz parte da direcção de uma equipa de pesca desportiva de um clube aqui de Torres Vedras !
Estamos a falar da época de 1990 a 1997 !
Embora na altura não existisse legislação para a pesca lúdica em águas ocêanicas ,nem sequer as licenças existiam,excepto
as das águas interiores (por causa dos DEFESOS),já existiam estatutos em que as entidades organizadoras definiam que em
exercício de pesca a distância mínima entre pescadores seria de 5 metros,o que nos pode parecer ridículo,visto que pescávamos
á bóia com canas de 6/7 metros,o que nos obrigava a uma «gincana»,mas tudo bem,era o que tinhamos na altura !!
Penso que foi um pouco por aí que os «BESUNTAS» se basearam na nova legislação,e foi por aí que algum «ESPERTALHÃO»
descobriu a «MINA DE OURO»: Vamos instituir a LICENÇA OBRIGATÓRIA !!
Mais uma vez a caça á «RECEITA» !!!!!
Por outro lado também estava acordado nos estatutos que peixe com menos de 200 gramas nem sequer PONTUAVA,foi da
«NOSSA» parte uma tentativa de desencorajar a captura de peixe míudo ,no sentido de preservar as espécies !
Não posso deixar de me sentir frustrado ao ver que depois de tanta LUTA, vejo indivíduos em provas Federadas a serem CAMPEÕES
DO NÃO SEI QUÊ por terem capturado um «PORTA CHAVES»
FOI ISSO QUE ME FEZ DESISTIR !!!!!!!!!!!!!!!!!
Abraços,pesquem sempre (SE PUDEREM) !!
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Distancias entre canas nas praias

Mensagem por drpauloalmeida »

cyclingpesca Escreveu:Pessoal ,se tiverem difilculdade de espaço para pescar na praia ,venham pescar para S. jacinto , que lá o que mais Há é espaço ....................... :fixe:

Agora peixe .................. :huuum: :huuum:
:hahaha: :hahaha: :fixe: é mesmo isso.

O problema aqui é o pessoal pescar com 3 canas cada um, separadas 40/50m cada... e ai do gajo que queira ir lançar lá perto :nono: :nono:

Para a generalidade das técnicas de pesca, 5m chega e sobra. Como ja disseram aqui e em alguns sitios em Aveiro é igual, em 5m podem estar muito bem 10 pescadores e se souberem o que estão a fazer, não costumam reclamar. Agora na praia... nem pensar.. minimo 10m (é o que faço se tiver vizinhos). Se pinta um peixe longe e nos esquecemos da cana 1 ou 2 min podemos ter que rebocar o peixe e mais 2 ou 3 canas :join:

abr.
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Distancias entre canas nas praias

Mensagem por Panca »

drpauloalmeida Escreveu:
cyclingpesca Escreveu:Pessoal ,se tiverem difilculdade de espaço para pescar na praia ,venham pescar para S. jacinto , que lá o que mais Há é espaço ....................... :fixe:

Agora peixe .................. :huuum:
:hahaha: :fixe: é mesmo isso.

O problema aqui é o pessoal pescar com 3 canas cada um, separadas 40/50m cada... e ai do gajo que queira ir lançar lá perto :nono: :nono:

Para a generalidade das técnicas de pesca, 5m chega e sobra. Como ja disseram aqui e em alguns sitios em Aveiro é igual, em 5m podem estar muito bem 10 pescadores e se souberem o que estão a fazer, não costumam reclamar. Agora na praia... nem pensar.. minimo 10m (é o que faço se tiver vizinhos). Se pinta um peixe longe e nos esquecemos da cana 1 ou 2 min podemos ter que rebocar o peixe e mais 2 ou 3 canas :join:

abr.
E muito bem dito Dr. na praia e com corrente 10 metros ainda é pouco e depois o mal é que as pessoas não compreendem ou não querem compreender, ainda á tempos e com a corrente que estava e por lançar mais longe quando recolhia lá vinham linhas junto... :no: é a corrente amigos é a corrente :join:
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Distancias entre canas nas praias

Mensagem por drpauloalmeida »

:hahaha: :hahaha: quando a problema se vai resolvendo com naturalidade, sem stress, tudo bem. Até chega a ser motivo de conversa e de troca de ideias.

Mas também já tive ranhosos que me disseram que cortavam a linha se embrulhasse de novo... e eu já la estava quando chegaram.. à gente para tudo! e por falar nisto lembrei-me de uma engraçada. Chegado à praia, extenso areal com duna atrás, quilometros de praia para pescar e para o sitio onde cheguei estavam dois pescadores, cada um com duas canas, eles estavam cada um num cabeço, distanciados entre eles uns bons 100/150m. Havia mais um pescador bem longe, nem via quantas canas estava a usar.

Até aqui tudo bem, como tenho ali espaço no meio dos dois (+ de 100m seguramente )e como só tinha duas canas dava perfeitamente para me por ali naquela pequena bacia que me parecia que tinha um fundão geitoso. Começo a montar material em paz e sossego, isco e quando vou para lançar, além de ver que os pescadores tinham-me encurtado distância (que não era grave pois o espaço era muito) reparei que o outro pescador que estava muito longe vinha a correr com duas canas artilhadas e tal, na nossa direcção. Fui lançar. Quando venho para montar a 2ª cana chega o tal pescador/corredor à minha beira e me diz indignado:

- "Então você vai-se por ai no meu lugar??"

- HÃ :hummm: será que o homem tá a falar sério? - pensei eu - Então mas voce não estava ali pa Sul a pescar? -respondi.

- Eu só fui ali experimentar uma horita, agora venho para aqui que era onde eu estava.. - responde cheio de moral.

- Oh amigo, isto aqui não se reserva lugares, nem sequer deixou aqui nenhuma cana... Agora vê-me a chegar e vem cá reclamar o sítio?? Olhe, isto tem lugar pa todos e onde cabe um cabe dois.

O homem não respondeu e seguiu para onde tinha a cana lança. Não é que o homem pôe as duas canas dele a 5m ou menos do lado direito e esquerdo da minha cana.. fiquei com a cana entalada.. Mas eu como não me estou pa chatear na pesca lá pús a minha 2ª cana um pouco mais longe, perto dos que já lá estavam.

Cada lançamento era embrulhanço certo, hora na cana da esquerda, hora na da direita, nem eu nem ele lançava-mos para a frente (falta de geito), era mais desembrulhar que pescar.. como percebi que o homem não ia desistir da sua teoria recambulesca, peguei nas minhas caninhas (até porque não estava a dar nada) e fui para o sitio de onde ele veio :join:

O que é certo é que ainda safei a grade :join:

Resumindo, por estas e por outras é que os 5 metros na praia... para um pescador lúdico dá, agora para balanceiros ou pessoal que aluga o pesqueiro não dá :pau: :pau:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Distancias entre canas nas praias

Mensagem por Panca »

drpauloalmeida Escreveu:
Resumindo, por estas e por outras é que os 5 metros na praia... para um pescador lúdico dá, agora para balanceiros ou pessoal que aluga o pesqueiro não dá :pau: :pau:
Exactamente Dr. :hahaha: :hahaha:
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Distancias entre canas nas praias

Mensagem por Joao Rodrigues »

drpauloalmeida Escreveu::hahaha: :hahaha: quando a problema se vai resolvendo com naturalidade, sem stress, tudo bem. Até chega a ser motivo de conversa e de troca de ideias.

Mas também já tive ranhosos que me disseram que cortavam a linha se embrulhasse de novo... ..." :pau: :pau:
:hahaha: :hahaha: :hahaha: Lembrei-me de um Amigo (que não digo quem) aquando da entrega dos "ToClantes".....

Com um simples lançamento....conseguiu embrulhar a linha em 4 companheiros :hahaha: :hahaha:

E foi espectacular.......

Abraço
JMR
Responder