Ligação do fio do carreto á montagem

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ligação do fio do carreto á montagem"
na nova versão do site.

drpauloalmeida
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Ligação do fio do carreto á montagem

Mensagem por drpauloalmeida »

Eu compreendi e de facto acho muito interessante a montagem, é bastante prática em acção de pesca mas... eu como guardo sempre os carretos separados das canas, ao montar e arrumar o material após uma jornada, terei sempre que fazer e desfazer a montagem in loco não é verdade? E se resolver mudar para uma montagem de dois anzóis temporariamente?

Convém especificar é o tipo de pesca no qual estamos a discutir as montagens, suponho que seja surfcasting...

estou apenas a abrir a discussão, avaliar os prós e contras das várias montagens "genéricas" possíveis.
N Moreira
Registado: segunda jan 17, 2011 3:04 pm

Mensagem por N Moreira »

boas drpauloalmeida

estamos a falar em surfcasting, rocha, fundo.

agora talvez não de é para todas as especies de peixe.

eu no meu caso não desfaço a montagem.

a montagem fica onde esta no fio do carreto, quando desmonto as canas, e recolho o fio todo para a bobine, a montagem tambem fica la enrrolada.

quando vou a pesca novamente é so esticar o fio pelos passadores da cana e por uma chumbada e o estralho e ta pronto.

se for para pescar com dois anzois, tambem da. fazes uma montagem igual mais acima e outra mais abaixo, ate com vantagem a meu ver, vais regulando as duas montagems a altura que quiseres, consuante a medida dos estralhos, mais pequenos ou mais curtos.

imagina fazes montagems fixas. poems ums estralhos que ficarao muito curtos ou muito compridos e fizeste a altura do estralho de cima jugando com o tamanho do estralho de baixo, mas depois, achas que não estas a ter resultados porque ou estas a pescar com o de cima muito em cima, ou muito em baixo e depois, querias mudar aquilo, em vez de fazeres uma montagem fixa nova, com este tipo de montagem que postei, é so puxar mais acima ou mais abaixo.
drpauloalmeida

A ideia está muito boa por acaso, para pesca ao fundo na rocha, parece a solução mais prática e personalizável. É 5* :fixe: e se fica tudo embrulhado no carreto então em questões de rapidez nem se discute...

Mas continuo a achar que para surfcasting não é o mais indicado :nono: e porquê. Como uso chicote, a montagem estaria sempre lá montada, o que cada vez que partisse a montagem era também o chicote que ia à vida, não acha? o ponto de ruptura será sem dúvida o nó de ligação, penso eu de que :hummm:

Assim sempre só tenho que por uma nova montagem, que normalmente até já está iscada e pronta.

Quanto aos tamanhos dos estralhos, para ter alguma alternativa numa mesma montagem faço o seguinte:
Anexos
Surfcasting - montagem "genérica"
Surfcasting - montagem "genérica"
N Moreira

Mensagem por N Moreira »

há sim, mas eu tambem acho a tua forma de pescar boa e valida, não vou dizer que uma é melhor que a outra, não .

relaticamente ao ponto de ruptura ser o no de ligação do fio do carreto ao chicote, ate pode ser, mas pouco provavel, a não ser que o no não estaja bem feito, ou o chicote ja seja velho ja tanha apanhado muita agua salgada etc... por desgaste, mas acho que por desgaste parte mais depressa o fio do chicote do que rebenta pelo no.

por chumbada presa geralmente rebenta no destrocedor da chumbada, o alfinete que segura a chumbada abre.

geralmente quando perco uma montagem devido ao chicote foi porque roçou em algum obstaculo e eu não tinha reparado ou porque sou calao e ja devia ter trocado o chicote pois ja tinha ido para cima de 10 ou mais vezes a pesca e não troquei e depois rebenta por estar queimado roçado etc...

eu não utilizo chicotes daqueles que se comprão que começa numa medida mais fina e acaba numa mais grossa. o meu chicote é um mono normal 0,35 trabuco t - force duas vezes o tamanho da cana e umas 7 / 8 voltas ao carreto.

o fio do carreto é multifilar .
so salvo raras vezes é que levo a bobine com o mono.
teco43043
Registado: sexta fev 25, 2011 7:15 pm

Mensagem por teco43043 »

desculpem mais uma vez estar a colocar duvidas muito básicas mas tenho pescado assim.....

no carreto tenho 0.40mm e faço as montagens com 035mm e 0.30mm nos anzóis, ligo as montagens ao fio do carreto conde esta um clip de engate rápido através de destrocedor de barril k está na montagem............ k acham fico a aguardar os vosso conselhos, já agora pra k serve o chicote???
N Moreira

Mensagem por N Moreira »

boas

o chicote é um fio mono normalmente no meu caso 0.35 ou 0.40 que serve para não rebentares com o fio no momento do lançamento. existe ums que se vendem expecificos para o efeito que vão aumentando o diametro, por exemplo começa em 0.20 e aumenta ate ao 0.50. neste caso ligas a parte do 0.20 ao fio da madre do carreto e tems um diametro maior que vai aguentar com a porrada do lançamento.

normalmente ele existe, o chicote, porque assim tems a vantagem de ter um fio mais fino como madre do carreto o que facilita no lançamento a saida de fio da bobine logo iras lançar mais longe.

no teu caso não faz sentido ter chicote porque ja utilizas 0.40 no carreto
teco43043
Registado: sexta fev 25, 2011 7:15 pm

Mensagem por teco43043 »

ok tou a ver muito obrigado pela explicação.
achas k deva colocar fio mais fino no carreto tipo multi 0.35mm ???
drpauloalmeida

Sim, não há uma melhor que as outras, senão usavamos todos da mesma forma. :fixe: Devo dizer que não conhecia a sua forma de fazer montagens de fundo, pode-se chamar de uma montagem directa, interessante. Irei experimentar pois parece-me muito viável (pela sua experiência) e altamente personalizável. E ainda poupo um destroçedor com alfinete :hahaha:

Que tipo de desctroçedores com alfinete usa para prender os estralhos??

Quanto ao chicote.

Eu também não uso linha cónica, por acaso uso a mesma linha (trabucco t-force tournament)mas de espessura 0,40 mm para o chicote. Para a linha do carreto só uso mono, já tive alguns disabores com o uso de multi, principalmente na praia. É uma linha muito cara e, se está a correr lixo, posso muito bem lá deixar mais de 100m de linha caso pesque madeira ou algo do género, se faz um nó não se consegue desfazer e por último, se o mar está picado, a cana está sempre a dançar, visto o multi não ter elasticidade.. é apenas uma ideia, cheguei a usar mas dado estes problemas que me surgiram, desisti por completo do multi em surfcasting.

Reforço a ideia se se manter as linhas em boas condições pois é o nosso elo de ligação ao peixe, podemos ter o melhor material e estar no melhor sítio e a usar o melhor isco que se a linha não está nas melhores condições nada feito, repito, nas melhores condições e não as melhores linhas do mercado!! :pay:

Para o teco43043.

Se não tens que fazer lançamentos longos, as espessuras das linhas estão boas, é praticamente o que uso na rocha. Agora se pretendes fazer uns lançamentos longos, usa uma linha mais fina entre 0,2mm e 0,3mm e faz um chicote com a 0,4mm e vai-se aperceber das enormes melhoras na distância alcançada assim como na sensibilidade ao toque.

abr.
Responder