Chumbadas

Para falar de todo o outro tipo de material que não está representado nos fóruns anteriores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbadas"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por ffgsoares »

Já agora, estive a ver o molde ampliado e parece-me que a zona de vasar está boa em caudal, mas como se pode observar é na zona de maior massa de chumbo e portanto onde há mais calor que referve,... coloca-o ao sol um dia ... e eu diria para o meteres depois no microondas um bocadinho, mas isso pode estalar... não sei, ou como digo atrás, em cima duma chapa e uma fogueira por baixo.

Sabes quando temos um molde desses á muito tempo toda a água já se evaporou e tudo corre melhor.

Espero ter ajudado, ok !

Boas pescarias :tecla:
Avatar do Utilizador
smokeme
Mensagens: 269
Registado: domingo mai 08, 2011 7:47 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por smokeme »

o problema que eu descobri com os moldes de gesso é que ganham humidade de estarem parados, ou seja secamos para uma fornada e se estiver parado umas semanas vai voltar a ter humidade.. é esse o motivo que faço uma fornada sem os arames da argola que volta sempre para a panela, isto serve para aquecer o molde..
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Chumbadas

Mensagem por fdp »

Olá camarada Zé !
O FFGSOARES tem uma caminete de anos a mais que eu em termos de fundição !
Por isso as dicas dele são 100% válidas
Deixo aqui mais algumas opiniões:
Para além de que te certifiques de que o molde está bem seco !
É importante que tentes manter o chumbo a uma temperatura + ou - constante,não tentes encher muitas de uma vez.
Convém que enchas bem até cima por forma a que a escória (lixo) flutue,depois cortas o «gito»,(excedente)!
Dá-me a entender pela foto que no molde do meio abriste um 2º canal,fica atento a como saem essas chumbadas,pode-se
tratar de excesso de gazes (também é o meu problema !) HE!HE!HE!
Por tentativa e erro vais aperfeiçoando !
Pesca sempre !!
zedasdoradas
Mensagens: 23
Registado: quarta fev 02, 2011 1:34 am

Re: Chumbadas

Mensagem por zedasdoradas »

Obrigado companheiro por todas estas dicas
Um abraço até uma proxima
Cordeiro
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por ffgsoares »

Tens razão ó FDP, eu também observei esse pormenor, o companheiro no molde do meio abriu um respirador em diagonal,... pode resultar na questão do vasamento, embora esteja muito perto do (gito) canal de vasamento, podia ser um pouco mais afastado ( para não engasgar ).

Mas a questão da humidade essa é outra coisa, ok ! e como diz o Nelson (smokeme) temos o molde guardado e ele absorve a humidade naturalmente, mas essa é mais superficial e depois de uns vasamentos forçados, fica seco e começa a resultar bem !

Ó Cordeiro, depois diz qualquer coisa á malta, se resultou, ok !

Boas pescarias :tecla:
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Chumbadas

Mensagem por fdp »

Sim, FFGSOARES !
Poderia resultar melhor se ele abrisse o respiro mais a baixo (no sitio do ponto quente)!
Tentar vazar um pouco mais devagar,também poderia ser uma solução(permitia a saída dos gazes e da humidade)!
Mas isso iria aumentar a dificuldade em manter o chumbo à temperatura ideal,e,nós não sabemos que condições o camarada
tem para o derreter !
A humidade e o desgaste pelo calor são os grandes problemas a resolver(eu vi os moldes em resina que fizeste)!
De qualquer forma acho que se o camarada Zé tentar investir num molde metálico,a médio prazo,começa a poupar dinheiro !
Não esqueçam, TENTATIVA+ERRO= PERFEIÇÃO !
Pesquem sempre !!
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por levi simao »

boas a solocao é simples basta com uma folha de serra de metal fazeres uns pequenos rasgos para respirar semelhante a isto.. :fixe: :fixe:
IMG_0167.JPG
teixeirapt
Mensagens: 97
Registado: quarta nov 23, 2011 10:26 pm

Re: Chumbadas

Mensagem por teixeirapt »

eu tb ando com esse problema
ja abri furos em tudo e quanto e sitio
e continuo com o mesmo problema
ja aqueci os moldes com o maçarico na brasa e nada....
comprar mais gesso e fazer outro porque aquele coitado.....
=)=)
Responder