Dúvida acerca de isco chamado batata

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Dúvida acerca de isco chamado batata"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Dúvida acerca de isco chamado batata

Mensagem por ffgsoares »

Boas companheiro Telmo.

Essa batata não conheço mesmo, não tinha ouvido falar de tal isco, mas se fôr mais uma alternativa e se a malta que o usou diz que resulta, e até nem parece caro, (4 euros 6 batatas) e se dá cada uma várias iscadas, pode ser mais um isco a usar.

Vou tentar encontrar e experimentar, pois aqui na minha zona nunca vi, depois direi a minha opinião quanto á eficácia do dito .

Boas pescarias :tecla:
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Dúvida acerca de isco chamado batata

Mensagem por Rider »

Já tive com uma batata na mão, e estive ao pé de um colega que estava a pescar com ela.
Resultado: Essa batata foi-lhe dada por um colega dele de Setubal, que lhe disso que era um isco muito bom. Ele esteve uma tarde inteira a pescar com batata ( em Peniche ) e nem lhe tocavam, depois experimentou iscar coreano, e colocar um pouco de batata só na ponta do anzol. Para incrivél,mas quando recuperava, a coreana desaparecia toda e só vinha o pequeno pedaço na ponta do anzol.
Como no pesqueiro em que ele estava, era só peixe miudo, poderá este isco ser bom para peixe maior.
melkart
Mensagens: 2
Registado: segunda jun 20, 2011 10:57 pm

Re: Dúvida acerca de isco chamado batata

Mensagem por melkart »

Boas,

Sou de Setúbal e a batata é uma religião, arranja-se sacos de meio quilo por cerca de 3€, dando sensivelmente para 30 a 40 iscadas. Se não enrochar de modo a que o anzol lá fique entregue à pedra, dá para ficar tempos a fio sem se perder o isco, é um isco muito rijo e o peixe com menos de 300g nem lhe toca. É um isco selectivo, apenas dá peixe já aceitável, em média a rondar as 800g, sendo que poderá sair um de 300 ou 400g tresmalhado, em termos de peso máximo não há propriamente limite, o maior exemplar que tenho conhecimento foi uma dourada de 6,100kg tirada na pedra da rata. É fatal para os sargos e respectivos primos, para a choupa e por vezes lá vem a famosa dourada, por cada 10 sargos sai uma dourada e 3 ou 4 choupas, pelo menos aqui na zona. Convém afinar o drag porque o peixe não dá "porradinhas", quando a ponteira toca normalmente é para ficar, gosto sempre de dar um safanão como se usa na pesca à dourada com o caranguejo ao mais pequeno toque para ter a certeza que o anzol entra bem no peixe, como a batata é uma iscada rija, por vezes com a movimentação do mar a iscada desce cobrindo a farpa ou barbela, quando isto acontece, por vezes custa a entrar no peixe, pelo que quando ele puxa por vezes só vem a fazer força no bico do anzol.
Outro detalhe, é a "corrida" inversa do peixe, ainda não entendi bem porquê, mas muitas vezes com este isco, o peixe nada em direcção à cana, pelo que o fio começa a ficar muito bambo sem acusar qualquer toque, normalmente vem embuchado ou quase. Como é um isco que não dá para o peixe morder com facilidade, tem tendência a engolir, pelo que quando se pica no anzol, ou dá uma grande picada ou então para se livrar da dor corre na nossa direcção.
Não é um isco que nos dê dezenas de picadas durante a jornada mas é um isco eficiente, porque quando pica é peixe quase certo. Este ano praticamente só tenho pescado com batata(70%), caranguejo(10%), camarão de Huelva(10%) e sardinha (10%). Esqueci completamente todo o tipo de raças de minhocas e vermes, embora a tiagem e a tita sejam para mim dos melhores iscos que se pode levar, no entanto não há grande vontade de gastar rios de dinheiro em vermes nem andar à tiagem, a pesca agora é chegar, iscar e pescar com a famosa batata congelada.
O único problema da batata é que o robalo, e a vária/baila nem lhe tocam, daí convém sempre levar um isco suplente e barato para quando eles lá andam.

P.S. Convém usar um anzol nº1 ou nº2 bico de papagaio de boa qualidade, pois como disse a batata é muita rija e o peixe que lá vai já é bom.
Avatar do Utilizador
zezinho
Utilizador Regular
Mensagens: 3487
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Re: Dúvida acerca de isco chamado batata

Mensagem por zezinho »

Boas
Muito boa explicação fiquei esclarecido :fixe: :fixe: :fixe:
Todos os utilizadores do fórum agradeciam que fizesses a apresentação em Primeiras Participações para te conhecer melhor para te poderem ajudar apesar de não ser obrigatório mas nunca fica mal
Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Dúvida acerca de isco chamado batata

Mensagem por joaonumberone »

O preço não sei se já foi aqui dito, custa 7,5€ o kilo em Setubal.
Não acho muito caro, o lingueirão não anda longe e o coreano, se fosse um kilo custava uns 100€ ou mais, nem fiz contas.
Como é bom para ter congelado, acho que se calhar vou comprar meio kilo agora para os peixinhos maiores do inverno que aí vem.
vilas
Mensagens: 37
Registado: terça jul 05, 2011 5:34 pm

Re: Dúvida acerca de isco chamado batata

Mensagem por vilas »

boa tarde,
uma pergunta para quem conhece este isco.
é possivel comprá-lo em lisboa?ou so em setubal?
Avatar do Utilizador
RuiMatias
Mensagens: 91
Registado: segunda jan 17, 2011 8:23 pm

Re: Dúvida acerca de isco chamado batata

Mensagem por RuiMatias »

Ontem usei batata pela primeira vez, e tirei um bom robalo. Um amigo meu levou batata e eu só começei a usar umas duas horas depois de ter começado a pescar (parvoice minha)
Fiquei com boa impressão da batata
Ricardo Fernandes
Mensagens: 6
Registado: segunda out 18, 2010 3:11 pm

Re: Dúvida acerca de isco chamado batata

Mensagem por Ricardo Fernandes »

Desculpem a ignorância, mas afinal o que é a batata? Um molusco? Dá-se em que zonas, areia, pedra, etc? Eu também li o artigo da revista, mas em nenhuma parte do artigo explica o que é a batata. :huuum:
Responder