O que falam de torcidas, pela explicação, penso que estão a falar de é de tercinas
A tercina que falo é isto:
drpauloalmeida Escreveu:Acho que está aqui a haver alguma confusão com os nomes. Eu quando falei em chicote (shock-leader, baixada, etc..), falo numa baixada em mono, a seguir ao multi, para dar um pouco de elasticidade à linha do carreto, pelas razões já descritas.
O que falam de torcidas, pela explicação, penso que estão a falar de é de tercinasdá sim um efeito de mola, mas sinceramente nunca utilizei a tercina para esse fim.. uso para "armar" estralhos em certas montagens.
A tercina que falo é isto:
Quer dizer, não usa chicote em mono? faz uma tercina no multi é isso?luis encarnacao Escreveu: Eu tambem não usava e depois de algumas pescas com o José Afonso fiquei fã deste sistema
Fala de um chicote em mono ou em multi?lostsoul Escreveu:
então é assim um bom multifilar 0.20 chega perfeitamente e não atrapalha aquando da aguagem já chega quando é a altura dos empanchanços![]()
![]()
![]()
O esquema é mais ou menos o seguinte montagem, chicote.multifilar.
O chicote deve ser umas 6/8 braças de 0.30 ou 0.35 se a montagem aguentar não é por ai que perdes um peixe maior (bica, dourada, pargo).
Atenção que com o uso de multifilar os empanchanços são terríveis e requerem muito treino e paciência a desfaze-los mas com jeito e calma a coisa vai.
Por outro lado a sensibilidade que ganhas as toques é muito maior
A tercina é feita na montagem e não no multi, mas se o pescador quiser por um chicote mono está á vontade e ganha mais 8 ou 10cm de elasticidade extradrpauloalmeida Escreveu:Quer dizer, não usa chicote em mono? faz uma tercina no multi é isso?luis encarnacao Escreveu: Eu tambem não usava e depois de algumas pescas com o José Afonso fiquei fã deste sistema
Isso é que é um professor a sério, o nosso campeão do mundo José Afonso. Essa imagem da tercina até acho que foi ele que disponibilizou por ai num forúm qualquer de pesca.
Fala de um chicote em mono ou em multi?lostsoul Escreveu:
então é assim um bom multifilar 0.20 chega perfeitamente e não atrapalha aquando da aguagem já chega quando é a altura dos empanchanços![]()
![]()
![]()
O esquema é mais ou menos o seguinte montagem, chicote.multifilar.
O chicote deve ser umas 6/8 braças de 0.30 ou 0.35 se a montagem aguentar não é por ai que perdes um peixe maior (bica, dourada, pargo).
Atenção que com o uso de multifilar os empanchanços são terríveis e requerem muito treino e paciência a desfaze-los mas com jeito e calma a coisa vai.
Por outro lado a sensibilidade que ganhas as toques é muito maior
Roger that, Overluis encarnacao Escreveu: A tercina é feita na montagem e não no multi, mas se o pescador quiser por um chicote mono está á vontade e ganha mais 8 ou 10cm de elasticidade extra