Chumbadas de cor

Para falar de todo o outro tipo de material que não está representado nos fóruns anteriores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbadas de cor"
na nova versão do site.

sargalhão
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re: Chumbadas de cor

Mensagem por sargalhão »

Starlights de outras cores

Sabemos que a pesca ao sargo com este objecto luminoso resulta muito mal. Isto considerando que queremos pescar sargos em águas pouco profundas.
Mas…
Eu pesco à noite…em águas pouco profundas…1 metro ou menos ainda com Starlight…
:hummm:
Eu uso para estes casos o vermelho

Voltando a traz rapidamente…
Forma de percepção das cores pelos animais / Espectro / Suprimento da cor vermelha pelos peixes = Sargos

Pêra aí…
Em determinadas situações até poder-se-á apanhar sargos com o Starlight amarelo…!
Pois é verdade. Nas zonas bem iluminadas e constantemente iluminadas (todos os dias) tipo os passeios públicos ou mesmo um Cais, o peixe, neste caso o sargo, habituou-se à luz.
Lembram-se da estória que o Paulo contou, que nós seres humanos estamos a contribuir para o ensinamento das gerações futuras de peixes…etc….etc… Pois…
DNN
artepesca
Registado: sábado out 24, 2009 10:55 am

Mensagem por artepesca »

tanto dinheiro perdido em amostras de varias cores (será) :beer: :beer:
sargalhão

Mensagem por sargalhão »

Sem desenvolver muito o raciocínio...
Sim, sem dúvida
DNN
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Acerca das cores das amostras também tenho uma opinião. :201: :201:

Para dar a opinião aproveito para explicar que para mim a amostra deve ser o mais parecida possível com o que a espécie alvo anda a comer naquela altura, naquele local.

Ou seja se os robalos andam na pedra à procura de caboz, se calhar a amostra deve imitar o máximo possível (cor e tudo) os peixes da pedra.

Se andam na praia a comer esquilhas, se calhar a amostra deve ser parecida com uma sardinha... etc...

Claro que podem haver excepções e num determinado dia foi aquela amostra amarela às pintas vermelhas que apanhou peixe mas o normal para mim não é isso.

Posto isto... porquê tantas cores??? Se calhar muitas das cores ate fazem sentido, noutros mares, para outros predadores que procuram outras presas.

Não se esqueçam que as amostras não são feitas cá, nem são feitas exclusivamente para nós / nossas espécies. :join:
sargalhão

Mensagem por sargalhão »

100% de acordo

Até digo mais…foi difícil encontrar alguém que tivesse a mesma opinião que a minha sobre esta estória das amostras.
Porra…até que em fim…
:fixe:

DNN
rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Mensagem por rui valerio »

Boas pessoal, realmente a conversa está animada, mas na minha opinião está-se a perder na imensidão e divagação deste tópico... propunha a abertura dum tópico sobre as amostras e as suas cores..
Eu pratiquei spinning ligeiro em águas interiores, principalmente ás trutas... Usava normalmente as colheres rotativas, que em forma não imitam peixe nenhum, mas em movimento sim.

As cores utilizadas por mim eram conforme a luninosidade do dia e o estado da água... mais do que as imitações das espécies alvo. por exemplo, em águas tapadas usava umas amostras pretas com pintas amarelas... como a água estava turva, estas imitiam um maior contraste e tornavam-se mais apelativas para as trutas
sargalhão

Mensagem por sargalhão »

Não sei se serei a pessoa certa para argumentar as suas considerações, visto que de rio só sei mesmo que a água não é salgada…mas cá vai o que penso:

Em primeiro lugar penso que estamos a falar, num primeiro caso (a conversa entre Paulo / Artepesca e eu), em aquilo que por referência chamamos-lhes de rapalas ou + - qualquer coisa parecida com isso.
Em segundo lugar estes subterfúgios de pesca do Mar, tentam aproximar a imitações de animais / presa de uma espécie qualquer marinha – Geralmente pequenos peixinhos / crustáceos / vermes etc.
O que aponta poderá ser de extrema importância numa perspectiva geral, dentro da acção dos nossos amigos peixes. No entanto penso que estamos a falar em duas realidades distintas, visto que existe predominância dos peixes das águas interiores na alimentação sob a forma de insectos / frutas / vermes também…e mais não sei. Aí as justificações coloridas poderão ter mais fundamento…tal como a própria constituição morfológica dos insectos
Penso que também algumas espécies praticam a depredação com outros indivíduos mais pequenos…mas como já disse…só sei que a água não é salgada.

Pergunto-lhe, amigo Rui Valério, será que poderemos estabelecer algum paralelismo entre a realidade que apresenta (não discutível – os seus argumentos deixaram-me satisfeito), com a justificação do raciocínio anterior, ou seja – Mar?

Aqui sim acho que poderemos ter pela frente um grande tema. Não na perspectiva de contrapor o Mar com o Rio, mas na simples constatação de patamares de união, em especial nas acções dos seres que todos nós idolatramos – Peixes.

DNN
artepesca
Registado: sábado out 24, 2009 10:55 am

Mensagem por artepesca »

bem Paulo agora penso que tens toda a razão sobre as cores das amostras, se os robalos andam a caçar cabozes porque tinha que ser amostras amarelas e não da cor dos cabozes :fixe:
valeu a dica :beer:
Responder