os listados

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"os listados"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: os listados

Mensagem por Paulo »

coolman Escreveu:Caro amigo paulo desde já admiro o grande trabalho que vss tem feito por este fórum .
Eu registei-me aqui porque gostava de ter algum convívio com outros pescadores e partilhar algumas ideias e algumas duvidas …

Quanto ao assunto da venda de peixe , eu gosto muito de pescar (viciado) :D não pesco com a intenção de venda mas vendo quando tenho peixe em excesso e normal se formos a pesca vários dias por semana que isso aconteça , nunca vos aconteceu terem muito peixe e n saberem o k fazer a ele acredito que sim , solução dar a amigos,vizinhos,familiares,ect.. qual diferença entre dar e vender em termos de legislação e a mesma , só tem uma diferença sempre se ganha uns cobres para o material, sim porque nem toda gente tem condições financeiras para suportar uma pesca desportiva que não fica propriamente barata …

Espero que não levem a mal esta situação que causei aqui no fórum mas pronto se quiserem podem anular o meu resisto amigos na mesma pode ser que nós encontremos um dia a beira mar para umas pescarias ..

Caso me deixarem ficar por cá vou continuar a vir todos os dias aqui para ler e escrever algumas coisinhas ….

Abraços a todos e muito obrigado ….. :let:
Bem vou tentar ser claro para não andarmos aqui a misturar alhos com bugalhos.

Em primeiro lugar não há nenhuma razão para anular o seu registo, disse que vendia peixe, muito bem, não posso concordar com isso, não concordo com isso, este site não é para esse tipo de pesca, mas infelizmente (não me vou armar em hipócrita) há muitos pescadores que frequentam este site e fazem o mesmo, tenho conhecidos que quando apanham mais qualquer coisita também vendem (e não é por serem meus conhecidos que não os critico). Infelizmente ainda há muitos pescadores que não são profissionais e vendem peixe. Não é com posturas radicais que as coisas vão mudar, peço apenas que pense (pensem todos os que vendem e estão a ler este post) na próxima vez que for vender peixe se têm mesmo necessidade de o fazer.

É que há uma grande diferença entre dar peixe e vender peixe, a diferença é que não é ilegal dar peixe, já vender peixe é ilegal, e aqui entre outras coisas, entra uma questão de principio. Há um principio que devemos ter que é não fazermos o que é ilegal fazer. Podemos não concordar com uma lei, seja ela qual for, agora não podemos é não respeitar uma lei.

Posso dar-lhe outros exemplos de ilegalidades na pesca:

- Levar peixe sem tamanho mínimo.
- Deixar lixo nos pesqueiros.
- Utilizar certo tipos de artes.

Entre outros. Aqui em Portugal como infelizmente não há condições de fiscalização, é tudo questões de princípios.

Concorda com a captura de peixes que ainda não se reproduziram? Concorda que se deixe montes de lixo nos pesqueiros? Concorda com a utilização de redes, corrimões, aparelhos entre outras artes nas nossas praias?

Eu não concordo, tal como não concordo que se venda peixe.

Aproveito e faço uma pergunta. O que é uma actividade lúdica ou desportiva? Seja ela qual for...

Joguei hoquei, o equipamento era caro, fazia o quê? Vendia o que "apanhasse" no pavilhão para ajudar-me a comprar o equipamento?

Um jogador de golfe, vende a relva? Um jogado de futebol (amador) vende as cadeiras do estádio?

São exemplos estúpidos, mas se estamos a falar de uma actividade lúdica ou desportiva, nunca pode haver uma componente comercial por trás (mesmo que se utilize a desculpa do material). Se existe uma componente comercial estamos a falar de uma actividade profissional e não de uma actividade lúdica ou desportiva.

Espero que entenda a minha posição, certamente partilhada por muitos pescadores (verdadeiramente lúdicos), espero sinceramente que na próxima vez que pensar em vender peixe se lembre que ao fazer isso, não está a ser nem pescador lúdico, nem pescador desportivo. Espero que todos os outros que fazem o mesmo também reflictam.

Porque ninguém se iluda, como já disse, temos as leis que temos e as restrições que temos muito por causa de não haver uma clara separação de águas, entre.

Pescadores lúdicos e desportivos
Pescadores profissionais

E os outros. :evil:

PS: Se quiser falar de pesca lúdica e desportiva, está à vontade. "Mi casa es su casa" :let:
coolman
Registado: sexta out 30, 2009 5:35 pm

Mensagem por coolman »

paulo Escreveu:Espero que entenda a minha posição, certamente partilhada por muitos pescadores (verdadeiramente lúdicos), espero sinceramente que na próxima vez que pensar em vender peixe se lembre que ao fazer isso, não está a ser nem pescador lúdico, nem pescador desportivo. Espero que todos os outros que fazem o mesmo também reflictam.
Paulo obrigado por responder a este as minhas questões quanto a venda e certamente vou-me lembrar destas palavras ...
e pensar 2 vezes antes de o fazer.. :beer:
caparica

Mensagem por caparica »

Os babaloos já deram um ar da sua graça. :join

:
Imagem 141.jpg
Imagem 138.jpg
Imagem 140.jpg
coolman
Registado: sexta out 30, 2009 5:35 pm

Mensagem por coolman »

caparica Escreveu:Os babaloos já deram um ar da sua graça. :join

:
Imagem 141.jpg
Imagem 138.jpg
Imagem 140.jpg
Hehehehehhe Boa.... mais um mesito e temos ai os cabeçudos :D ... já agora esses são daqui da nossa zona ?
caparica

Mensagem por caparica »

São.
guigas
Registado: quinta out 16, 2008 6:10 pm

Mensagem por guigas »

Foi na covba do vapor?

Quier belA PESCARIA ;)
caparica