Dúvida nas Montagens (Surfcasting)
Re: Dúvida nas Montagens (Surfcasting)
...ooops.... disse bóia de correr, enganei-me, era chumbeira de correr.
surfcasting com oliva de correr seria mais do tipo rabeira certo?
É ter uma chumbeira que está ligado tipo a um tubinho e quando assenta no fundo, a corrente leva o isco e a chumbeira fica no sítio. Quando o peixe puxa no anzol, também não vai sentir de imediato o peso da chumbeira. Funciona também com iscos vivos tipo pilado, etc.
- joaonumberone
- Utilizador Regular
- Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm
pcamposm Escreveu:É ter uma chumbeira que está ligado tipo a um tubinho e quando assenta no fundo, a corrente leva o isco e a chumbeira fica no sítio. Quando o peixe puxa no anzol, também não vai sentir de imediato o peso da chumbeira. Funciona também com iscos vivos tipo pilado, etc.
Pesca à chumbadinha, só que em principio é feita de cana na mão para sentir os toques do peixe.
Não é surfcasting.
Julgo que o melhor é procurares aí umas imagens com diversas montagens para surfcasting com mar mexido, mar parado etc, eu já as vi mas agora não me lembro onde.
Tens aí algumas coisas meio confusas nos desenhos.
Boas companheiro.
Na primeira imagem (desenho) que colocas, parece tudo normal, só não estou de acordo com a montagem ser de linha 0.35 mm, mas é só a minha opinião.
Se a montagem fôr de 0.35 mm e lançares com uma chumbada de 150g, ou lanças devagar ou partes a linha da montagem.
Eu na montagem uso 0.45 mm do mesmo diâmetro do chicote.
Espero ter ajudado.
Boas pescarias
Na primeira imagem (desenho) que colocas, parece tudo normal, só não estou de acordo com a montagem ser de linha 0.35 mm, mas é só a minha opinião.
Se a montagem fôr de 0.35 mm e lançares com uma chumbada de 150g, ou lanças devagar ou partes a linha da montagem.
Eu na montagem uso 0.45 mm do mesmo diâmetro do chicote.
Espero ter ajudado.
Boas pescarias
Bom dia João,joaonumberone Escreveu:pcamposm Escreveu:É ter uma chumbeira que está ligado tipo a um tubinho e quando assenta no fundo, a corrente leva o isco e a chumbeira fica no sítio. Quando o peixe puxa no anzol, também não vai sentir de imediato o peso da chumbeira. Funciona também com iscos vivos tipo pilado, etc.
Pesca à chumbadinha, só que em principio é feita de cana na mão para sentir os toques do peixe.
Não é surfcasting.
Julgo que o melhor é procurares aí umas imagens com diversas montagens para surfcasting com mar mexido, mar parado etc, eu já as vi mas agora não me lembro onde.
Tens aí algumas coisas meio confusas nos desenhos.
Também há a possibilidade deste tipo de montagem ( chumbada a correr ) em surfcasting. Falamos disso a ultima vez.
Os destorcedores que tu usas para colocar o estralho, são os ideiais para este tipo de montagem.
É uma montagem bastante interessante.
Costumo pescar muito em fundos mistos, e a linha que prende a chumbada é a mais forte de toda a montagem. Ou uso um 0.60, ou dobro o 0.35 em 4.Esta montagens estão preparadas para quando a chumbeira estiver presa na pedra, partir a linha da chumbeira e soltar a linha que vai ao anzol. Nunca esquecer que o chumbo está caro por isso, apesar de menos resistente que a linha principal,
É o tudo ou nada. Ou vem tudo ou fica lá tudo.
O pior é se tiveres a tirar um peixe e a chumbada ficar presa. Mas são opções, e não me tenho saido mal.
mas como deu para perceber na pedra essa tecnica não resulta muito bemRider Escreveu:
Costumo pescar muito em fundos mistos, e a linha que prende a chumbada é a mais forte de toda a montagem. Ou uso um 0.60, ou dobro o 0.35 em 4.
É o tudo ou nada. Ou vem tudo ou fica lá tudo.
O pior é se tiveres a tirar um peixe e a chumbada ficar presa. Mas são opções, e não me tenho saido mal.
Quando tem muita pedra, é complicado.mas como deu para perceber na pedra essa tecnica não resulta muito bem
A diferença está em perder só a chumbada, ou a montagem toda.
Se tiveres uma montagem "forte", podes safar tudo ou perder tudo. Com uma montagem mais "fraca", podes perder a chumbada e recuperas o anzol, ou vice-versa.
Em 5/6 prisões que tive, em 3 ficou lá tudo, nas restantes veio tudo.
Mas também quem usou fio mais finos, em algumas situações ficou lá tudo.
Comclusão: Há sempre que fazer algumas adaptações/ajustes, consoante o pesqueiro e mar que temos pela frente.