Nova Lei da Pesca - 2009

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Nova Lei da Pesca - 2009"
na nova versão do site.

PedrasSalgadas

Re: Nova Lei da Pesca - 2009

Mensagem por PedrasSalgadas »

apedro Escreveu:É pá!!!!!
A minha opinião é que estas leis são ……………
Quer dizer a malta de portimão vai á praia da rocha?????
Olá APedro

bem vindo ao Sítio, espero que te divirtas por cá e o melhor para isso seria passares no forum das primeiras participações AQUI e fazeres a tua apresentação ao pessoal aqui do Sítio.

Ab e manda sempre :beer:
Manel
antonio carrega
Registado: quinta fev 05, 2009 4:25 pm

Mensagem por antonio carrega »

Boa Tarde a todos
Primeiro que tudo trago a notícia de que a Federação Portuguesa de Pesca Desportiva já se está a mecher sobre a nova lei, principalmente no que se refere à proibição de engodo.
Diz a FPPD, no seu site, que "A medida agora aprovada não só põem em risco a continuidade da prática da Disciplina como terminará com organizações e eventos Nacionais e Internacionais de Pesca á Boia em Portugal", diz mais, "Por este motivo, recorreu nesta data (5/2) a FPPD para a Secretaria de Estado Juventude e Desporto afim de esta norma ser de imediato revogada. Esperemos que não tenhamosque romar outras medidas para fazer vingar este nosso direito" assina A. Sandiares.
Ora bem, esperemos que não seja preciso usar esta ameaça, que o bom senso impere. Nota-se que a Federação está com o receio óbvio da quebra de receitas na inscrição de atletas, provas e tudo mais inerente à modalidade de boia.
Um nosso amigo refere que a medida deveria abranger a pesca de rio devido aos engodos poluirem as águas, bom amigo eu faço as duas pescas e levo +/- 12Kg sardinha para o mar
e só levo +/- 3kg de farinhas p/rio, bom eu sou um pescador amador, mas acho que não poluo muito, senão vejamos, num artigo duma revista nacional da modalidae refere-se sobre o X Campeonato Mundial de Pesca à Carpa realizado em Africa do Sul em Outubro 08, diz-se que durante as 72 horas de prova "cada equipa da Africa do Sul colocou cerca de UMA TONELADA de engodo na água, e a Namibia colocou 25 MIL bolas de engodo por equipa" BOM MEUS AMIGOS ISTO É QUE É POLUIR Os Kgs depeixe??? Eu digo, Africa Sul - 3.418,25kg - Portugal 1.432,44kg. Ora bem senhores que fazem as nossas leis, eu terei muito prazer de contribuir para que V. Exas. apanhem um avião para Africa do Sul, Namibia, etc... e ponham estes meninos na ordem, mas deixem-me em paz com os meus miseros 12 kg de sardinha que os peixes, navalheiras, polvos, etc... tanto gostam de comer, sim comer, engordar, empantorrar, NÃO É POLUIÇÃO.
ESPEREMOS QUE O BOM SENSO PREVALEÇA, ATÉ LÁ SAUDAÇÕES DESPORTIVAS
António Carrega
rgarcia
Registado: sexta jan 27, 2006 11:30 am

Mensagem por rgarcia »

Amigos, na realidade o que consigo ver nesta nova lei não me parece de todo significativo... com excepção do caso do engodo apeado.
Pois de resto continua tudo quase na mesma.
Para o pessoal da Costa Vicentina, isso do defeso tem de ser para todos, os ludicos e os profissionais (nao digo amadores porque pesco melhor que muitos profissionais :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: );
Sei que não infrinjo a lei e penso que nenhum de voces tb nao...
Como não capturo peixe para vender, nao faço deste passatempo o meu sustento de vida. Mas, gosto de estar a pesca, passar o tempo com os amigos, olhar o mar, apanhar uns peixitos, etc etc etc descansado da vida... e espero que assim continue.

Gostava de perguntar aqui no Forum se alguem já foi multado??? e porque é que foi multado???

é que oiço tanta coisa que andam a caça das multas e tal mas... so conheci uma pessoa que foi multada.
- Foi em setubal, esperaram no cais pela embarcação e quando iam a sair foram caçados, o motivo foi que cada um devia trazer uns 20 kg de peixe... e na minha opinião foram bem multados, não respeitaram a lei nem todos nós que a cumprimos. Custou cerca de 500euros a cada um ....saiu cara a pescaria.
apedro
Registado: domingo ago 13, 2006 2:14 am

Mensagem por apedro »

E alguem me sabe dizer que coordenadas são as que vêem no decreto?????? :hummm:

Ou como se converte , para as normais que se colocam em qualquer GPS "Normal". :119:

Para informação de todos,

Aqui os defendidos pela Lei (proficionais) enquanto nós estamos preocupados com isto tudo,eles estão a aproveitar as más condiçoes do mar que temos tido ultimamente ,para desbastar tuneladas de robalos douradas,e sargos em redes de amalho e cerco, na costa viçentina. Quem quiser confirmar , é passar na lota de sagres num dia de vendaval, e ver robalos ás tuneladas que são vendidos a 6 e 7€ ,ou seja já não damos valor ao peixe!!!! Apanhem menos!

Ah e outra noticia que recebi á pouco,

Querem proibir as redes até umas certas milhas da costa,criar zonas interditas etc... então os pescadores de sagres e ...., ameaçaram cortar estradas e etc...., e ainda por cima têem o apoio do presidente da junta!!!! E assim se vão safando!! :suprise:
dpeneireiro
Registado: segunda jul 16, 2007 1:59 pm

Mensagem por dpeneireiro »

Já agora uma coisa que me tem provocado algumas dúvidas...
Eu faço pesca apeada a maioria do tempo mas de quando em quando gosto de por os óculos e apanhar uns polvitos e umas navalheiras debaixo de água.
No ano passado tirei duas licenças... a licença de pesca apeada e a licença de pesca suibmarina.
Será que é obrigatório tirar as duas ou, como segundo percebi mas não esclareci devidamente basta a de pesca submarina???

Já agora, gostaria de saber mais ácerca da comissão que estão a organizar e a forma de me fazer sócio já que acredito que apenas da união de todos pode sair uma proposta de lei consistente e unanime.

Cumprimentos.
rgarcia
Registado: sexta jan 27, 2006 11:30 am

Mensagem por rgarcia »

Entao é assim... neste momento as coisas ainda estão desta forma.

Apeada- so da pra pescar de terra
Embarcada - dá pra terra e barco
Caça-sub - dá pra terra, barco e caçasub

Mas esta nova Lei vai mudar as coisas para este sentido:
Apeada - so pra terra
Embarcada - de barco e de terra
Caça-sub - so pra caça sub
E Pesca Geral - Dá pra tudo

Penso que seja isto??? ainda nao esta em vigor, nos multibancos aparece ainda a de cima...

Ricardo Garcia
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

dpeneireiro Escreveu:No ano passado tirei duas licenças... a licença de pesca apeada e a licença de pesca suibmarina.
Será que é obrigatório tirar as duas ou, como segundo percebi mas não esclareci devidamente basta a de pesca submarina???
Portaria 144/2009 de 5 de Fevereiro

………
Art. 12º Licença
………

4- A licença para o exercício da pesca lúdica é mensal, anual ou trianual, sendo de um dos seguintes tipos:

a ) “Pesca apeada“, exclusivamente para o exercício a partir de terra;
b ) “Pesca de embarcação“, para o exercício da pesca à linha, a bordo de embarcação, englobando a licença prevista na alínea anterior;
c ) “Pesca submarina“, exclusivamente para o exercício da pesca submarina.
d ) “Pesca lúdica geral“, para o exercício da pesca à linha apeada ou a partir de embarcação, bem como para o exercício da pesca submarina.

5- As licenças já emitidas para a pesca submarina até à data de entrada em vigor da presente portaria equivalem, para todos os efeitos legais, a licenças de pesca lúdica geral e mantêm-se válidas até ao termo da sua validade.

6- Os praticantes de pesca à linha ou pesca submarina, na modalidade turística, podem, para além das licenças a que se refere o número anterior, obter uma licença diária.

———————————————————

Segundo entendo, e após a entrada em vigor desta portaria e o fim da validade das licenças de que és portador, podes optar por:
a ) + c ) ou
d )

tudo depende agora dos valores que venham a ser cobrados por cada uma das licenças, se bem que em d ) tens também a licença para embarcada.

Ab
Manel
nhicas
Registado: sexta out 17, 2008 10:18 am

Mensagem por nhicas »

Boas,

Só agora li a maldita portaria que tem gerado tanta controvérsia. O meu objectivo não é gerar mais, mas tenho uma dúvida:

Porque é que se tem de fazer um corte na barbatana caudal do peixe? Ainda não entendi qual o objectivo!!
Responder